Fórum Aula 01 - Discutindo um CASE

Críticas ao termo "colaborador"

 
Imagem de Paulo Bracarense
Críticas ao termo "colaborador"
por Paulo Bracarense - quinta, 25 jan 2018, 11:42
 

Críticas ao uso do termo “colaborador”

Alguns acadêmicos não veem com bons olhos a utilização da expressão “colaborador” no lugar de palavras como “funcionário” ou “empregado”. A principal crítica reside no fato de o termo poder ser utilizado para esconder a assimetria na relação de trabalho.

Para esses críticos, para existir uma colaboração real, é preciso que haja um equilíbrio de forças, o que não acontece em uma relação entre empresa e trabalhador. O uso de “colaborador”, para eles, é uma forma de camuflar as tensões nas relações de trabalho.

A expressão pode levar o trabalhador a se esquecer de sua condição de submissão, que não deixa de existir mesmo quando uma empresa é mais participativa. Em alguns casos, segundo os críticos. o termo pode ser manipulado pelas empresas para suprimir direitos trabalhistas.


Imagem de Deusilene Leão
Re: Críticas ao termo "colaborador"
por Deusilene Leão - quarta, 31 jan 2018, 20:14
 

Prezado Paulo, muito interessante sua participação neste item em específico "Críticas ao termo Colaborador".

Precisamos prestar atenção a essas trocas de palavras no mundo do trabalho, principalmente nós que defendemos uma política socialista. Sabemos que o empregador fará de tudo para ter o empregado como subserviente. Vejo essa característica acontecer mais na iniciativa privada que visa o lucro. O tratar bem o funcionário, termina sendo uma barganha para que ele produza mais e mais. Uma ética utilitarista.

No serviço público é possível que se pense de fato no empregado como colaborador, alguém que esteja contribuindo com uma nova forma de governar. Pelo menos nossas gestões socialistas é para ser assim.

Abraços socialistas,

Deusilene Leão