Fórum da Aula 2

Apesar de não utilizar o termo participação, a Constituição fala em democracia representativa e democracia direta, portanto a participação popular é própria do Estado Democrático de Direito.

 
Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: Apesar de não utilizar o termo participação, a Constituição fala em democracia representativa e democracia direta, portanto a participação popular é própria do Estado Democrático de Direito.
por Kérima Martins Parreira - sexta, 20 out 2017, 13:29
 

compartilho com vocês um artigo no Estadão sobre a crise da democracia representativa no Brasil.


A crise da democracia representativa

 “94% dos eleitores não se veem representados por políticos”. Ou seja, “classe política enfrenta rejeição generalizada”. Estes são a manchete de primeira página, do Estado de S. Paulo da segunda-feira 14 de agosto de 2017 e o título da Pag.A4, a primeira e mais importante da editoria de política do mesmo jornal no mesmo dia. As conclusões foram tiradas de uma do Instituto Ipsos, insuspeito de tentativas de tentar imiscuir-se na política paroquial brasileira, sendo, portanto, até segunda ordem, confiável. Quem conhece a realidade política no Brasil e já sentiu o pulso do cidadão comum sabe que é gravíssima a crise de representatividade em nossa democracia e só é difícil acreditar que 6% dos cidadãos sintam-se representados.

(Comentário no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado – FM 107,3 – na segunda-feira 14 de agosto de 2017, às 7h30m)

José Nêumanne

14 Agosto 2017 | 17h31

http://politica.estadao.com.br/blogs/neumanne/a-crise-da-democracia-representativa/


Imagem de Lucia Maria Ramos Ramos
Re: Apesar de não utilizar o termo participação, a Constituição fala em democracia representativa e democracia direta, portanto a participação popular é própria do Estado Democrático de Direito.
por Lucia Maria Ramos Ramos - quarta, 1 nov 2017, 23:26
 

Constituição   realmente fala das representação direta e popular, que  é o que garanti o estado de direito, mas  parece que a representação  foi  esquecida  no sentido coletivo, nossa politica é unicamente individualizada e  caiu no esquecimento o conceito de democracia, temos bons políticos mas estes são pouquíssimos e muitas vezes   infectados por força do poder.

Acho que  a questão da representatividade só pode ser  concertada se  formos  começar por nós mesmos porque o brasileiros cobram  a existência da democracia , mas ao primeiro sinal  estamos lidando com nossa incoerência.Façamos  uma reflexão.