Fórum Geral Oficial da Aula 5

O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?

 
Imagem de Deusilene Leão
O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Deusilene Leão - quinta, 26 out 2017, 23:01
 

Sim, deve.

Isto porque a atividade empreendedora gera empregos, crescimento econômico, diminuição das desigualdades sociais e inovação.

Empreendedorismo gera valor através da criação ou expansão da atividade econômica identificando novos produtos, processos ou mercados.

 

Comente à respeito e se puder, contribua com algum exemplo.


Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Samuel Jorge Messias - sábado, 28 out 2017, 16:14
 

-Sim,o município deve ter políticas de fomento ao empreendedorismo,principalmente o empreendedorismo como ferramenta de construção coletiva,pois assim esses novos empreendedores compreenderão a importância das conexões para o desenvolvimento de suas atividades produtivas. 

Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Dinalva Freire Galvão - sábado, 28 out 2017, 18:18
 

Hoje, mais do que nunca, o empreendedorismo é tema central nas discussões econômicas em função da sua capacidade de gerar emprego e renda.

Desta forma, a presente publicação visa ser um instrumento útil para gestores públicos conhecerem as políticas públicas que vêm sendo implementadas sobre o tema de empreendedorismo, sendo fonte de inspiração e disseminação para a atividade práticas por eles. A escolha de trazer o estado da arte das políticas públicas de empreendedorismos não se deve apenas por uma postura ontológica de recusa a uma abordagem de melhores práticas, mas também pelo que foi encontrado durante a analise e ampla visão. Parece ainda não haver no Brasil um conhecimento explícito e ações coordenadas sobre o estímulo ao empreendedorismo, nos encontramos em um momento de experimentação, como se tentando descobrir o que é mais adequado para a realidade brasileira. Entretanto, há sim um conhecimento, mas este ainda se encontra em um nível tácito.

Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Dinalva Freire Galvão - sábado, 28 out 2017, 18:30
 

POLÍTICA DE FOMENTO AO  EMPREENDEDORISMO:      Vem de certa forma,               para aguçar a curiosidade nossa. Visto que, foram encontrados diversos tipos de ações e políticas públicas, sendo  possível perceber que o protagonismo nem sempre está nos governos,  observou-se políticas que tentam estimular arranjos produtivos locais , às vezes adotando uma estratégia top-down, outras, aproveitando a iniciativas de atores fora dos governos. Como já foi enfatizado, devemos ficar atentos já que percebemos, que, não procurou-se encontrar o melhor modelo que pode ser replicado por todo o país, ou seja, não adotou-se um olhar de “melhores práticas”. Ao contrário, esta publicação busca enfatizar as razões que levaram a constituição destas políticas . Devemos Procurar desbravar um campo de estudo ainda pouco explorado e conhecer o que os gestores públicos têm feito com o objetivo de gerar bons ambientes para negócios. Uma vez que o intuito deste  é retratar o estado da arte das políticas de estímulo ao empreendedorismo, ele procura preservar as diferentes abordagens que cada política pública deu ao tema. Desta forma,  encontrar e analisar os “sucessos” ou “fracassos” de cada experiência. 

Imagem de Rogéria  Silva  Ferreira Ferreira
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Rogéria Silva Ferreira Ferreira - domingo, 29 out 2017, 18:02
 

Sim, deve. 

Ter iniciativas tanto para combater a pobreza e como uma estratégia para oxigenação da economia, para remoção, quanto prover alternativas viáveis de sobre vivência com autonomia da população. 

Imagem de Marcia Silvana Do Carmo
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Marcia Silvana Do Carmo - domingo, 29 out 2017, 22:52
 

Com certeza. Algumas cidades acabam não evoluindo e desenvolvendo apenas questões básicas de saúde, educação... Estamos num crescimento acelerado e com propostas novas a cada dia nas mais diversas áreas. Não investir no empreendedorismo, significa marasmo social. Empreendedorismo ao meu ver, vai desde a "facilitação" de empresas e empreendedores investirem na cidade, como o próprio gestor investir em propostas novas. Exemplo, turno integral para crianças que em muitos municipios do interior, não é realidade, Investir em dança, linguas, alimentação, esporte, ações de aprendizado para renda.Berçário industrial, com isenção de impostos e auxilio de custos como água, luz.... e facilitação de aquisição de terrenos para colocação da empresa. Nesse período no berçário, o Municipio deve fornecer assessoria de empreendedorismo e incentivar a evolução e a busca de objetivos. Inserir o planejamento e a valorização da gestão. 


Imagem de Albenes Francisco Souza
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Albenes Francisco Souza - segunda, 30 out 2017, 08:33
 

Sim, o município deve criar oportunidades de trabalho, como o turismo , festivais de gastronomia, inserir no calendário festas como de são joão e etc

Gerar empregos é um dever de todos.

Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Odmar Péricles Nascimento - segunda, 30 out 2017, 10:50
 

O conteúdo dessa aula que articula método de gestão moderna, eficiente, transparente e participativa, com a fomentação do empreendedorismo público,  indica a capacidade de gestores  estimularem iniciativas de produção econômica, social e cultural, de modo a dinamizar a vida da cidade. Valorizando e  capacitando jovens empreendedores, criando mecanismos legais e tributários, organizando cadeia e rede de negócios e aparelhando a cidade com áreas de eventos e mercados. 

As possibilidades de investir nas atividades mais vocacionadas das cidades, ganham escala, segurança e mais garantia de êxito, dada ao conhecimento mais geral da atividade.

Daniel Lindoso
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Daniel Lindoso Mota - terça, 31 out 2017, 11:16
 

Claro que sim, considerando todos os requisitos aqui aprendido nesta bela aula, focando principalmente no Planejamento e pontualidade.

Imagem de Fernando Muller Pires Muller
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Fernando Muller Pires Muller - sábado, 4 nov 2017, 21:05
 

Empreendedorismo público pode ser visto como uma força criativa destrutiva, no centro de uma agenda de transformações que envolve quebrar velhas mentalidades, criando visões de longo prazo e derrubando velhos pensamentos, processos, programas, ou até mesmo as organizações, a fim de instituir algo, que se espera seja, mais eficaz em seu lugar. Nesse cenário, o empreendedorismo público apresenta três características genéricas principais: estar alerta às oportunidades; ter habilidade de tomar decisões em momentos de incerteza; e inovar de forma ousada e criativa. Além disso, o empreendedorismo no setor público oferece a oportunidade de reexaminar o papel do governo no que diz respeito à sua responsabilidade de garantir o acesso aos serviços. Pode ser o fornecedor do serviço, coordenador do mesmo, supervisor ou simplesmente criador das normas para ser gerido. Empreendedores públicos devem estar particularmente preocupados com o aumento da capacidade do governo para responder às questões de qualidade de vida. Esse é um papel que cabe ao empreendedorismo público o de iniciador, facilitador e acelerador de um processo de transformação por meio do compartilhamento prático do exercício de governar.


Imagem de Silvio Pozzer Pozzer
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Silvio Pozzer Pozzer - segunda, 6 nov 2017, 23:23
 

As diversas esferas de governo estão obrigadas e precisam urgentemente aumentar a quantidade e a qualidade de ações de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas (MPE).

A obrigação decorre do artigo 179 da Constituição Federal e mais especificamente da Lei Complementar nº 123, de 16 de dezembro de 2006, o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que inclusive criou o Simples Nacional.

A necessidade decorre da convergência entre fatores macroeconômicos positivos,representados pelos indicadores de crescimento da economia brasileira dos últimos anos, e fatores estruturais negativos, representados por indicadores do pouco apoio dispensado pelo Brasil aos seus empreendedores, principalmente às micro e pequenas empresas.

Ex: parcerias com o sistema "S"
Imagem de Annelise Alves Correia Alves Correia
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Annelise Alves Correia Alves Correia - sexta, 10 nov 2017, 13:19
 

O município deve sim ter uma política de fomento ao empreendedorismo e citarei o trabalho desenvolvido pelo projeto Fábrica de Ideias da Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

A Fábrica de Ideias é um espaço dedicado à formação de empreendedores, com foco nas áreas que são vocações de Vitória, como serviços, tecnologia, economia criativa e turismo.

O local oferece toda a estrutura física necessária para o desenvolvimento de projetos, com salas de aula, auditório, oficinas-laboratório e um espaço multiuso, para a realização de exposições e outros eventos de porte maior.

O objetivo é estimular bons projetos e inovações. Para isso, o espaço é voltado para a formação de empreendedores modernos, atentos às novidades e transformações vividas em sociedade.

Imagem de Daniela Lucia Cavalcante Machado
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Daniela Lucia Cavalcante Machado - domingo, 12 nov 2017, 16:16
 

Certamente que sim. O investimento em empreendedorismo, até mesmo em situações de crise, como bem elucida o texto da presente aula, implica em avanços importantes para o crescimento econômico e social. Superar cenários de marasmo requer criatividade e expertise que, ocasionalmente, podem e devem ser absorvidas por ações empreendedoras nas mais diversas regiões do País.

Imagem de José Eugênio Paiva
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por José Eugênio Paiva - segunda, 13 nov 2017, 18:42
 

Objetivamente que sim. Como vimos na aula, é uma das funções do gestor municipal, seja ele de grande impacto ou nas micro e pequenas empresas. Nossa região do médio Araguaia-MT tem vocação pra pecuária e agricultura. Temos centenas de assentados, onde muitos tem dificuldade até mesmo ao sustento de sua família. Projetos empreendedores com participação do setor público é vital  a estas famílias que procuram melhorar qualidade de vida e mais objetivamente sobreviver da terra. Dei exemplo de um setor da sociedade desassistida.

Imagem de Thorstein Ferraz
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Thorstein Ferraz - segunda, 13 nov 2017, 23:50
 
Depois da exposição do curso, não tenho dúvidas que o empreendedorismo é um dos prismas que temos que dar importância! As agências de fomento ajudam neste processo! É óbvio que a atitude empreendedora do gestor é fundamental! 
Imagem de Elizete Lanzoni Lanzoni Alves
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Elizete Lanzoni Lanzoni Alves - segunda, 27 nov 2017, 10:52
 

Sim, é importante e necessário o fomento ao empreendedorismo. A cultura do empreendedora nas organizações públicas pode significar um revigoramento nas formas de gestão. Uma repaginação, melhorando o serviço prestado à sociedade. Seja no planejamento, relacionamento interno ou externo ou forma de avaliar os resultados.  O empreendedorismo na área pública oportuniza a superação de problemas detectados em diagnósticos previamente realizados.


No momento peculiar vivenciado no Brasil, em que a sociedade desacredita das instituições, nos três âmbitos de Poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), a gestão pública, fica sob a mira de todos. A mudança dessa realidade passa, por providências individuais e institucionais. O empreendedorismo, nesse sentido, tem promovido uma visão real dos problemas para o trabalho diretos no campo das soluções. A inovação é a chave em termos de empreendedorismo seja no setor público como privado.


 


Imagem de Adam Rech
Re: O MUNICÍPIO/ESTADO DEVE TER UMA POLÍTICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO?
por Adam Rech - segunda, 27 nov 2017, 15:09
 
Politicas públicas de fomento ao empreendedorismo, ajudam no combate a desigualdade e melhoram a renda dos cidadãos do município. Sim o empreendedorismo deve ser incentivado, fortalecido e ter um fluxo mais ágil de suas exigências legais dentro das prefeituras, para que possam estar em dia para trabalhar e gerar emprego e renda para as cidades.