Fórum Geral Oficial da Aula 7

POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIALISTAS, COMO PLANEJÁ-LAS E APLICÁ-LAS

 
Imagem de Geralda Lopes De Resende
POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIALISTAS, COMO PLANEJÁ-LAS E APLICÁ-LAS
por Geralda Lopes De Resende - segunda, 6 nov 2017, 17:37
 

Vou priorizar neste item de políticas públicas socialistas a área de Educação, pois fiz parte do grupo que elaborou o Programa de Governo na Área de Educação do Governo Socialista da Capital Federal, Rodrigo Rollemberg. Estou disponibilizando as 10 principais metas do Plano de Governo do nosso governo Socialista e a fase em que se encontram hoje.

1) Construção sustentável de creches e de centros de educação infantil (0 a 5 anos), com prioridade para Regiões Administrativas de mais baixa renda.  Este foi o primeiro compromisso assumido pelo governador Rollemberg para a área de Educação e está sendo colocado em prática, pois todas as crianças do DF com 4 anos de idade tem vaga garantida nas Creches e Centros de Educação Infantil;

2) Construção sustentável de escolas de ensino médio, com prioridade para as regiões de mais baixa renda. Já foram construídas quatro escolas de ensino médio, integrado.

3) Criação de faculdades distritais para atendimento da demanda em áreas estratégicas do conhecimento. A FUNAB, Fundação mantenedora já foi criada em 2014. Já foi encaminhada ao Conselho de Educação  o PDI, PPI e PPC  para credenciamento da Escola Superior de Magistério.

4) Construção sustentável de escolas profissionalizantes, em locais estratégicos e com currículos voltados para o mercado de trabalho. Previsão de construção de quatro centros de ensino médio integrado. 01 no  Guará em construção, Brazlândia, Paranoá e Santa Maria. 

5) Expansão da oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, saúde, artes e serviços, para jovens e adultos. Decentralização dos cursos de enfermagem com criação do polo em São Sebastião vinculado à Escola Técnica de Planaltina. 

6) Manutenção e apoio às escolas especiais de Brasília, e ampliação de escolas inclusivas. Todas as escolas da Rede Pública já são inclusivas.

7) Ampliação da oferta, em turno noturno, do Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente para viabilizar o acesso do jovem trabalhador à educação formal. Em curso estudos de viabilidade da Educação de Jovens e adultos na modalidade EAD. 

8) 25% das matrículas de educação de jovens e adultos e idosos na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio, em consonância com as propostas do Plano Nacional de Educação. Implantação da EJA Profissionalizante na Escola Irmão Regina em Brazlandia. Previsão de inclusão de mais seis escolas.

9) Contratação e qualificação de professores para todos os níveis de ensino. Previsto a realização de concurso público com previsão de contratação imediata  e cadastro de reserva. 

10) Flexibilização, integração e adaptação curricular. Todas as escolas em tempo integral possuem currículos flexíveis e integrados. A adaptação curricular é ofertada a apenas alunos do ensino especial que comprovadamente necessitam de intervenção neste sentido.


Infelizmente na área de Políticas Públicas para as Mulheres do DF, não tenho muito a dizer, pois temos excelentes proposta do Plano de Políticas para as Mulheres, que foram tiradas na Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, em 2015 e até hoje não foram sequer discutidas com o Conselho dos Direitos da Mulher do DF, d qual faço parte, representando a Secretaria de Educação do DF. Tive a oportunidade de trabalhar lá durante dois meses na Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo e participei da organização das Conferências Regionais de Políticas para as Mulheres e da Distrital, conseguindo eleger 17 delegadas titulares e 4 suplentes do Poder Público e mais 5 da Sociedade civil. Entretanto o governador fez uma integração da nossa Secretaria com duas outras e foi para um deputado da base alidada. Com isso perdemos a visibilidade dentro de uma megasecretaria de governo, que não funcionou bem e agora, felizmente o PSB está conseguindo reaver a mesma para o nosso partido. Estou esperando retornar para lá para dar continuidade ao trabalho da Secretaria de Mulheres Socialistas do PSB-DF.

Imagem de Wilma M. Costa
Re: POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIALISTAS, COMO PLANEJÁ-LAS E APLICÁ-LAS
por Wilma M. Costa - sexta, 10 nov 2017, 16:53
 

Nossa!

Que bom compartilhar conosco sua experiência.

Ao observar, tudo essencial.