1. Como avaliar pessoas com capacidades tão distintas? Como dispor de um
método de avaliação, ao mesmo tempo, efetivo, democrático e que respeite a
diversidade entre os servidores?
Ao meu ver, não é justo fazer uma avaliação de forma igualitária entre os
servidores com capacidades distintas, o método a ser utilizado na minha opinião,
é que permita uma avaliação objetiva do servidor sobre a competência, seu
compromisso e participação perante a equipe de trabalho e na sua organização.
2. A avaliação de desempenho como instrumento que contribui para o
aumento as eficiência nos serviços públicos, tem cumprido seu papel? Ou é
apenas mais uma normativa ignorada?
Sem sombra de dúvida a avaliação de desempenho, tem contribuído bastante nas
organizações e perante aos colaboradores, proporcionado mais eficiência, motivação, oportunidade de crescimento,
valorização.
3. Como preparar coordenadores de equipes e coordenações de recursos
humanos nas empresas públicas para gerenciar as crises decorrentes de
avaliações de desempenho e atritos interpessoais e alcançar um resultado
favorável?
Ao meu ver as empresas públicas podem investir, de acordo com sua realidade, num plano de gerenciamento de crises, de forma simples e objetiva, que atenda a maioria das necessidades nos momentos de crise.