FÓRUM 8 - Ética e choque cultural na empresa

FÓRUM 08 - Reflexão

 
Imagem de Britto Carla Ivane
FÓRUM 08 - Reflexão
por Britto Carla Ivane - segunda, 12 fev 2018, 02:15
 

O conceito de ÉTICA (ETHOS) surgiu na Grécia e vem sofrendo alterações no decorrer da história, a depender da sociedade, costumes, cultura. A ética está diretamente relacionada com as atitudes humanas e o exercício do trabalho pautado por padrões éticos favorece a atuação da administração pública e, consequentemente a sociedade como um todo. Atualmente muitos valores foram deturpados. Com a evolução da humanidade, muitos dos padrões éticos passam a ser voltados para o individualismo

Entretanto, a  ética deve pautar a conduta de cada servidor público. A observância dos valores éticos, além de proporcionar uma imagem positiva  e credibilidade do serviço público como um todo contribui para a harmonização das relações entre os servidores e usuários do serviço público, sendo natural a busca por melhorias constantes no tratamento e nos serviços direcionados ao público.

Deve-se ressaltar, ainda, que os princípios constitucionais implícitos e explícitos da administração pública guardam relação intrínseca com a ética, razão pela qual um comportamento ético permite o cumprimento de tais princípios, garantindo a lisura da atuação do administrador e sua equipe, inclusive no tratar com os usuários dos serviços.


Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: FÓRUM 08 - Reflexão
por Kérima Martins Parreira - quarta, 14 fev 2018, 20:53
 

Compartillho da sua opinião.

Ressalto que além do que aborda "princípios constitucionais implícitos e explícitos da administração pública guardam relação intrínseca com a ética, razão pela qual um comportamento ético permite o cumprimento de tais princípios, garantindo a lisura da atuação do administrador e sua equipe, inclusive no tratar com os usuários dos serviços" a conduta ética explicita ou implícita também é salutar.

Não é o somente o que se vê...