Numa comunidade cívica, a cidadania se
caracteriza primeiramente pela participação nos negócios públicos. “O interesse
pelas questões públicas e a devoção as causas públicas são os principais sinais
de virtude cívica”, diz Michael Walzer. De certo nem toda atividade política
merece ser qualificada como “virtuosa” ou contribui para o bem geral. O
significado básico da virtude cívica parece resistir em “um reconhecimento e
uma busca perseverante do bem público à custa de todo interesse puramente individual
e particular”.
Fórum Geral Oficial da Aula 5
COMUNIDADE CÍVICA
O Estado se mantém distante do povo,há um gap imenso ,logo não há pela comunidade uma compreensão efetiva das políticas executadas pelo Estado,visto que a sociedade não foi reeducada quanto a importância do exercício da cidadania.
O grande gargalo da relação Estado X sociedade é a baixa cultura organizativa no meio popular. Há culturalmente o relaxamento e a "entrega" para o eleito resolver, e preferencialmente não se envolver, com o que é público.
Nos anos que se sucederam ao período de exceção democrática, e principalmente com a nova constituição brasileira, houve verdadeiro esforço de organização das bases populares, grupos de pressão e reivindicatórios, em busca dos novos direitos adquiridos e também como forma de explodir "o grito engasgado na mudez de quase 20 anos".
Se não somos a sociedade ativa e participativa que se idealiza, nesses trinta anos de redemocratização, muitos espaços de cidadania se formaram e dinamizaram as relações público X privado, permitindo acesso as informações, à participação e ao controle social sobre a gestão pública.
Há portanto, muito que fazer, e os instrumentos estão cada vez mais disponibilizados, e objetivados nos conteúdos deste curso Cidades Socialistas.