Fórum Geral Oficial da Aula 6

POLÍTICAS TRANSVERSAIS

 
Imagem de Deusilene Leão
POLÍTICAS TRANSVERSAIS
por Deusilene Leão - sábado, 28 out 2017, 23:19
 

É de fundamental importância, sob este aspecto, que o governante se preocupe em estruturar as áreas que irão se ocupar das políticas de gênero, de igualdade, dos direitos reprodutivos e sexuais não apenas com recursos orçamentários apropriados, mas com uma inserção administrativa que valorize estas áreas, permitindo e assegurando que elas possam atingir seus objetivos, materializando a política pública específica.

 É importante a contemplação destas áreas no Plano Plurianual, na  destinação de orçamento e designar profissionais qualificados  para a coordenação dos programas e projetos destas pastas, de tal forma que se realize na prática, de fato, ações transversais, que atendam ao cidadão integralmente.

 

Compartilhe conosco a experiência no seu município!

Ou se teria algum caso de sucesso a reportar que amplie nosso conhecimento a respeito?
Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: POLÍTICAS TRANSVERSAIS
por Dinalva Freire Galvão - domingo, 29 out 2017, 12:42
 
baseando-se no que  diz ser o núcleo do pensamento  – ter direitos é também ter poder. Portanto um direito não é concedido, mas algo que é conquistado e conservado, porque ele é um poder. Partindo daí, diz que nesses termos, "na sociedade brasileira, a maioria da população está desprovida de direitos porque está desprovida de poderes. E que portanto, o processo político no Brasil, ao ser um processo de criação de direitos, é um processo de constituição de poderes, populares, sociais, culturais – que se exprimem como poderes políticos. Nós estamos num processo de constituição dos direitos-poderes, mas nós não os temos ainda. O que temos é aquilo que ainda classicamente se chama a democracia formal. Mas é preciso uma democracia social e cultural".ainda classicamente se chama a democracia formal. Mas é preciso uma democracia social e cultural".

É totalmente  fundamental importância,  que o governante se preocupe em estruturar as áreas que irão se ocupar das políticas de gênero, de igualdade, dos direitos reprodutivos e sexuais não apenas com recursos orçamentários apropriados, mas com uma inserção administrativa que valorize estas áreas, permitindo e assegurando que elas possam atingir seus objetivos, materializando a política pública específica.Cabe especificar que a atual politica pública , vem desmoronando em todos princípios, gêneros, igualdade,direitos de reprodutivos e sexuais! tais investimentos com recursos orçamentários " acaba desviando do seu objetivo"...o que nós falta são gestores com conhecimentos na área   e com equipe apropriada para assumir e dar direcionamento ao assunto de suma importância. 

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: POLÍTICAS TRANSVERSAIS
por Kérima Martins Parreira - segunda, 30 out 2017, 21:28
 

Cara Dinalva.

Considero sua afirmação de extrema importância.

"É totalmente  fundamental importância,  que o governante se preocupe em estruturar as áreas que irão se ocupar das políticas de gênero, de igualdade, dos direitos reprodutivos e sexuais não apenas com recursos orçamentários apropriados, mas com uma inserção administrativa que valorize estas áreas, permitindo e assegurando que elas possam atingir seus objetivos, materializando a política pública específica."

E compartilho de sua preocupação .

",,.o que nós falta são gestores com conhecimentos na área   e com equipe apropriada para assumir e dar direcionamento ao assunto de suma importância. " 

Infelizmente, áreas técnicas tão específicas das quais você citou alguns exemplos carecem mesmo de profissionais que estejam alinhados com o tema e possam contribuir com a evolução e fortalecimento da política pública setorial em pauta. E  carecem também que "os dirigentes mor" - secretários, superintendentes tenham maior conhecimento para apoiar a equipe técnica.  A articulação é de extrema valia e muitas das vezes, a valorização da política, perpassa também por ela.

Kérima Martins Parreira

Tutora Turma 1