Fórum Geral Oficial da Aula 8

MISSÃO DO LÍDER

 
Imagem de Deusilene Leão
MISSÃO DO LÍDER
por Deusilene Leão - segunda, 6 nov 2017, 20:37
 

A missão do líder é formular, explicitar e colocar em pratica a missão da organização. Atua como um ideólogo. Por outro lado, a missão não é uma declaração estabelecida por ‘’decreto’’; exige a participação e o comprometimento de toda a organização.

Comente a respeito.


Imagem de Fernando Muller Pires Muller
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Fernando Muller Pires Muller - segunda, 6 nov 2017, 22:33
 

A liderança só acontece de forma excelente se o líder souber exercer seu comportamento de forma a agregar no engajamento de todos os seu comandados, tendo um foco bem ajustado e ainda fazer com excelência. Um líder sem visão é alguém que não vai a lugar algum. Cabe ao líder desenvolver a capacidade de analisar as situações como um todo, do macro para o micro, percebendo cada detalhe a fim de evitar futuros problemas.


Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 15:53
 

-Se faz necessário um perfil bem específico de um líder para cada etapa da construção desse projeto.

Imagem de Wilma M. Costa
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Wilma M. Costa - sexta, 10 nov 2017, 15:38
 

Verdade Fernando. Uma das principais competências do Líder é ter visão e compartilhá-la com seus liderados.

Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 15:50
 

-Missão é um sistema no qual o "GESTOR" se propõe a fazer algo por alguém,é um grande projeto,logo precisa ser feito a quatro mãos onde possa haver uma interação de todos os atores ou autores que fazem parte desse sistema.

-No Brasil ,por falta de um projeto de governo,o mandatário loteia as diversas áreas que são ordenadoras de despesas,logo você como principal gestou ou liderança do sistema não consegue fazer a transversalidade dos projetos devido a facções diversas que se encontram dentro do sistema,dificultando assim a fluidez dos processos.Os gestores ou líderes não tem autonomia,são apenas fantoches de fulano ou sicrano. 

Imagem de Alex Da Silva Tolari
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Alex Da Silva Tolari - terça, 7 nov 2017, 19:39
 

O líder é a pessoa responsável por um grupo de pessoas, onde sua tarefa é passar para essas pessoas, a missão da organização. Essa tarefa pode até soar fácil, mas não é. Creio que existe vários fatores que agem diretamente nessa missão. O líder precisa conhecer realmente a empresa onde trabalha, precisa conhecer a história de cada pessoa que faz parte dessa organização. O líder precisa estar motivado. E motivação não é apenas dinheiro no bolso, mas sim reconhecimento e valorização do seu trabalho. Essa motivação tem que ser estendida aos seus "comandados". Afinal, todos os trabalhadores precisam estar constantemente motivados. Outra consideração que faço aqui, o líder é uma pessoa escolhida pelos demais, é uma pessoa que passa confiança, determinação. As pessoas se espelham no líder. Então chefe não é Líder.

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Kérima Martins Parreira - sexta, 10 nov 2017, 15:45
 

Alex,

Que bom essa pontuação.

" Outra consideração que faço aqui, o líder é uma pessoa escolhida pelos demais, é uma pessoa que passa confiança, determinação. As pessoas se espelham no líder. Então chefe não é Líder."

O lider inspira mesmo confiança e determinação. E é muito mais que que chefia.

Valeu!


Imagem de Mércio Franklin Da Silva Silva
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Mércio Franklin Da Silva Silva - terça, 7 nov 2017, 22:12
 
O verdadeiro líder é aquele que livra-se dos bajuladores e preserva ao seu lado liderados que não pensam duas vez em dizer  que o mesmo errou, equivocou-se e etc... Para ser um verdadeiro líder é preciso ter liderados e ir para a linha de frente com eles, dividir responsabilidades e ter a compreensão que sozinho não se pode chegar a lugar algum.

Uma Gestão eficaz de um líder pode se logo percebida, já que o mesmo não atende a caprichos e nem muito menos administra a organização para causa própria. 

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Kérima Martins Parreira - sexta, 10 nov 2017, 15:47
 


Mércio,

A respeito da sua observação :

"Para ser um verdadeiro líder é preciso ter liderados e ir para a linha de frente com eles, dividir responsabilidades e ter a compreensão que sozinho não se pode chegar a lugar algum."

Lider realmente vai para a linha de frente quando preciso. E sem equipe não prossegue.

Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Odmar Péricles Nascimento - quinta, 9 nov 2017, 00:24
 

O líder detêm capacidade de exercer influencia sobre determinado grupo social. Essa influência pode advir da relação imposta pela força ou poder. 

Pode ser dada por herança de nobreza ou propriedade, tradição ou obediência sistêmica. ambas provocadoras de discórdias e contrariedades.

A influência ideal do líder provem de seu carisma, natural forma de conduzir e de consensuar aceitação, missão primeira que lhe é confiada.


Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Kérima Martins Parreira - sexta, 10 nov 2017, 15:49
 

Odmar,

Obrigada por contribuir conosco sobre a visão de liderança.

"A influência ideal do líder provem de seu carisma, natural forma de conduzir e de consensuar aceitação, missão primeira que lhe é confiada."

O carisma do líder realmente é um ponto forte e atrai pessoas. Como realçou você, de forma natural.

Imagem de Geralda Lopes De Resende
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Geralda Lopes De Resende - sexta, 10 nov 2017, 11:26
 

Bom dia, companheir@s Socialistas!

Sobre a missão do líder, sabemos que não é fácil ser um líder ou uma líder, pois as pessoas não são muito afeitas à lideranças, por mais legítimas que sejam.  A participação e o comprometimento de toda a organização também é uma tarefa difícil para se conseguir, mas devemos recorrer ao Sociólogo Durkeim para falar sobre a questão da adesão, não só na empresa como em todos os organismos sociais.

"O espírito de adesão ao grupo é o gosto pela vida coletiva, é a aceitação das regras estabelecidas, sem esquecer de participar e contribui com o grupo para que passam a atingir sua meta (seu objetivo)". (Disponível em: http://tudosobresociologia1i.blogspot.com.br/2013/06/espirito-de-adesao-ao-grupo-e-fato.html).

Partindo deste conceito de adesão, temos que estabelecer regras, pois a vida coletiva não nos permite agirmos como seres individuais, por isso não é fácil ser liderança, pois que Durkheim parte da ideia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo. Também concordava com o pressuposto de que as sociedades apenas se mantém coesas quando de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns. Esta coesão é outra categoria muito importante para analisarmos a gestão das cidades socialistas. 

Estamos enfrentando um problema sério no Governo Socialista de Brasília, que é a falta de adesão ao programa de governo, pois a maioria dos secretários e secretárias de Estado nem sequer conhecem o programa, que foi um dos motivos da sua eleição. Portanto, não são coesos aos nossos princípios socialistas de governar. 
Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Dinalva Freire Galvão - sexta, 10 nov 2017, 23:05
 

A liderança assim como o empreendedorismo pode ser desenvolvida. Ninguém nasce um líder nato. Porém é notório que algumas pessoas possuam tais características mais exibíveis do que outras. Devido muitas vezes a experiências adquiridas ao longo da vida pessoal e profissional que acabam tornando esses traços parte da sua personalidade. Uma coisa importante a falar, é que não basta ter uma equipe e já se considerar um líder. Existe a diferença entre chefiar e liderar. Para ser um bom líder é essencial desenvolver algumas habilidades e ter algumas características que são determinantes no sucesso do líder e que influencia nos liderados. 

O líder por ser um representante da organização. Deve entender  como um todo, como funcionam os seus setores e processos. Embora ele possa não trabalhar dentro dos setores, é de suma importância entender como funcionam e o que ocorre dentro deles, já que estão frequentemente trabalhando de forma alinhada, e o mesmo é responsável em fazer gestão da equipe, repassar a cultura  e fazer o controle do planejamento, para que todos permaneça ligada aos objetivos estrategicamente definidos.

 Duas habilidades que devem estar ligadas ao líder. Pessoas flexíveis e com maior nível de adaptabilidade estão mais abertas a mudanças e são mais capazes de tomar decisões frente aos diversos cenários no mercado que está sempre em mudanças. São importantes também para que o líder saiba trabalhar com as diversas opiniões e culturas das pessoas que trabalham ao seu redor.

 Indispensável para um líder. Acredito que a comunicação deve ser uma das prioridades em termos de habilidades necessárias para liderança. Vendemos a nossa imagem praticamente todos os dias, seja em encontros com amigos, familiares ou no próprio ambiente de trabalho. Saber comunicar-se é essencial. E me refiro não somente a comunicação verbal, mas a não verbal também. Já que para o líder sua postura pode influenciar no andamento da equipe.

Muito relevante para o líder e principalmente para os liderados. Saber identificar competências individuais nos seus subordinados e trabalhar as melhores maneiras de aumentar o potencial do time, geralmente é papel do líder. E o feedback é fundamental para que os seus colaboradores possam fazer uma autoanálise e melhorar o que for necessário para que alcancem seus maiores níveis de produtividade e motivação.

 Acredito que as organizações que dão abertura para os seus colaboradores intra empreender são mais propensas ao sucesso. E o líder tem seu papel garantido nesse processo. O líder que é um intraempreendedor cuida da organização como se fosse dele e consegue engajar melhor a equipe para atingir os objetivos da organização. É um líder inovador, criativo e que sabe identificar oportunidades. Fazendo sempre a gestão da equipe de maneira a trazer benefícios para as pessoas e para organização.

 " Deixe um pouco a autocracia de lado e seja mais democrático."


Imagem de Joaquim De Almeida Júnior Almeida Júnior
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Joaquim De Almeida Júnior Almeida Júnior - sábado, 11 nov 2017, 16:09
 
O gestor público, sobretudo das nossas cidades, precisa se dar conta da importância do exercício da gestão em estrita consonância com os princípios que norteiam as ações e comportamento de um verdadeiro líder. A sociedade anda descrente de suas lideranças, principalmente em plano nacional. Este cenário exige posturas que ensejam o aparecimento de gestores públicos que sejam reconhecidos pela sociedade como representantes dos seus anseios e necessidades.
Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Kérima Martins Parreira - terça, 14 nov 2017, 20:34
 

Estamos precisados mesmo de ter um discurso afinado entre teoria e prática e não um hiato entre o que se prega e o que se faz.

Também concordo com sua opinião.

Imagem de Rogéria  Silva  Ferreira Ferreira
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Rogéria Silva Ferreira Ferreira - domingo, 12 nov 2017, 11:59
 

A missão de um líder é servi e não ser servido e dar exemplos bons de projetos e ações. 

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: MISSÃO DO LÍDER
por Kérima Martins Parreira - terça, 14 nov 2017, 20:35
 

Simples assim , não é?

Mas ;;;Coisas simples também são complexas...

O óbvio não é visto.

Boa pontuação!