Fórum Geral Oficial da Aula 7

Participação popular

 
Imagem de Deusilene Leão
Participação popular
por Deusilene Leão - quinta, 2 nov 2017, 23:26
 

A participação popular tem papel fundamental na transformação social. O pensamento do povo é a base da construção de novos ideais traduzidos através de uma proposta de plataforma de governo municipal. Dentre as muitas das atribuições de prefeitas e prefeitos destacam-se a correta administração e a prestação dos serviços básicos que atendem  às necessidades da população.

Comente à respeito
Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: Participação popular
por Dinalva Freire Galvão - sexta, 3 nov 2017, 23:19
 

O comprometimento com a política e a democracia é objetivo unânime dos segmentos sociais. Todos partilham de um pensamento voltado para que as ações diárias dos militantes do Partido apontem para a busca de uma sociedade de iguais com respeito às diferenças. Igualdade de direitos na lei e na prática é a bandeira dos movimentos e está expressa nas demandas e na identidade de cada um. As oportunidades oferecidas impulsionam a produção de idéias capazes de transformar uma conduta vigente, arraigada de preconceitos, promovendo ações revolucionárias capazes de reverter o desequilíbrio existente na sociedade. Mudar o mundo não é interpretá-lo de forma diferente, mas sim, transformá-lo. Na prática, a atividade de transformação é determinada pelas idéias, desejos, vontades e teorias latentes. Como o caminho de um desenvolvimento econômico e social, justo e solidário, por meio da consolidação de políticas públicas que acabem a diferença social e promovam a emancipação dos excluídos.

A participação popular tem papel fundamental na transformação social. O pensamento do povo é à base da construção de novos ideais traduzidos através de uma proposta de plataforma de governo municipal. Dentre as muitas das atribuições de prefeitos destacam-se a correta administração e a prestação dos serviços básicos que atendam às necessidades da população. Isto é de fato a consolidação de uma nova cultura política, socialista e democrática. O objetivo desse impresso é construir o entendimento de que a participação dos movimentos sociais na proposta de uma plataforma de governo é uma contribuição valiosa e única. Por meio desse documento, que elenca demandas e a necessidade de enfrentamentos das desigualdades existentes no país em todos os segmentos, buscamos o comprometimento dos candidatos com a plataforma de igualdade, assegurando assim, orçamentos para sua implantação. Os movimentos sociais do PSB entendem que para se consolidar política de promoção de igualdade é indispensável o comprometimento dos gestores. A visão dos segmentos está alicerçada na visão da sociedade, o que dá força às ações dos representantes eleitos que buscam mudanças.


Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: Participação popular
por Odmar Péricles Nascimento - domingo, 5 nov 2017, 23:13
 

Percepção socialista

Fazemos comumente alusão aos governos para orientação socialista das políticas públicas. Mas a grande contribuição de devemos ( nós do PSB) é dotar as representações (organizações) populares e sociais (no sentido de outras organizações não governamentais), da visão da sociedade socialista e disseminá-la.

O modelo de sociedade que defendemos interessa ser levado a consulta, debate, convencimento dos variados segmentos que pretendemos ver transformados, e para os quais nos propomos representar.

Portanto a ação do PSB deve ser na organização e no fortalecimento das organizações. Quanto mais organizado, mais compreendedor, atento, participativo e propositor.

Enriquecidos de consciência participativa, mais propensas a auto-gestão, auto-superação, e à fraterna civilização. Ao estágio socialista.    

Imagem de Fernando Muller Pires Muller
Re: Participação popular
por Fernando Muller Pires Muller - sábado, 4 nov 2017, 13:48
 

O princípio de participação popular norteia a administração pública, amparado na Constituição Federal. O cidadão tem colaborado no processo de elaboração, gestão e avaliação das políticas públicas, o que já ocorre em muitas cidades do Brasil e com resultados muito positivos. Em Passo Fundo a gestão do PSB, por exemplo, foi criada o programa Bairro a Bairro que contempla na essência a participação popular: O Programa Prefeitura Bairro a Bairro leva os serviços da Prefeitura de Passo Fundo às comunidades do município, com a participação de todas as secretarias do governo. Um dos principais objetivos do programa é facilitar o atendimento das demandas dos moradores e aproximar o Poder Público da população. A Prefeitura oportuniza a prestação de serviços no bairro, com a estrutura de atendimento montada para receber a todos, ouvir, dialogar e buscar soluções. O bairro que recebe o programa também é beneficiado com melhorias de infraestrutura, como pavimentação, iluminação pública e limpeza.

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: Participação popular
por Kérima Martins Parreira - terça, 14 nov 2017, 20:57
 

Obrigada por compartilhar conosco uma experiência exitosa.

Daniel Lindoso
Re: Participação popular
por Daniel Lindoso Mota - segunda, 6 nov 2017, 13:03
 
Acredito muito que o desenvolvimento de uma cidade só é possível com a participação ativa da população, seja ela organizada ou não.
Tive a oportunidade de realizar um trabalho muito gratificante na cidade de Santa Inês - MA. Lá, nós criamos aquilo que chamamos de Núcleos Gestor, em cada bairro e povoado. 
Funcionava assim: uma semana antes, íamos para o  bairro, divulgar a criação do Núcleos Gestor, no dia da Assembleia, que geralmente era na praça, tinha a explicação do que era o Núcleo Gestor, e pra que estava sendo criado, e como funcionava, depois, tinha a apresentação de todas as contas da prefeitura, o que entrava e saia, logo depois, a comunidade elegia 5 representantes, que formavam o Núcleo Gestor do Bairro. Depois, esse grupo chamava uma Assembleia para a população do bairro escolher suas prioridades, mediante o conhecimento das contas da prefeitura. 

Foi uma experiencia muito bacana, fiz muitas amizades, e descobrimos lideranças novas comprometidas com as politicas públicas. Esse trabalho dá certo!



Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: Participação popular
por Kérima Martins Parreira - terça, 14 nov 2017, 20:53
 

Obrigada por compartilhar conosco sua experiência.

Imagem de Mércio Franklin Da Silva Silva
Re: Participação popular
por Mércio Franklin Da Silva Silva - segunda, 6 nov 2017, 13:56
 
A participação popular nas gestões socialista é de extrema importância para a garantia de princípios basilares que prezam pela igualdade dentre o povo brasileiro. Um gestão participativa é mais eficiente e consegue sem dúvidas alcanças mais facilmente os anseios sociais.
Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: Participação popular
por Kérima Martins Parreira - terça, 14 nov 2017, 20:56
 

Sem dúvida.

Chamamos em Política Pública estilo top-down e bottom-up , de baixo para cima.

E não  TOP-> Down, de cima para baixo, como se diz em ditado popular " De guela a  baixo:

Imagem de Alex Da Silva Tolari
Re: Participação popular
por Alex Da Silva Tolari - terça, 7 nov 2017, 19:59
 

Todos sabemos que é extremamente importante e necessária a participação popular, não apenas na gestão municipal, mas a nível estadual e federal. Com certeza na esfera municipal é mais fácil essa participação.  Gostei muito da experiência passada pelo nosso amigo e comentada aqui no fórum sobre a criação de Núcleos Gestores nos bairros. No nosso município a prefeitura esta adotando o programa Prefeitura nos bairros. Consiste em levar todos os secretários e o prefeito até o bairro para que a população possa fazer suas sugestões, reclamações ou elogios. Falar quais são as deficiências da gestão e eleger as prioridades do bairro. Esse programa está iniciando agora, logo saberemos o resultado. Mas diante da falta de credibilidade da atual classe política, o povo não faz questão em participar desses movimentos. Então o primeiro desafio é mobilizar a população para a participação.