Fórum oficial da Aula 5

Orçamento Participativo

 
Imagem de Geralda Lopes De Resende
Orçamento Participativo
por Geralda Lopes De Resende - sexta, 1 dez 2017, 18:14
 

Orçamento Participativo

"O orçamento público também pode ser elaborado com a participação direta da população. Nesse modelo, os cidadãos debatem e discutem as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados."

Este tipo de discussão do orçamento público é a forma ideal para elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO),pois a comunidade é que sabe onde os recursos públicos devem ser aplicados, mas nem sempre a discussão do orçamento é feita desta forma. 

O grande problema continua sendo os gastos com o pagamento de pessoal, pois os governos ficam presos ao orçamento anual com o pagamento do funcionalismo público, que não pode ultrapassar 60% do orçamento. 

Como aqui em Brasília, que tem o maior número de funcionários públicos, pois não temos outras fontes de empregos como industrias, então se fosse fazer o orçamento participativo com uma situação financeira com contingenciamento do governo, o mínimo seria uma catástrofe anunciada. 

O funcionalismo público continua lutando pelos aumentos concedidos no governo anterior, que de forma inconsequente deu os aumentos sem deixar lastro orçamentário e o governador não poderia gastar mais do que a LRF permite, então não foi possível para o nosso Governador Socialista colocar em prática o orçamento participativo. 

Imagem de Deusilene Leão
Re: Orçamento Participativo
por Deusilene Leão - segunda, 11 dez 2017, 11:16
 

Prezada Ge,


Obrigada por compartilhar conosco a situação específica do Governo do DF. 

È preciso atentar para o orçamento participativo, pois a comunidade é que sabe das suas principais necessidades e onde deverá investir o dinheiro público. O que ocorre na maioria das vezes é que toda a arrecadação do município mal dá para pagamento da folha. Estamos com nossos governos inchados de pessoas, verdadeiros cabides de emprego. Um Governo socialista precisa pensar em gerar fonte de emprego e renda a partir do empreendedorismo em todas as áreas e não do emprego público. Governos inconsequentes é que pensam dessa forma.

Deusilene

 

Imagem de Elizete Lanzoni Lanzoni Alves
Re: Orçamento Participativo
por Elizete Lanzoni Lanzoni Alves - terça, 12 dez 2017, 23:56
 

Uma das formas mais democráticas de participação da população são as audiências públicas, no entanto, nem a sociedade compreende tal importância, como os governos não esclarecem e incentivam. 

Os romanos já faziam as audiências públicas para discutirem os problemas da cidade. 

O orçamento participativo deve ser efetivo e para isso deve haver o interesse mútuo entre a sociedade e o poder público em discutir onde o dinheiro público deve ser empregado. 

As escolas podem fazer simulações de audiências públicas como forma de educação para a cidadania. 


Imagem de Ronaldo Dantas Saraiva
Re: Orçamento Participativo
por Ronaldo Dantas Saraiva - quarta, 13 dez 2017, 15:43
 

O orçamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.


 

 

 

 http://www.planejamento.gov.br



Ronaldo Dantas Saraiva