Fórum Geral Oficial da Aula 7

Socialismo Democrático

 
Imagem de Deusilene Leão
Socialismo Democrático
por Deusilene Leão - quinta, 2 nov 2017, 23:25
 

Socialismo Democrático é uma orientação política que propõe a criação de uma economia democrática descentralizada a partir de movimentos populares, empreendida pela e para a classe trabalhadora. Ela surge em oposição a outras correntes que defendem o autoritarismo como meio de transição para o socialismo.

Comente à respeito
Imagem de Rogéria  Silva  Ferreira Ferreira
Re: Socialismo Democrático
por Rogéria Silva Ferreira Ferreira - sexta, 3 nov 2017, 16:37
 

Com a redução das desigualdades sociais e regionais e a geração de oportunidades para todos. 

Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: Socialismo Democrático
por Odmar Péricles Nascimento - quarta, 8 nov 2017, 23:14
 

Tema por demais apaixonante. 

Mas preocupa que muitas das manifestações, antes procuram negar que firmar o socialismo como solução para a civilidade. 

Há evidente recusa ao termo por sua relação com as experiencias comunistas mundo a fora, frustradas na ausência do bem da liberdade e dos meios e métodos democráticos nas relações Estado-sociedade e capital-trabalho.

Devemos dar loas a formulação do socialismo, associado a necessária liberdade e democracia. Senão, que regime proporá emancipar as massas deslocadas dos bens da humanidade? Qual perseguirá equalizar as classes? Ou combaterá a voracidade predadora do capital, impondo-lhe limites e socializando sua produção?

Outrossim, tarefa nossa socialistas filiados e militantes do PSB, buscar entender, promover e propagar manifesto e programa, princípios e filosofia e diferenciação entre as correntes de pensamentos similar e opostos a nossa pregação.

Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: Socialismo Democrático
por Dinalva Freire Galvão - sexta, 3 nov 2017, 19:05
 

 Aqueles que usam a expressão de tal modo, o escopo da palavra socialismo pode ser muito vago, contemplando inclusive modelos socialistas compatíveis com o capitalismo. Por exemplo, Robert M. Page, professor de Política Social e Socialismo Democrático da Universidade de Birmingham, aplica o termo “socialismo democrático transformador” para se referir as políticas do governo de Clement Attlee (um Estado de bem-estar social, redistribuição fiscal, alguns estatizações) e “socialismo democrático revisionista” para as implementadas por Anthony Crosland e Harold Wilson:
O mais influente pensador revisionista do Partido Trabalhista, Anthony Crosland..., mencionou que uma forma mais “benevolente” do capitalismo havia surgido após a Segunda Guerra Mundial... De acordo com Crosland, isso revelava a possibilidade de alcançar uma sociedade mais igualitária, sem a necessidade de uma fundamental transformação econômica. Para Crosland, uma forma mais significativa da igualdade poderia ser alcançada se o crescimento derivado, fruto de uma gestão mais eficiente da economia fossem investidos em serviços públicos benéficos aos menos favorecidos, ao invés de uma redistribuição fiscal
Na verdade, alguns defensores do socialismo de mercado veem o último como sendo uma forma de socialismo democrático.

Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: Socialismo Democrático
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 15:27
 

...isso aí,se faz necessário encarar os desafios do século XXI quanto a necessidade de uma gestão eficiente a partir de um projeto de Estado.

Imagem de Lucia Maria Ramos Ramos
Re: Socialismo Democrático
por Lucia Maria Ramos Ramos - sábado, 4 nov 2017, 07:12
 

Socialismo Democrático é uma orientação política   a ser superado.

Não existe uma significação clara para o socialismo democrático, sendo que muitos grupos de estudiosos divergem radicalmente sobre a definição do termo. 

Quando socializamos somos democráticos nem sempre, mas  pela lógica  sim porém não existe  de fato uma igualdade  geral , e sim uma satisfação  comum principalmente   quando percebemos  principalmente pelas politicas públicas uma satisfação.

 A evidência concreta e palpável de que essa modalidade de socialismo democrático deu certo, sob o ponto de vista econômico e social, é o fato de que esses países apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do planeta, mensurados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que levam em conta indicadores tais como a expectativa de vida dos cidadãos, a taxa de escolaridade da população, a qualidade de vida e a renda per capita"

CHEVALIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas: de Maquiavel aos nossos dias. 8. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1999.SELL, Carlos Eduardo. Introdução à Sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 006.http://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/socialismo/http://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/socialismo



Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: Socialismo Democrático
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 15:24
 

-Minha querida amiga,nesses últimos 20 anos muita coisa aconteceu,o socialismo hoje é mais uma ideia do que prática,visto que há um caudilhismo muito grande dentro dos partidos políticos,pensar o socialismo embora se diga democrático,porém parece mais utópico,hoje vivemos meio iludidos com o mito da caverna.

Imagem de Fernando Muller Pires Muller
Re: Socialismo Democrático
por Fernando Muller Pires Muller - sábado, 4 nov 2017, 13:22
 
O socialismo democrático é um conceito utilizado para enfatizar o caráter democrático de movimentos e organizações socialistas. Defender uma economia socialista descentralizada a partir dos movimentos populares, liderados pela classe trabalhadora.
Imagem de Mércio Franklin Da Silva Silva
Re: Socialismo Democrático
por Mércio Franklin Da Silva Silva - segunda, 6 nov 2017, 14:09
 

O PSB tem esse diferencial, renovamos o sentido do Socialismo Democrático no Brasil, apresentamos uma ideologia renovada, aprimorada, trabalhada no sentido de ampliar os horizontes por meio das diversas lutas das classes trabalhadoras, em especial, pela verdadeira liberdade e igualdade para o nosso povo. 





Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: Socialismo Democrático
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 15:19
 

-Penso que o PSB ainda não é visto dessa forma nos movimentos sociais,pois nossos mandatários,em grande parte, não tem essa compreensão quanto a relevância dos movimentos sociais,alguns tem muita teoria,mas nunca realizaram nada efetivamente ,nunca experienciaram essa dialética.

Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: Socialismo Democrático
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 15:31
 

-Penso que um grande projeto de reeducação social e ou de cidadania possibilitará um empoderamento dos atores sociais(o povo),e assim chegarão a condição de autores sociais.possibilitando a partir daí uma transversalidade da sociedade com Estado.

Imagem de Annelise Alves Correia Alves Correia
Re: Socialismo Democrático
por Annelise Alves Correia Alves Correia - sexta, 10 nov 2017, 13:30
 

Especificamente o Socialismo Democrático é usada para distinguir os socialistas favoráveis a uma revolução popular espontânea ou de uma mudança gradual daqueles que defendem uma revolução organizada instigada e dirigida por um partido de vanguarda.

A expressão "socialismo democrático" é geralmente utilizada em contraposição aos movimentos de caráter totalitário que apoiaram durante a Guerra Fria. Alguns partidos social democratas rotularam-se como “socialistas democráticos”, no entanto, com o declínio do modelo soviético, suas políticas e objetivos mudaram em direção ao liberalismo e neoliberalismo.

Imagem de Elizete Lanzoni Lanzoni Alves
Re: Socialismo Democrático
por Elizete Lanzoni Lanzoni Alves - terça, 28 nov 2017, 07:43
 

Deusilene e demais amigos deste fórum, um dos pontos mais importantes quando se trata da gestão pública, sobretudo, para os militantes do PSB, se refere ao conceito de Socialismo. É preciso ter claro na mente e nas atitudes o que é Socialismo, origem do movimento e, principalmente, onde se quer chegar.

A ideia é dizer que hoje o PSB não tem enquadramento na linha socialista histórica, seja, na concepção do socialismo científico (Marx e Engels) ou socialismo utópico (Owen, Fourier, Saint-Simon). O que o Socialismo defende na atualidade é a luta pelo equilíbrio social, igualdade de direitos, deveres e oportunidades.
O socialismo hoje não cabe no molde nem da linha científica nem da utópica.
Ouso em afirmar que o PSB pode, inclusive, inaugura um novo conceito de socialismo: "socialismo democrático, ético-participativo" fundamentado na democracia participativa para mostrar que por meio da efetiva participação social  o país poderá ter a chance de reduzir as desigualdades sociais.
A participação social, incluindo naturalmente o controle social, estimula o desenvolvimento de políticas públicas, o raciocínio mais lógico para as escolhas políticas, o exercício da ética e da cidadania.
A busca por uma fundamentação teórica do passado serve sim para mostrar as raízes do socialismo, sua evolução e suas perspectivas conforme o desenvolvimento dinâmico da sociedade, mas, não espere muito que textos atuais mostrem exatamente o enquadramento do PSB. Isso tem que ser construído por nós (que ousadia não?), mas, corajosamente é o nosso maior desafio!
Por analogia, e sob a perspectiva da evolução da escala geológica que reconhece a mudança da Época (e não Era como alguns falam...) do holoceno para o antropoceno para demonstrar a devastadora interferência humana no ambiente, sobretudo a partir da Revolução Industrial (aliás, um dos fatores de desenvolvimento do socialismo cientifico), é possível afirmar que o socialismo também está em fase de alteração conceitual.
O PSB pode ser protagonista  de um "socialismo ético- participativo" até mesmo em respeito aos seus precursores (João Mangabeira, Hermes LIma e Domingos Vellasco) que defendiam a ideia, por exemplo, do "interesse coletivo" ao tratar da propriedade privada, sem abrir mão da utilização pessoal, mas, a partir de limites e possibilidades, o que demonstra o caráter de centralidade e não de extremidade. Ora, só por aí é possível notar o corte epistemológico com o socialismo histórico, tanto, que no texto sobre a história do PSB (anexado em seu e-mail) consta claramente que o "partido procurou situar-se a meio caminho entre o socialismo radical (de inspiração marxista) e a social-democracia".
O que falta, em realidade, é a criação de um "conceito operacional" (aqui fazendo uma homenagem ao professor e cientista político catarinense Cesar Luiz Pasold) para o "socialismo" que o PSB quer mostrar na atualidade.
Isso demanda (e aqui relembro do grande desafio a que me referi no início do texto) é que nós integrantes do PSB e estudiosos da ciência política e social nos debrucemos não somente sobre os textos históricos.
O que precisamos mesmo é pensar o PSB de forma a dar continuidade literária à sua história.
Se isso será feito por intermédio de tertúlias, encontros filosóficos científicos, os cursos em EAD, não importa!
O bom mesmo é estarmos juntos e compondo o PSB de hoje e que, de certa forma, reescreve a história do socialismo no Brasil.