Fórum oficial da Aula 2

Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?

 
Imagem de Rosinalda Simoni
Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Rosinalda Simoni - sexta, 24 nov 2017, 17:43
 
Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município? Você acha que o governo sabe gastar o dinheiro, cumprindo suas funções básicas, ao mesmo tempo que promove o bem comum? Vamos mapear problemas e apontar soluções.
Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Dinalva Freire Galvão - sábado, 25 nov 2017, 00:07
 

Em  áreas  observamos que o governo gasta mais o seu dinheiro? Antes mesmo de responder, observo o quadro com atenção. Ele aponta algumas das competências específicas de cada esfera do governo e vai ajudar a sanar e  a responder a pergunta.

Esfera de GovernoSegurançaEducaçãoPrevidência
UNIÃOForças ArmadasUniversidadesPrevidência social geral
ESTADOSegurança PúblicaEnsino médioPrev. dos servidores estaduais
MUNICÍPIOGuarda MunicipalEnsino fundamentalPrev. dos servidores municipais

Nesta parte tive a oportunidade de fazer algumas reflexões, ativar os meus neurônios. A intenção é mesmo provocar, despertar a minha atenção para as questões do orçamento em meu município.

Embora posso concordar que determinadas ações são "boas" e outras são "más", não podemos desconsiderar o fato de que esse é um julgamento de valor e que, portanto, dependerá sempre do ponto de vista. As ações do governo sempre atendem a um setor ou a um segmento da sociedade e serão, dessa forma, sempre "boas" para alguém e para outros não!

Conheça a  minha opinião :

bons exemplos
  1. Paga rigorosamente em dia aos funcionários.
  2. A Educação tem melhorado substancialmente, tanto na dimensão física, na ampliação de mais escolas, quanto na qualidade do ensino, no aperfeiçoamento de professores.
  3. A infraestrutura está bem servida.
maus exemplos 
  1. O governo toma decisões unilaterais, não escuta a população na hora de fazer.
  2. A dimensão emprego e renda não é trabalhada com prioridade que o município requer.
  3. Só trabalha com construtoras externas.
  4. Pouco compra na cidade.


Imagem de Luiz Afonso Mira Picanço
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Luiz Afonso Mira Picanço - segunda, 27 nov 2017, 12:02
 

Realmente temos o conhecimento da dimensão mediante a publicação do orçamento aprovado,porem, quanto ao processo de execução e da qualidade dos gastos não temos o conhecimento. Falta na realidade um amplo processo da sociedade de cobrança e controle, seja através de audiências públicas ou de conselhos da sociedade civil, na busca da participação popular na administração pública. 

Imagem de Robson Ivani De Oliveira Oliveira
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Robson Ivani De Oliveira Oliveira - terça, 28 nov 2017, 00:09
 
Não. Em todo caso falta a participação do comunidade na gestão do gasto público municipal. Se pudéssemos participar tenho certeza que a educação seria uma área em que todos indiscutivelmente aprovariam um gasto bem maior do que é realizado hoje. Educação de qualidade reflete em melhoria da qualidade em todas as áreas de uma sociedade.
Imagem de Rosinalda Simoni
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Rosinalda Simoni - quinta, 30 nov 2017, 19:19
 

Boa Noite Luiz! é justamente neste processo ( execução)  que as coisas acontecem. E é ai que o povo deve entrar.  No seu município os conselhos são atuantes?  

Imagem de Fernando Muller Pires Muller
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Fernando Muller Pires Muller - segunda, 27 nov 2017, 21:02
 

A Lei de Responsabilidade Fiscal melhorou muito a transparência e o controle dos gastos públicos, porem o acesso a todos as etapas e a qualidade final do que é entregue a sociedade ainda é precário seja pela ineficiência dos processos ou proposital para encobrir irregularidades.  

Imagem de Rosinalda Simoni
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Rosinalda Simoni - quinta, 30 nov 2017, 19:22
 

Fernando, uma opção para garantir a qualidade  talvez  fosse  acompanhar as licitações de compra ou de execução. Sei que depende da obra ou produto que será utilizado, mas outro caminho seria a concretização atravez de cursos. Penso que inibiria os exageros de irregularidades. Penso..

Imagem de Jaque Viana De Mesquita
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Jaque Viana De Mesquita - quarta, 29 nov 2017, 14:26
 

Aqui no Distrito Federal, o governo é de nosso partido, sob o comando do governador Rodrigo Rollemberg. Acontece que encontramos esse governo em uma crise nunca vista, um rombo bilionário que salvo engano, chegava a casa dos 6 bi, o que nitidamente inviabiliza essa avaliação da dimensão e da qualidade dos gastos. De qq maneira vou arriscar pq mesmo com todas as dificuldades e medidas impopulares, como por exemplo, segurar aumentos a todas as categorias de servidores públicos, alguns deixados, em minha opinião, propositalmente fechado com algumas categorias pelo governo de Agnelo (PT) no apagar das luzes, após perder as eleições para o nosso governador assinou essa promessa, consciente do buraco negro que deixava o Distrito Federal (Pásmem). Com essa, dentre outras medidas, e diferente de estados como Rio de janeiro e Rio Grande do Sul, priorizou a pontualidade dos salários, férias, décimo terceiros e mesmo as pecúnias dos professores que somente são leis ainda em dois estados do Brasil, DF e Acre e que ele poderia ter findado, ele vem pagando, não como prioridade, mas já pagou 2015 e agora paga 2016. Honrando os orçamentos obrigatórios e a dignidade do servidor público, mesmo muitas vezes sendo incompreendido. Nesse contexto a qualidade dos gastos foi muito correta, em minha opinião. Demonstra, humanização, responsabilidade com o dinheiro público e comprometimento com a gestão.

Imagem de Rosinalda Simoni
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Rosinalda Simoni - quinta, 30 nov 2017, 19:32
 

Boa noite Jaque, o que está acontecendo em Brasilia aconteceu em meu estado, o problema é que alguns querem as soluções de imediato e sem compreender o todo, articulam conspiram e contribuem para que a " crise " demore mais, assim o que poderia ser resolvido em um mandato demora dois ou mais. O que vejo é que mesmo com a lei de trânsparência a cada troca de governo e agora falo do meu estado o povo sofre mais e mais os reflexos da má gestão visível no auto índice de criminalidade , nas greves constantes de professores e motoristas que tem seus salários atrasados por até dois meses. Penso que seu governo tem demonstrado realmente humanidade.. Parabéns a gestão 

Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Odmar Péricles Nascimento - sexta, 1 dez 2017, 05:46
 

Brasília sofre dos históricos males de sua concepção. Quando a pouco mais de sessenta anos, O presidente Juscelino Kubitschek ousou ocupar o planalto central do Brasil, e para lá construir e transferir a capital federal, se obrigou oferecer condições convincentes e atrativas aos trabalhadores, técnicos e burocratas, vindos de todos os rincões, e mais precisamente o estabelichment governamental vindo da antiga capital, Rio de Janeiro. Desafio alcançado para hoje ainda buscar sustentar-se, na medida em que, diferentemente das demais unidades da federação, o Distrito Federal, pesa mais aos cofres da União que de sua arrecadação própria.

Com sua vocação de centro político e burocrático do país, desenvolveu excelência na recepção turística dos negócios públicos, e uma (ainda) incipiente economia agro e industrial.   

Imagem de Ronaldo De Oliveira
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Ronaldo De Oliveira - quinta, 30 nov 2017, 21:54
 

Após assumir a Secretaria de Fazenda do nosso municipio, estou impressionado. Os gastos são exagerados, não que estejamos gastando de qualquer maneira, mas a quantidade de despesas e o peso que o município carrega chega a ser preocupante. Administrar com responsabilidade chega a ser um desafio.

Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Odmar Péricles Nascimento - sexta, 1 dez 2017, 05:05
 

Em geral, consideramos que prefeituras das cidades mais distantes da capital ou de economia primária, são desprovidas de recursos humanos técnicos ou competentes face a complexidade das burocráticas relações entre entes federados, e de igual modo, no trato com a sociedade.

No entanto, estudando a peça orçamentária pública, começamos por admitir que há sim, tecnicidade instalada na máquina de qualquer prefeitura. E que por mais elementar que seja o padrão de realização de obras e manutenção de  serviços, a  "ponte" entre receita/caixa e despesa/pagamento, é a transição da peça orçamentária.  

Imagem de Elizete Lanzoni Lanzoni Alves
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Elizete Lanzoni Lanzoni Alves - sexta, 1 dez 2017, 09:50
 

Acompanho os gastos do município e também recebo (por e-mail) os repasses de verbas, por intermédio de um site que informa os valores.

Quando se trata de gastos públicos municipais, há que se levar em conta a programação feita pelo governo anterior e as ações do governo que assume a prefeitura, para tecer considerações a respeito da forma de administração das finanças públicas.

De qualquer forma, um bom planejamento estratégico para verificação e análise dos dados norteadores dos gastos é muito importante.

Imagem de Daniel Pereira De Araujo
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Daniel Pereira De Araujo - sexta, 1 dez 2017, 15:07
 

O esforço do governo de Brasília nos últimos dois anos para enxugar a máquina pública e conseguir fontes extraordinárias de receitas permitiu a manutenção de serviços essenciais à população e o pagamento em dia do funcionalismo público. O mesmo já não ocorre em outras unidades da Federação.

Embora o trabalho do Executivo tenha colocado a capital do País em uma posição melhor do que a encontrada no início de 2015, a crise econômica nacional ainda é um obstáculo difícil de ser superado.

O relatório de gestão fiscal da Secretaria de Fazenda publicado dia 02 de outubro de 2017, no diário oficial do DF, aponta que, de maio de 2016 a abril de 2017, os gastos públicos com pagamento de pessoal atingiram 47,19% da receita corrente líquida do Distrito Federal — composta por tributos e transferências da União, além da despesa total com pessoal dos últimos 12 meses.


Imagem de Ronaldo Dantas Saraiva
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Ronaldo Dantas Saraiva - sexta, 1 dez 2017, 16:31
 

Sim, sei da dimensão e acompanhado de perto, as aplicações dos recursos do meu Município. Mesmo assim, existem vários meios de ficar bem informado no que se referem despesas e orçamento Público. O portal transparência é um deles, onde podemos acompanhar o orçamento e as despesas de qualquer Município. Eu tenho acesso direto na aplicação orçamentária do meu Município, pois sou Vereador e um de nosso papel como parlamentar é atuar como fiscal da administração pública.



Ronaldo Dantas Saraiva

Imagem de Maísa Vieira Dockhorn Fosse Vieira Dockhorn Fosse
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
 

Sim. Acompanho o andamento dos gastos através do reflexo sentido pela própria população, quando não se tem médico na Unidade Sanitária, dentista para atender o usuário; os funcionários estão a sete anos sem aumento, entre tantas e quantas,que seria necessário expor uma lista de atrocidades da atual administração do meu município.Analisar o Portal de transparência é impossível no momento,pois está desatualizado; o Município foi notificado para regularizar a situação sob pena de sanções, inclusive o contingenciamento de recursos. Estou sempre na expectativa de melhoras....a esperança é a última que morre!

Imagem de Silvio Pozzer Pozzer
Re: Será que você faz ideia da dimensão e da qualidade dos gastos públicos do seu próprio município?
por Silvio Pozzer Pozzer - domingo, 10 dez 2017, 22:20
 

Uma boa alternativa para mensurar e efetivar a aplicação dos recursos públicos com qualidade é por meio de uma central de compras. Nosso município aplica essa estratégia e alcançou resultados positivos com essa forma de efetivas os gastos.