A liderança assim como o empreendedorismo pode ser desenvolvida. Ninguém nasce um líder nato. Porém é notório que algumas pessoas possuam tais características mais exibíveis do que outras. Devido muitas vezes a experiências adquiridas ao longo da vida pessoal e profissional que acabam tornando esses traços parte da sua personalidade. Uma coisa importante a falar, é que não basta ter uma equipe e já se considerar um líder. Existe a diferença entre chefiar e liderar. Para ser um bom líder é essencial desenvolver algumas habilidades e ter algumas características que são determinantes no sucesso do líder e que influencia nos liderados.
O líder por ser um representante da organização. Deve entender como um todo, como funcionam os seus setores e processos. Embora ele possa não trabalhar dentro dos setores, é de suma importância entender como funcionam e o que ocorre dentro deles, já que estão frequentemente trabalhando de forma alinhada, e o mesmo é responsável em fazer gestão da equipe, repassar a cultura e fazer o controle do planejamento, para que todos permaneça ligada aos objetivos estrategicamente definidos.
Duas habilidades que devem estar ligadas ao líder. Pessoas flexíveis e com maior nível de adaptabilidade estão mais abertas a mudanças e são mais capazes de tomar decisões frente aos diversos cenários no mercado que está sempre em mudanças. São importantes também para que o líder saiba trabalhar com as diversas opiniões e culturas das pessoas que trabalham ao seu redor.
Indispensável para um líder. Acredito que a comunicação deve ser uma das prioridades em termos de habilidades necessárias para liderança. Vendemos a nossa imagem praticamente todos os dias, seja em encontros com amigos, familiares ou no próprio ambiente de trabalho. Saber comunicar-se é essencial. E me refiro não somente a comunicação verbal, mas a não verbal também. Já que para o líder sua postura pode influenciar no andamento da equipe.
Muito relevante para o líder e principalmente para os liderados. Saber identificar competências individuais nos seus subordinados e trabalhar as melhores maneiras de aumentar o potencial do time, geralmente é papel do líder. E o feedback é fundamental para que os seus colaboradores possam fazer uma autoanálise e melhorar o que for necessário para que alcancem seus maiores níveis de produtividade e motivação.
Acredito que as organizações que dão abertura para os seus colaboradores intra empreender são mais propensas ao sucesso. E o líder tem seu papel garantido nesse processo. O líder que é um intraempreendedor cuida da organização como se fosse dele e consegue engajar melhor a equipe para atingir os objetivos da organização. É um líder inovador, criativo e que sabe identificar oportunidades. Fazendo sempre a gestão da equipe de maneira a trazer benefícios para as pessoas e para organização.
" Deixe um pouco a autocracia de lado e seja mais democrático."