Fórum oficial da Aula 1

Responsividade como elemento da gestão pública

 
Imagem de Elizete Lanzoni Lanzoni Alves
Responsividade como elemento da gestão pública
por Elizete Lanzoni Lanzoni Alves - terça, 28 nov 2017, 10:02
 

Quando falamos em gestão pública muito se fala em "responsabilidade" que decorre, em sua essência, das diretrizes normativas, sejam, constitucionais como o art. 37, por exemplo, e infraconstitucionais (leis, decretos, portarias e etc.). No entanto, precisamos agregar ao vocabulário dos gestores ou categoria que é "responsividade". Esta decorre do dever do público em dar respostas à sociedade. Tais respostas (documentais, providenciais, legais, dentre outras), configuram a transparência, a ética e o compromisso com o bem estar de todos.

A questão orçamentária, como todos os atos administrativos, exige a responsabilidade e a responsividade, estimulando, assim, a participação do cidadão na gestão de sua cidade, estado e país.

O cidadão bem informado é mais consciente, crítico e participativo.

A excelência da gestão pública se faz com a parceria democrática entre o poder público e a coletividade.  

Imagem de Deusilene Leão
Re: Responsividade como elemento da gestão pública
por Deusilene Leão - terça, 28 nov 2017, 16:06
 

Elizete querida, obrigada por sua participação que vem muito a contribuir com este módulo, com este curso.

Sim, precisamos dar respostas à sociedade. A gestão pública vem com esta responsabilidade, que é a capacidade de responder. Empregando de maneira correta o dinheiro público a partir de um bom orçamento planejado de acordo com as necessidades do local. Dar respostas através das prestações dos serviços públicos com qualidade e sobre tudo se apresentar com transparência e ética tendo como compromisso a coletividade. Nunca seus próprios interesses. Uma gestão socialista sempre pensará no bem estar da comunidade!