O texto da última aula é bastante amplo e eclético. Muito rico em resgatar as questões da cidadania, da ética, da moral e reforçar as questões da economia criativa e da possibilidade da construção de um "socialismo criativo" para o Brasil.
Mas gostaria de comentar o segundo trecho do material disponibilizado:
"A palavra respeito tem sido a chave da cidadania e pressupõe consciência, gentileza, transparência, inclusão e pacificação".
Inclusão, sem dúvida é a palavra mestre em qualquer execução de políticas públicas por socialistas. Mas ações que incorporem "gentileza" e "pacificação" podem ser um grande diferencial na ação política dos socialistas. Como tem sido constado diariamente, seja no exercício da política, seja na emissão de opinião sobre assuntos políticos, chegamos a um ponto de ódio no país que só favorece aos "extremos" em detrimento da construção inteligente de saídas para a crise brasileira.
Penso mesmo, que esse "tom" dado às discussões sejam propositais de quem não quer aprofundar as discussões e que acabam envolvendo as pessoas somo se a política devesse ser tratada como paixões de torcidas organizadas.
Por isso, acredito mesmo que pacificação e gentileza podem ser cruciais para a execução de políticas que podem ser construídas de forma coletiva, com os agentes oferecendo suas proposições e aceitando reparos e correções de suas posições.