FÓRUM 05- Sustentabilidade

Discutindo Case 5

 
Imagem de Silene Santos
Discutindo Case 5
por Silene Santos - terça, 6 fev 2018, 01:16
 

1.  Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Mas o que isso tudo pode significar na prática?

Acredito que, na prática, significa que precisamos de mudanças de paradigmas. Lembrar que "o novo sempre vem", não importa o quanto se agarre a velhos dogmas de desenvolvimento econômico e sociocultural.

Precisamos de mudanças de comportamento e padrões políticos hegemônicos atuais.

Nota-se que é crescente e frequente o número dessas atitudes como as tomadas pelo servidor do Case 5. Pessoas que pensam na coletividade e acabam se desgastando por não serem levadas à sério. Por que? Porque existe um pensamento arcaico de que tudo que é para o benefício do meio ambiente é também oneroso para o desenvolvimento econômico e, assim, para a sociedade. Será mesmo?

Em alguns setores já é possível perceber a busca por alternativas economicamente viáveis, de baixo custo e fácil manutenção, e de grande impacto social, para serem fomentadas pelo governo federal, por exemplo no setor de saneamento (Ex: Salta-z - Funasa). Por outro lado, as iniciativas criativas renovam, verdadeiramente, qualquer setor e implementam práticas de relevante contribuição para diminuição dos impactos ao meio ambiente.

Significa, na prática, que é dever de todos ter a ciência que qualquer decisão tomada, ação executada e aplicação realizada, pode impactar (positiva e ou negativamente) essa e as próximas gerações. E, portanto, devem ser consideradas previamente.

Não é um pensamento hipócrita de dizer, por exemplo, que "não desmataremos tal área porque causa um determinado impacto ambiental". Mas, sim, o pensamento de que critérios devem ser estudados, determinados e seguidos. Prioridades devem ser consideradas. 

Exemplo, existem inúmeras áreas importantíssimas para preservação do mais caro e raro mineral da atualidade, a água. As áreas de nascentes e matas ciliares são duas delas. Sabendo-se disso, porque ainda se permite pressão política ou econômica para liberação de licenças??? A coisa deveria e poderia ser mais simples. Porque, realmente, é simples. Nós é que temos o hábito de complicar.

2.  A responsabilidade social e a sustentabilidade devem permear as decisões do novo líder organizacional.  Em tempos de consumo excessivo e escassez de recursos naturais, qual o grande  desafio do gestor?

Verdade. Há essa necessidade da responsabilidade social e da sustentabilidade. Como sou um "pouco muito" objetiva, acredito que alguns pontos da resposta anterior podem responder essa pergunta.

Porque não acredito que as pessoas comuns precisem de muita intervenção (mobilização e conscientização) para preservar o meio ambiente. Pelo menos, não todas. Algumas pessoas apenas precisam de um "aperto no bolso" para mudar velhos hábitos.

Precisamos de mudanças de "cima para baixo". As organizações/ instituições, das três esferas de governo, devem dar exemplo para a sociedade. Não adianta apenas cobrar. Por exemplo, não adianta cobrar coleta seletiva se nem mesmo existem suportes/ estruturas e recursos públicos para iniciar e manter essa ação. E nem mesmo as instituições fazem... (com raras exceções). Não adianta pedir para o povo deixar os carros nas garagens se não existem transportes públicos seguros e eficientes que possam atender tão bem quanto ou melhor que seus veículos pessoais. Não adianta querer desenvolvimento de economias criativas se o suporte fiscal e de fomento/ financiamento não habilitam as novas ideias. 

Então, o grande desafio do gestor, é ter a habilidade de articulação e conhecimentos pertinentes para o desenvolvimento do seu setor, levando em consideração as prioridades nas principais demandas, e tendo como pilares a eficiência e o interesse público.

3. Quais os parâmetros que deverão ser observados para formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de gestores – líderes, diante desta nova economia,  compartilhada e criativa? Cidades Criativas são uma realidade prática ou ainda mera utopia?  Opine.

 "O líder precisa ter visão antecipatória.... Ser resiliente e inconformado....Que entenda seu  papel e seus limites. ... Estar aberto ao novo e ao trabalho colaborativo, que  são qualidades importantes... O principal é acreditar nas mudanças“

Sim. Acredito que já são realidade prática (mesmo tendo sido consideradas há algum tempo como utópicas).  

O mais importante é que...muita inovação da ciência e da tecnologia ainda vêm por aí...!

Imagem de Britto Carla Ivane
Re: Discutindo Case 5
por Britto Carla Ivane - domingo, 11 fev 2018, 22:21
 

Segue a minha contribuição:

A SUSTENTABILIDADE se relaciona com o processo de continuidade e se relaciona com o meio ambiente e a atividade humana. Assim, diretamente relacionado a isso vem a importância do conceito de desenvolvimento sustentável que significa suprir a necessidade do presente, sem afetar às necessidades das futuras gerações. Assim, necessário para o contínuo desenvolvimento econômico, cultural e social o exercício contínuo dos conceitos de sustentabilidade. O grande desafio do gestor em tempos de consumo desenfreado e escassez é exercer uma liderança com, de forma a integrar com equilíbrio os vieses econômico, ambiental, social e cultural ao desenvolvimento de um empreendimento ou até mesmo no exercício diário do trabalho, norteando a sua atuação e a de sua equipe nessa perspectiva para que tal conduta também seja exercida pela equipe nas demais áreas de atuação. Atrelado ao conceito de sustentabilidade ganhamos o de economia criativa, o qual já é incentivado por organismos públicos e privados, inclusive com a promoção das startups, onde indivíduos exercitam a sua criatividade na busca de ideias e ferramentas para exploração do seu valor econômico. A economia criativa é uma realidade prática em fase de ampliação, mas depende da adequação de políticas publicas para que seja adequada a realidade social.

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: Discutindo Case 5
por Kérima Martins Parreira - quarta, 14 fev 2018, 20:45
 

Obrigada pelas ricas contribuições.

São temas novos, ainda com hiatos relevantes entre a teoria e a prática.

Mas marca uma nova forma de olhar e de se posicionar.

Imagem de Silene Santos
Re: Discutindo Case 5
por Silene Santos - quinta, 15 fev 2018, 23:03
 

Excelente resumo, Britto! E a adequação das políticas à realidade social....parte mais difícil. Porém, não impossível.

A luta continua!