Fórum Aula IV - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES e CONCESSÕES PÚBLICAS

O RDC  é um novo regime licitatório, que tem por objetivo tornar as licitações do Poder Público mais eficientes e o processo mais rápido, mantendo a transparência e o acompanhamento pelos órgãos de controle.

O RDC possui mecanismos  modernos, valoriza a sustentabilidade econômica, social e ambiental, rompe com entraves burocráticos mas, contradiz grande parte dos critérios usuais de contratações públicas sua concepção importou  conceitos e critérios advindos de outros diplomas (existentes na legislação de contratações públicas brasileira).

Alguns dispositivos da Lei tem sido questionados, por outra tem sido apontados falhas e lacunas que podem e devem ser sanadas, objeto na atualidade, de debates e questionamentos.

Desburocratizar as licitações públicas por meio de instrumentos que contemplem a economia, a celeridade e a eficiência talvez seja a maior contribuição e inovação trazida pelo RDC, até mesmo como reflexão para uma atualização dos mecanismos existentes nas licitações públicas.


TópicoAutorGrupoComentáriosÚltima mensagem
RDC E SUA IMPORTÂNCIA Imagem de Matheus Figuereido Matheus Figuereido 9 Irineu Cruzeiro Neto
sex, 10 nov 2017, 02:30
OBJETIVOS DO RDC Imagem de Matheus Figuereido Matheus Figuereido 13 Irineu Cruzeiro Neto
sex, 10 nov 2017, 02:18
RDC E A LINHA AMPLIATIVA DA LEI 13.190/15 Imagem de Ângela Maria Araújo De Alcântara Ângela Maria Araújo De Alcântara Turma 1 1 Kérima Martins Parreira
dom, 15 out 2017, 10:53