Fórum Geral Oficial da Aula 6

POLÍTICAS PÚBLICAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 
Imagem de Deusilene Leão
POLÍTICAS PÚBLICAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
por Deusilene Leão - sábado, 28 out 2017, 23:19
 
Se as políticas públicas são ações do estado no exercício de suas competências, então, devem ser realizadas sob os pressupostos e os princípios fundamentais da administração pública.

Um governo eficiente e eficaz se organiza em torno das competências; da burocracia do estado; das políticas públicas estabelecidas em lei; do mandato; do plano de governo; das necessidades da população e, principalmente, dos princípios constitucionais da administração pública.

 

Comente a respeito. Teria alguma experiência a compartilhar da Elaboração e Execução de Políticas Públicas  no seu município, seja de forma geral, multisetorial ou setorial? Seria interessante conhecer um pouco da realidade vivida pelos municípios brasileiros.

Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: POLÍTICAS PÚBLICAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
por Dinalva Freire Galvão - domingo, 29 out 2017, 23:21
 

 

A administração pública se refere ao aparelho estatal, ou seja, ao conjunto formado por um governo e seus agentes administrativos, regulado por um ordenamento jurídico, que consiste no conjunto das normas, leis e funções existentes para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias e tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

A função desses princípios (veja mais em Princípios da Administração Pública) é a de dar unidade e coerência à Administração Pública, em relação direta com o Direito Administrativo, controlando as atividades administrativas de todos os entes que integram a federação brasileira (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). A Administração Pública exerce suas funções por meio de seus agentes, órgãos, entes e atividades públicas, garantindo a direta e imediata realização plena dos fins alçados pelo Estado. A Administração Pública sempre será exercida em harmonia com os princípios que regem o Direito Administrativo, sendo que as ações que os contrariem serão invalidadas. De acordo com a Constituição Federal a instituição, alteração, estruturação e atribuição de competência dos órgãos da Administração Pública devem ser norteadas por lei ou normas regulamentadoras (princípio da legalidade). A função dos princípios é oferecer diretrizes, uma espécie de bússola a ser seguida.

A Administração pode assumir duas vertentes: a primeira é a idéia de servir e executar; a segunda envolve a idéia de direção ou gestão. Nas duas visões há a presença da relação de subordinação e hierarquia. Administrar para muitos significa não só prestar serviços e executá-los, como também governar e exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil a coletividade. Administrar significa também planejar e elaborar ações no sentido de enfrentar os problemas vividos diariamente pela sociedade, ou seja, elaborar Políticas Públicas que possam orientar as ações governamentais. Em suma podemos definir Administração Pública como toda atividade do Estado. Logo, podemos formular conceito próprio partindo da visão de: “O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, deve partir do conceito de Estado, sobre o qual repousa toda a concepção moderna de organização e funcionamento dos serviços públicos a serem prestados aos administrados”.

Podemos destacar, por sua vez, que o ponto de vista competitivo dos mercados é incompatível com o coletivismo e o planejamento dos serviços públicos. Há ainda o fato de que os cidadãos não podem ser reduzidos a meros consumidores. Considerar o cidadão como um mero consumidor de políticas públicas revelou suas limitações e o modelo de existente foi substituído por outra visão que incluísse o cidadão como parte do processo de formulação de políticas públicas, através de movimentos sociais e populares e a partir de um modelo de gestão participativa, promovendo o engajamento popular e controle social. Esse modelo é o que se convencionou da administração pública, que apresenta quatro eixos: “uma visão alternativa do desenvolvimento, a concepção participativa e deliberativa de democracia associada à noção de gestão social, o processo de reinvenção político-institucional e o novo perfil do gestor público”. Ressaltam em relação ao modelo de democracia deliberativa nova arranjos institucionais a partir dos Conselhos Gestores de Políticas Públicas (ver mais em Controle Social), que são órgãos vinculados à estrutura administrativa do Estado, compostos por representantes da sociedade civil e do governo, e também os modelos de orçamento participativo e fóruns temáticos.

É muito difícil mencionar a carência de Política Publica em nossa cidade, estamos vivendo em um município que vivencia o pequeno retrocesso.


Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: POLÍTICAS PÚBLICAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
por Kérima Martins Parreira - segunda, 30 out 2017, 21:20
 

Dinalva,


Você fez uma excelente abordagem. Aproveito aqui para contribuir com casos de sucesso do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

os vencedores do IX Prêmio Prefeito Sebrae Empreendedor

Foram premiados 12 prefeitos que investiram na melhoria do ambiente dos pequenos negócios entre 2015 e 2016

Região Norte:

Maria Teresa Surita - Prefeita de Boa Vista (RR)

Projeto: Eu Amo Boa Vista – Cidade Empreendedora

 Região Nordeste:

Roberto Cláudio Bezerra - Prefeito de Fortaleza (CE)

Projeto: Programa de Empreendedorismo Sustentável

Região Centro-Oeste:

Roberto Hashioka Soler - Prefeito de Nova Andradina (MS)
Projeto: Prodinan – Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização do Município de Nova Andradina

Região Sudeste:

João do Carmo Dias - Prefeito de Brejetuba (ES)

Projeto: Cafeicultura Sustentável de Brejetuba

Região Sul:

Nestor Tissot - Prefeito de Gramado (RS)
Projeto: A Pequena Empresa & O Melhor Destino Turístico do Brasil – Uma parceria de Sucesso!

Destaque Temático - Implementação e Institucionalização da Lei Geral
Sebastião Damascena Santos - Prefeito de Nova Ipixuna (PA)
Projeto: Alavanca do Desenvolvimento

Destaque Temático -  Compras Governamentais de Pequenos Negócios
Laércio Schuster Júnior - Prefeito de Timbó (SC)
Projeto: Timbó Empreendedor – Uso do Poder de Compras Governamentais como Vetor de Desenvolvimento Local

Destaque Temático – Desburocratização e Formalização
Sirlene Pereira Ferreira Svartz - Prefeita de Laranjeiras do Sul (PR)
Projeto: Laranjeiras do Sul – Terra de Oportunidades

Destaque Temático - Pequenos Negócios no Campo
Mário Sérgio Lubiana - Prefeito de Nova Venécia (ES)
Projeto: Nova Venécia Campo Vivo

Destaque Temático - Inovação e Sustentabilidade
Jeferson Andrade Batista - Prefeito de Madre de Deus (BA)
Projeto: Madre Total

Destaque Temático - Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária
Richardson Xavier Cunha - Prefeito de Sítio Novo (RN)
Projeto: Empreendendo com Vigilância

Destaque Temático - Municípios Integrantes do G100
Alexandre Raimundo de Vasconcelos Wanghon- Prefeito de Santarém (PA)
Projeto: O GGI transformando a realidade empreendedora em Santarém rumo à saída do G100

revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/05/conheca-os-vencedores-do-ix-premio-prefeito-sebrae-empreendedor.html


KÉRIMA MARTINS PARREIRA

TUTORA TURMA 1


Imagem de Fredson Cosme Andrade De Souza Andrade De Souza
Re: POLÍTICAS PÚBLICAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
por Fredson Cosme Andrade De Souza Andrade De Souza - segunda, 30 out 2017, 01:51
 
É necessário participação ativa de todos os setores... 

A experiência vivenciada em Mulungu do Morro - Bahia é interessante, mas precisa envolver com eficácia e eficiência diante dos inúmeros desafios encontrados para concretizar o Plano de Governo, PPA Participativo, Audiências Públicas, Conferências no tocante da participação popular, enfim, todos envolvidos no bem comum.