FÓRUM 06 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Com base no texto em anexo ( case 6), em suas experiências e nos conteúdos apresentados, discutir as questões abaixo:

 
Imagem de Gilmar Mangueira Da Silva Silva
Re: Com base no texto em anexo ( case 6), em suas experiências e nos conteúdos apresentados, discutir as questões abaixo:
por Gilmar Mangueira Da Silva Silva - quarta, 21 fev 2018, 15:39
 

1. Como avaliar pessoas com capacidade tão distintas? Como dispor de um método de avaliação, ao mesmo tempo, efetivo, democrático e que respeite a diversidade entre os servidores?

Resp: Conceitos existem o Chiavenato, (2004), como adequação do indivíduo ao cargo; treinamento; promoções; incentivos salarial ao bom desempenho é uma excelente indicação no processo de avaliação que não só reduz incertezas como mostra como os gestores públicos devem conhecer os seus subordinados e suas capacidades de atuações organizacionais.

          Na prática posso garantir que a capacitação, participação democrática nas esferas de decisões vão dar melhores condições de eficiência, sempre respeitando a diversidades do conjunto de servidores.

  2. A avaliação de desempenho como instrumento que contribui para o aumento as eficiência nos serviços públicos, tem cumprido se papel? Ou é apenas mais uma normativa ignorada?

Resp: Hoje as Administrações Publica partir da década de noventa vem adotando critérios de avaliação de desempenho com metodologias que realmente inova o conceito de avaliar o Servidor Publico.

          Autoavaliação que vem sendo utilizada como forma de aproxima as chefias com a participação dos seus subordinados nas decisões, o que motiva os funcionários públicos e que as normativas existentes não podem ser ignoradas.


3. Como preparar coordenadores de equipes e coordenações de recursos humanos na empresas públicas para gerenciar as crises decorrentes de avaliações de desempenho e atritos interpessoais e alcançar um resultado favorável?

Resp: Assim como já existem na iniciativa privada métodos para formadores de equipe de trabalho nas diversas áreas da empresa.

           Na área de recursos humanos na empresas públicas vem primeiramente sendo adotado reformas nas legislações estatutárias.

           Para alcançar resultados favoráveis e diminuir crises de avaliações é preciso que haja um processo de motivação interpessoais com planejamento para atingir resultados favoráveis.