Fórum Geral Oficial da Aula 8

LIDERANÇA

 
Imagem de Deusilene Leão
LIDERANÇA
por Deusilene Leão - segunda, 6 nov 2017, 20:33
 

Precisamos de um novo paradigma de liderança, que transforma o individual e o social e que seja comprometido com os valores e princípios morais “fundamentados na livre pesquisa da verdade, inspirado pelo sentimento de transcendência e guiado em suas capacidades para o serviço altruístico à coletividade”.

Comente à respeito

Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: LIDERANÇA
por Samuel Jorge Messias - terça, 7 nov 2017, 16:37
 

-Penso que este é o grande sonho,cabe as lideranças atuais praticarem o desapego,possibilitando assim uma oxigenação nos modelos atuais de gestão.

-No momento em que fala-se tanto em transparência,verdade e ética...Os partidos ou siglas partidárias não têm tal compromisso,a ideia é sempre"farinha pouca meu pirão primeiro",os contemplados são sempre os mesmos,e ainda tem-se o mal hábito de desqualificarem os demais que não foram contemplados,logo não ocorre ou acontece nada de diferente que possa contemplar a sociedade de maneira efetiva,fazem sempre políticas públicas de maquiagem.Ex. os estado do Brasil que têm maior índice de violência contra as mulheres ,o que mudou drasticamente nesses estados ou municípios consequência de políticas públicas eficientes ? Um ou outro alterna de posição,mas continua os mesmos estados e os mesmo municípios encabeçando o ranking dos "primeiros lugares".

Imagem de Mércio Franklin Da Silva Silva
Re: LIDERANÇA
por Mércio Franklin Da Silva Silva - terça, 7 nov 2017, 22:17
 

A sociedade clama por isso, os novos líderes tem que ter essa responsabilidade com suas condutas éticas e morais diante da organização. É prudente o desprendimento da vaidade com os cargos eletivos, o líder de verdade sempre pensará em primeiro plano no bem comum e não em si próprio.

Imagem de Wilma M. Costa
Re: LIDERANÇA
por Wilma M. Costa - sexta, 10 nov 2017, 16:24
 

Mércio,

Tocou no âmago da questão. E infelizmente hoje muito de "nossos líderes" que deveriam ocupar este lugar com a liderança que lhe foi confiada com  pautados pela responsabilidade com suas condutas éticas e morais .O  que não tem acontecido a contento.

Lugares vazios porque não corresponderam. A prática demonstrou que não eram lideres. A prática não sustentou o discurso.

PRECISAMOS MESMO DE NOVOS LÍDERES. DE VERDADE.

EM NNNN ÁREAS. SETOR PÚBLICO. SETOR PRIVADO. Até nos lares das famílias brasileiras.

Mas sonhemos e acreditemos que é possível. Façamos a nossa parte.

Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: LIDERANÇA
por Odmar Péricles Nascimento - quinta, 9 nov 2017, 10:47
 

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar"    (Thiago de Mello)

Há que se propor novo pacto social, e dele emergir novos líderes com novos perfis. O caminho percorrido até então, resultante do processo de formação do povo brasileiro, forjou modelo do "salvador da pátria", o herói, a quem todos devem depositar confiança e esperançar.

Por inspiração, mesmo as lideranças iniciadas nos movimentos sociais, estudantis,  sindicais, clubes de serviço, etc, atenderão mais a este propósito que aos 'princípios morais fundamentados na livre pesquisa da verdade' ou sequer 'pelo sentimento de transcendência... altruísmo à coletividade'.

O momento da Assembleia Nacional Constituinte, pareceu favorecer a essa "troca de propósito", capaz de fazer surgir nova concepção de líderes. Não foi em vão. Houve alento, avanços e, como ao longo da história brasileira, também novos recuos, retrocessos, atrasos e desilusões.

E nessa quadra da vida brasileira, em que nos encontramos frente ao caos político e os escombros dos tratos da vida pública, eivada de danos morais; e numa cruzada dos órgãos de controle no combate à epidêmica corrupção, pode parecer distante qualquer propósito que se acerque dum novo pacto, que se fez tão necessário.

Cabe reflexão para o Partido Socialista Brasileiro, às organizações sociais, instituições profissionais, de fé religiosa, as academias e centros de estudo e pesquisa, e a quem mais querer possa, examinar novos caminhos e novos jeitos de caminhar.       

  

Imagem de Wilma M. Costa
Re: LIDERANÇA
por Wilma M. Costa - sexta, 10 nov 2017, 16:25
 

 Sim Odmar.

Há quem mais querer possa, examinar novos caminhos e novos jeitos de caminhar.     Com ética e respeito,

  

Daniel Lindoso
Re: LIDERANÇA
por Daniel Lindoso Mota - quinta, 9 nov 2017, 12:27
 

Bom dia!


Liderança pra mim, é servir! e sempre estar aberto para aprender com seus liderados, sem perder a autoridade.


Acredito que tem quatro tipos de lideranças, são elas:

"TEM O LÍDER QUE NÃO SABE, SABE QUE NÃO SABE, POREM CONHECE SEUS LIMITES" Esse líder, não oferece perigo pra sociedade.

"TEM O LÍDER QUE SABE E PENSA QUE NÃO SABE" É aquele que tem um potencial incrível, mas não sabe explorar em seu beneficio, esse líder oferece grande perigo para ele mesmo.

"TEM O LÍDER QUE NÃO SABE NADA, E PENSA QUE SABE TUDO" Esse líder é o pior de todos, pois nele se encontra muita arrogância, prepotência, falta de humildade, etc. fique longe dele"

"TEM O LÍDER QUE SABE, SABE QUE SABE, E POR SABER TANTO, CHEGA A CONCLUSÃO QUE NÃO SABE NADA" Esse líder na minha visão é que devemos nos espelhar! 


Eu achei muito interessante essas frases conceituando cada tipo de líder, e tento me portar no quarto exemplo.



Imagem de Wilma M. Costa
Re: LIDERANÇA
por Wilma M. Costa - sexta, 10 nov 2017, 16:28
 

Obrigada Daniel por compartilhar conosco.

A respeito dessa frase....

"TEM O LÍDER QUE SABE E PENSA QUE NÃO SABE" É aquele que tem um potencial incrível, mas não sabe explorar em seu beneficio, esse líder oferece grande perigo para ele mesmo.

Talvez a questão não seja perigo para ele mesmo mas não viver seu proposito.

Viver aquém do que poderia.

Que isso nos sirva de alerta.

Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: LIDERANÇA
por Dinalva Freire Galvão - sexta, 10 nov 2017, 22:55
 

Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão claras que elas acabem por vê-los em si mesmas. Isto é por em movimento o processo de ver, fazer e tornar-se.

A liderança é a mais elevada das artes simplesmente porque capacita para o exercício de todas as outras. Existe uma diferença entre liderança e gerência, porém ambas são vitais.
Durante muito tempo o autor estudou e deu demasiado destaque à liderança, negligenciando a importância da gerência, pois na maioria das organizações há um excesso de gerenciamento e falta de liderança.
O gerenciamento tem um papel fundamental. Não podermos “liderar” coisas, ou seja, não lideramos estoques, fluxos de caixa e custos, temos que gerenciá-los.
Portanto, lideramos as pessoas e gerenciamos as coisas.

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: LIDERANÇA
por Kérima Martins Parreira - terça, 14 nov 2017, 20:40
 

Dinalva,  

Lendo sua fala pensei naquela perspectiva de que o discípulo suplante o mestre.

Não por concorrência , mas porque o mestre na arte do exercício de sua mestria  rege o discípulo estimulando-o a aflorar e laborar todo o seu potencial.

O mestre é um escultor e a obra já não pertence a ele, mas de domínio público.