Bem estruturado... ?
Em processo de estruturação... ?
Ainda pouco estruturado... ?
Comente à respeito.
Bem estruturado... ?
Em processo de estruturação... ?
Ainda pouco estruturado... ?
Comente à respeito.
Muito bem estruturado! Com metas e objetivos bem distintos e com critérios de avaliação de desempenho dos gestores responsáveis.
Minha percepção quanto ao Planejamento Governamental no Município em que habito é bastante crítica.
Acontece como se observa em todos os municípios do Brasil, basta ver, mesmo superficialmente, o caos nos transportes coletivos, na mobilidade urbana, no saneamento, na segurança, nas vagas em creches, e assim por diante.
E, minha observação vai mais além. Se, para candidatar-se ao Legislativo não há nenhum pré-requisito a nível de conhecimento bastando apenas que não seja analfabeto, então tudo estará certo. Certo de que continuaremos progredindo da mesma forma como estamos indo. Isso também vale para o Executivos e Comissionados.
No meu Município o Diretório reúne-se excepcionalmente quando para tratar das convenções ou assembleias, e, sempre com convocações de última hora.
Resumindo, o planejamento começa pela preparação através do Partido, pressuponho eu.
Por essa razão congratulo-me com a Direção Nacional do PSB e, em especial, com a Fundação João Mangabeira pela iniciativa de patrocinar esse modelo de Curso.
Eliseu Camargo Martins - Florianópolis/SC
Percebo ele de maneira séria e técnico,porém um tanto frio,penso que se deve envolver a população um pouco mais na elaboração do planejamento municipal,pois as pessoas não se sentem parte de... !
Samuel,
Inicialmente agradeço imensamente sua participação!
Essa situação que você compartilhou conosco, é um fato recorrente em inúmeros municípios do Brasil.
Sabemos que os problemas existem, mas não podemos deixar que certas situações abalem nosso desempenho.
Tenha em mente que um planejamento governamental bem elaborado, possibilita delimitar previamente os objetivos, as diretrizes e as alternativas para atingir o resultado esperado.
Cada elemento deste processo é fundamental para o sucesso do método político implementado no planejamento governamental do seu Município.
Att.,
Matheus
A consulta à população e sua participação no Planejamento Governamental é um processo. A mobilização das instâncias de governança - sindicatos, associações de bairro, conselhos, escolas.. são estratégias. O apoio da Câmara Municipal com os vereadores ouvindo também suas bases também é relevante.
E nem sempre é fácil a interlocução entre executivo e legislativo.
Mas ampliar a participação popular é importante. São eles que vivenciam os problemas. E muitas vezes tem sugestões simples, de interlocução , criativas e até de pequeno custo financeiro.
Uma rua que asfalta ou que amplia o acesso onde tem grande movimentação ou incidência de problemas, já é uma melhoria que a população tem e foi ouvida!
São passos que fazem o caminho!
Grata por partifcipar
Kérima Martins Parreira
Tutora Turma i - Equipe Cetur - FJM
Percebo o planejamento bem elaborado pelos técnicos,mas falta a chancela dos atores sociais.
Samuel,
Mais uma vez agradeço a participação.
O planejamento, como visto, é um processo administrativo, no qual se determina a direção a ser seguida para atingir um determinado resultado.
Lembremos que existem diversas formas de realizar um planejamento.
Deverá ser escolhida aquela forma que mais se adeque aos moldes políticos apresentados por cada município.
Feito isso, defina uma boa estratégia.
Os meios empregados para a implementação do planejamento governamental devem ser revistos para que novas formas sejam apresentadas e, posteriormente, colocadas em prática.
Att.,
Matheus
Olá, sou gestor municipal de Junco do Seridó, na Paraíba e estou tentando gerir o município de forma diferente, isso tentando inserir a participação da sociedade nas decisões coletivas. Iniciamos com a construção da LOA, onde fizemos questão de participar diretamente dela, isso fez com que nós realizasse a transição de governo, observando de perto os anseios das comunidades rurais e da população da zona urbana.
Posteriormente, no início de nossa gestão conseguimos planejar em conjunto com o secretariado e agentes públicos importante no planejamento para traçar objetivos e metas nos 6 primeiros meses de gestão, essa forma caiu muito bem, porém, no meio do caminho alguns gargalos começaram a aparecer, o principal nosso foi as questões das dívidas tributárias, previdenciárias e precatórios. Nós como gestores novos não esperamos de forma alguma, o governo forçar a vc tomar decisões sem esperar, fazendo com que os planos pré estabelecidos sejam deixados de lado para que as suas decisões se voltem basicamente com o pagamento da folha de pessoal e cumprir com as dívidas deixadas por ex gestores do passado, onde vemos que essas dívidas não tem como ser pagas jamais.
Portanto, percebemos que a gestão pública está a cada dia ficando mais difícil e que o planejamento que você faz para o futuro fica no meio do caminho, devido as gigantescas dívidas impagáveis dos municípios. Hoje, ousar e fazer diferente é muito difícil, principalmente no que se refere a projetos estruturantes e sociais nos pequenos município, ficando os mesmos a mercê de seus representantes no parlamento, através de esmolas que chamam de emendas parlamentares.
Boa tarde Kleber,
É verdade. Mas não podemos sucumbir aos obstáculos e adversidades. O Gestor público precisa mesmo ser flexível no momento que precisa ser, e ser decisivo , nos momentos que reportam a escolha de caminho. Em finanças então, tem-se despesas que são obrigatórias e que infelizmente, tantas ações estruturantes ficam postergadas.
O lado positivo da sua fala é que seu município e equipe de trabalho primam pelo Planejamento. Isso é ótimo!.
Agora o monitoramento constante, embora difícil de ser efetuado por ter tantas ações e normalmente equipes muito enxutas com acumulo de responsabilidade são ferramentas que ajudam muito o gestor.
Pode -se perceber os pontos de entraves, o que se poderia fazer tentar evitar, minimizar ou sanar, e o quanto antes melhor.
O uso de indicadores de gestão auxiliam também.
A interlocução parlamentar é outra estratégia que apesar de não ser fácil, é uma possibilidade de incremento de receita e aporte de recursos para projetos importantes que levam benfeitorias à população, e se forem estruturantes, nossa, melhor ainda.
No que pudermos contribuir estamos aqui.
Obrigada por participar.
Kérima Martins Parreira
Tutora Turma i - Equipe Cetur - FJM
Boa noite Kleber, desculpe a demora em responder mais seu comentário caiu em outra turma. Estando visível o seu comentário só agora, sua postura é de um gestor que vê longe é busca grandes objetivos meus parabéns por isso. Então o que digo nesse sentido é busque meios via editais crie um plano de ação em cima do que vcs levantaram nos encontros com o povo, depois divida em eixos e veja a possibilidade de acessar as verbas via SICONV e outros possíveis convênios e editais, durante meus anos de gestão em uma secretária de estado o que conseguimos realizar foi via editais e convênios talvez seja uma possibilidade. Abraço
Pouco Estruturado.
Falta de pessoas técnicas em áreas específicas ou congeneres, o que dificulta a Administração Pública em obter os seus resultados e um horizonte desejável, é o que vejo na maioria dos municípios. Há muita indicação Política e não Técnica.
Boa tarde Roberto,
Implantar uma Política Pública realmente perpassa por interlocução política para aumentar a base de governança mas não pode e não deve ficar à mercê. O planejamento governamental, o estabelecimento de ferramentas para implantar programas e projetos de interesse do município são importantes.
A parte técnica precisa e deve sem implementada. Espero que tenhamos avanços.
Quem sabe você já não possa ser portavoz de algumas sugestões de mudanças e de implementação de melhorias.
No setor público a gente aprende que o plantio é muitas vezes árduo, mas a colheita será para um bem maior.
Então vale a pena.
Grata por participar
Kérima Martins Parreira
Tutora Turma I- Equipe Cetur - FJM
Olá colegas de turma e turores,
Sou Odmar, coordeno a FJM no ES e presto assessoria política ao gabinete do Dep. Estadual Bruno Lamas (PSB-ES).
Pela FJM desenvolvemos programa de acompanhamento das gestões municipais sob orientação d PSB, efoco em quatro áreas temáticas:
- Gestão de Qualidade:planejada, transparente, com participação e controle social;
- Educação com foco na cidade e sua pluralidade;
- Desenvolvimento sutentável nos arranjos e cadeias produtivos e empreendedoras;
- Compromisso ambiental: produção hídrica eflorestal.
E ainda o Observatório de Ações Legislativas, assessorando os Veredores e processos legislativos.
Presentemente estamos (ainda precariamente) acompanhando e assessorando a mobilização para realização dos PPA's,com as equipes técnicas municipais, vereadores e organizações sociais.
Sou Odmar, coordeno a FJM no ES e presto assessoria política ao gabinete do Dep. Estadual Bruno Lamas (PSB-ES).
Pela FJM desenvolvemos programa de acompanhamento das gestões municipais sob orientação d PSB, efoco em quatro áreas temáticas:
- Gestão de Qualidade:planejada, transparente, com participação e controle social;
- Educação com foco na cidade e sua pluralidade;
- Desenvolvimento sutentável nos arranjos e cadeias produtivos e empreendedoras;
- Compromisso ambiental: produção hídrica eflorestal.
E ainda o Observatório de Ações Legislativas, assessorando os Veredores e processos legislativos.
Presentemente estamos (ainda precariamente) acompanhando e assessorando a mobilização para realização dos PPA's,com as equipes técnicas municipais, vereadores e organizações sociais.
Boa Tarde Odmar.Parabéns. Todas as açoes que você elencou são de suma importância.
Cada uma delas tem uma gama de diversidades e bifurcações.
Sucesso.
No que pudermos contribuir...estamos à postos!.
Boa semana!
Kérima Martins Parreira
Tutora Turma I - Equipe Cetur /FJM
Olá, senhor Odmar Nascimento.
Essencialmente, planejar é estabelecer prioridades. O que percebo em sua narrativa é que, por meio da regional capixaba da FJM, listou-se primazias, organizando-se eixos de ações, para que fossem trabalhados nas searas comandadas pelos socialistas.
Entretanto, gostaria que o senhor me relatasse como nota o processo de desenvolvimento social e econômico em seu município. Há planejamento, perspectiva coletiva, tecnicismo humanizado, uso racional e responsável das ferramentas ao planejamento institucional público, as estratégias consideram as expectativas da população?
Aguardo.
Boa noite e obrigada por participar.
Saudações fraternas.
Carla Monteiro, tutora da TURMA 5, Cetur/FJM.
As cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Nova Venécia, estão no statusde Cidades pólos de suas regiões. Portanto com mais recursos técnicos e humanos.
Mas todas se destacam pela decisão política de ampliar a consulta pública e envolvimento dos diversos atores coletivos da cidade
Senhor Odmar Nascimento, boa noite.
Francamente, não consegui perceber a conexão entre Cachoeiro do Itapemerim, ao Sul do ES, e Nova Venícia, no noroeste capixaba, considerando ser o senhor residente em Vitória (ES). Está certo?
São cidades importantes no cotidiano e na percepção de coletivo do senhor?
Este item em especial da Aula I gostaria que o senhor revelasse-nos a compreensão, a sensação, que tem do desenvolvimento da cidade em que vive.
O senhor diria que há um processo de planejamento em curso; os movimentos sociais se apresentam como participativos e contributivos na qualificação do modo de vida local?
Em podendo, gostaria de poder ler as considerações do senhor.
Obrigada pela participação.
Carla Monteiro, Tutora da TURMA 5, Cetur/FJM.
O planejamento é bem estruturado, embora, às vezes haja falhas em sua execução. Mas o acompanhamento é feito para sanar essas eventuais falhas e desajustes que surgem de situações inesperadas. Há planejamentos definidos e os responsáveis em monitorá-los estão sempre em busca de adequação para que as tarefas e ações sejam aprimoradas a cada dia afim de melhor atender as demandas do município.
Olá, senhor Rômulo Baia.
Constato que o senhor é morador de Nova Venécia, município do noroeste capixaba, distante cerca de 4 horas da capital Vitória, cujo prefeito é do PSB.
Fico contente em saber que a administração municipal está atenta a necessidade de adequação das estratégias, considerando os resultados no monitoramento das ações, projetos e programas.
Gostaria de destacar que em seu município existe o grupo GIM - Grupo de Inteligência Municipal, que realiza monitoramento e avaliação dos vereadores locais, que são rankiados, conforme seus desempenhos à luz das necessidades da sociedade. E que nem as ações do Executivo escapam ao radar.
Pontuo essa questões por entender que a participação social estimula e subsidia positivamente a gestão.
Obrigada por integrar o grupo de estudantes do curso, o que revela o interesses e o respeito do senhor na busca pelo conhecimento.
Saudações fraternas.
Carla Monteiro, tutora TURMA 5, Cetur/FJM.
Acredito que os políticos responsáveis por melhorias em suas cidades, deveriam estudar mais as leis e elaborar um planejamento com fundamentação teórica e pratica, buscando pessoas com conhecimento e vontade de melhorar sua cidade ou seu município. Estamos vivendo um caos em termos de organizar e implantar medidas eficazes para as cidades e municípios. Ainda existe outro fator determinante neste processo que são colocadas pessoas apadrinhadas, no intuito de não resolver nada.
O planejamento governamental está bem estruturado, haja visto que todas as metas foram estipuladas nos primeiros 15 dias de gestão .
Todas as secretarias puderam contribuir para que o planejamento fosse realizado com sucesso .
Hoje sabemos qual caminho a trilhar e aonde devemos chegar.
Meu município não tem uma política bem estruturada.
Não há diálogo entre as pastas, a prefeitura trava muita coisa em nome de burocracia, não há uma tomada de decisões firmes.
Não há um planejamento mirando onde quer chegar, por exemplo.
Itamar o que acontece em alguns casos, não é a falta de políticas bem estruturadas mas a falta de pessoas para executa-la. E a falta de diálogo entre as secretarias em sem dúvidas a prova de minha reflexão; todas as gestões partem de principios ou de eixos norteadores que acompanham seus lideres de os planos criados para buscar os votos; Porém esses planos de governos por vezes se deparam com secretárias ou estruturas já construídas que dificultam a implantação desses planos. Talvez uma saída fosse criar ações conjuntas entre governante e secretárias onde o eixo norteador fosse pensar formas de desburrocratizar os processos administrativo, facilitando assim o acesso as verbas e agilizando as execuções das ações/ projetos propostos.
Bom dia!
bom eu percebo que a falta de planejamento no meu município,entendi pelo texto aplicado ,que a missão para alcançar os objetivos não estão sendo aplicados,ou por não fazer parte do governo não tenho essa visão de como esta sendo feito esse planejamento.
no meu ponto particular de vista .
Joice boa noite, então você perceber se há ou não planejamento pela organização ou falta dela no município, isto no âmbito da saúde, educação, transporte, manutenção de estradas e prédios públicos, um município sem planejamento e um município sem gestão e o povo é o primeiro a sentir as consequências. Boa noite
Direto ao ponto!!! Planos e estratégias em busca de votos, é o que norteia a gestão de um enorme quantitativo de eleitos, que em promessas de campanha prometeram milagres inaviaveis e tentam durante a gestão fazer "O que der" para alegar que fez o possível e que a culpa era de outros.
Ao que para a população, tornou-se regra, um modelo falido de sistema. Falido, não por escassez de recursos, mas sim pela gestão, e que por tal motivo, desmobiliza a interação junto aos órgãos fazer proposições de demandas, é sabido que no cenário contemporâneo, a credibilidade no legislativo e judiciário é o baixo já visto na história do país.
Geralmente costumo escrever muito, esmiuçando ponto a ponto, porém dentro do texto pude ver uma excelente sugestão de vídeo, de Waldez Ludwig, que em suma, traduz muito bem meu ponto de vista: "contratar por confiança uma pessoa incompetente para jogar futebol? ", nosso corpo legislativo e judiciário, estão sofrendo de crise de identidade e alegando que é o povo que esta, a população por sua vez, já entendeu que não existe quem os defenda, portanto acabam por optar em não participar ativamente por crer que será feita a vontade dos poderes e não do povo.
É de se reconhecer que os grupos de representantes ainda lutem e se envolvam, participando ativamente dos fóruns, reuniões, consulta pública etc. Mas não existe mais o interesse ou confiança por parte da população, e por vias de fato, o eleitorado só tem sido pensado e valorizado às vésperas de ano eleitoral, as políticas públicas: educacionais, de saúde etc, somente baseadas em críticas as gestões anteriores, jamais em inovação ou soluções.
Acho melhor encerrar por aqui. Rsrs...
Boa noite Jane, o que você retratou em sua mensagem é a realidade de muitos municípios do país, e infelizmente o que vejo são indivíduos buscando sua própria tábua de salvação sem a menor preocupação com o todo o depois. As barganhas e a " confiança" tomam o lugar da competência, e o resultado é médico gastando secretária de finanças e administrador trocando hospital por postos de saúde porque é mais em conta. Nessas horas devemos nos perguntar como lidar com tamanho descabimento, eu vejo um único rumo a ser seguido, Esse o da gestão participativa mais que isso a gestão ativa; para isso devemos compreender o que são esses PPA e tantas outras ferramentas para nos apoderarmos dela, como indivíduos conscientes do nosso papel nesse sistema; não existe gestão igualitária sem a participação ativa do povo, se esse povo se contenta com as barganhas é porque não tem noção do tamanho da fatia de um todo você não acha? estamos juntas e eu paro por aqui por enquanto.
Professora, aqui a incapacidade é tanta que não conseguem reunir uma equipe para traçar um planejamento. Além claro da própria equipe não possuir qualificação para isso, pois as indicações foram critérios que só o Executivo entende, nem critério político foi, pois não houve indicação de vereadores para esses cargos.
Uma burocracia tamanha, só para se ter uma idéia, criou-se uma comissão, para avaliar os pedidos de diária e a justificativa foi a de que estavam tendo pedidos demais. Não seria mais fácil o Prefeito chamar o Secretário e pedir para que parasse de pedir diárias por um certo período, ele como Chefe do Executivo tem essa prerrogativa, mas não, cria uma comissão pra fiscalizar o próprio secretário nomeado por ele.
Itamar boa noite, o que acontece na maioria dos casos o que acontece é que quem deveria auxiliar não auxiliar, por vezes não sabe como, e quem sabe por questões hierárquicas não pode fazer. Insisto nos órgãos sociais ( comitês, conselhos, etc) como instrumentos interventores nestes casos, afirma por experiência própria que funciona.
Percebo que está bem estruturado, eficiente pois compreende etapas que incluem o cidadão, como neste momento em que se faz chamamento público por todas as mídias para que o cidadão participe da Gestão compartilhada. Hoje estará acontecendo o Gabinete Itinerante nas nove regiões da cidade para que os moradores tragam as demandas de seus bairros para o Orçamento 2018. E ainda recentemente (durante 30 dias) houve a participação ativa dos moradores no Planejamento estratégico e Plano Plurianual 2018-2021 on line.
Aqui em Vitória o município está bem estruturado e de maneira crescente desde meados dos anos 90. Em algum momento em meados dos anos de 2000, tivemos uma visível retração nos investimentos. Considero que os recursos provenientes de arrecadação é condição para que a Gestão seja exequível, e nesse sentido a redução dos royalties em cidades do Espirito Santo, teve forte impacto nos Programas e Ações que vinham sendo executadas. Mas de qualquer forma a cidade que tem em torno de quase 400 mil habitantes, consegue gerir os programas já implementados e vem se atualizando a medida que surgem as novas demandas. De qualquer forma crise instalada no País atinge todas as esferas e exige muita competência do Administrador. Na cidade em que resido os serviços de Saúde são bons e de Educação muito bons, os primeiros que considero indicadores para avaliação.
COMO VOCÊ PERCEBE O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL NO SEU MUNICÍPIO?
Bem estruturado... ? Para o próximo ano ainda vejo muita dificuldade para a estruturação, devido principalmente a nova reforma administrativa que o governo pensa em desenvolver. Isso devido a falta de conhecimento da própria administração no que se refere os trabalhos da esfera publica na sua base.
Em processo de estruturação. Sim, vejo que estamos em processo de estruturação
Ainda pouco estruturado. Acredito que estamos no caminho certo, só basta apenas do entendimento do governo local.
Comente à respeito.
A governabilidade, assim como a governança deve ser o carro chefe de qualquer administração público, com isso percebo em nossas administração a falta desses elementos para o resultado satisfatório e ideal para as conquistas publicas.
Olá, sou Thorstein ferraz, minha Cidade natal e onde resido é Curitiba no estado do Paraná, município que o PSB faz parte da Gestão. Procurei entender a cidade em comparação a outras que conheço em nosso país, bem como associando os conhecimentos que obtive na minha graduação durante a faculdade de direito, com os debates políticos que participamos, com o prisma do programa estatutário do PSB e agora com conhecimento desta primeira parte do curso, logo percebo que ela possui um planejamento ainda em elaboração pela atual gestão, ainda não possuímos pontos claros sobre os principais desafios que são demandas base de qualquer município, quais sejam, educação, saúde e segurança, bem como manutenção ou reforma da estrutura administrativa. Percebo, portanto, que a equipe ainda está iniciando um diagnóstico da real situação, executando ações emergenciais, mesmo tendo apontado algumas direções durante a campanha política de 2016.
Percebo que ainda é um protótipo de um projeto a longo prazo, aqui em Brasília estamos vivendo um caos desde o inicio do Governo do PSB pois os quem tem acesso as informações do planejamento só que tem cargos de confiança. Isto não tem participação da população. Só sabemos pelo meios de comunicação se é o correto ou o errado não sabemos. Falta mais envolvimento de todos do partido e daqueles responsáveis pelo planejamento. Seria ótimo que todos do Governo fizesse o referido curso,pois temos vários secretários e gestores que não entendem sobre uma administração publica, causando problemas na administração do PSB.
Inicialmente, agradeço por sua participação.
O planejamento governamental e a gestão pública constituem, a bem da verdade, duas
dimensões cruciais e inseparáveis da atuação dos Estados contemporâneos.
Ocorre que, de um lado, planejamento é atividade altamente intensiva em gestão, daí que planejamento sem gestão adequada é um processo especialmente sujeito a fracassos e descontinuidades de várias ordens, a ponto de parte da literatura sobre o assunto lançar mão da expressão “administração paralela” para designar soluções comumente adotadas por governantes ávidos por implementar e ser capazes de coordenar ações planejadas de investimento etc., valendo-se para tanto, não da estrutura já instalada de gestão, mas simplesmente criando estruturas paralelas de gerenciamento dos referidos planos de ação considerados mais estratégicos a cada momento ou situação.
Ou seja, planejamento descolado da gestão corre o risco de tornar-se um conjunto de estudos, diagnósticos e proposições de objetivos sem eficácia instrumental, atividade incapaz de mobilizar os recursos necessários de forma racional, na direção pretendida pelo plano.
De outro lado, a gestão, embora seja atividade de gerenciamento cotidiano da máquina
pública, é algo que apenas pode fazer sentido estratégico – vale dizer, ser portadora de
conteúdos e de orientações que de fato impactem positivamente tanto os processos cotidianos
de trabalho como os produtos e os resultados finais da ação estatal – se acoplada ou referenciada
adequadamente a diretrizes gerais e atividades concretas emanadas do planejamento
governamental.
Att.,
Matheus
Boa noite, peço desculpas pelo atraso, mas estive realmente sem tempo e minha participação também foi aceita após o início.
Em relação a pergunta, aqui no Governo de Brasília em relação aos segmentos, há um esforço grande para a participação de todos. Vejo avanços significativos na relação com a comunidade e movimentos sociais através do Brasília Cidadã, que tem como objetivo fomentar e integrar políticas públicas, ações voluntárias e mecanismos de participação e controle social, de forma democrática e sendo protagonista do desenvolvimento da nossa cidade. É uma oportunidade de articular ainda mais as ações do governo com ações da sociedade civil em benefício de toda a população. O Portal do Voluntariado, por exemplo, aproxima a sociedade civil do governo de Brasília, dando a oportunidade de poder ajudar ao próximo, direcionado e com escolha própria, fazendo uma ponte entre aqueles que precisam e aqueles que querem doar seu tempo, trabalho e carinho, um sucesso. Nomeou a primeira transexual no governo, criou a Portaria 126, que dá direito ao uso do nome social a pessoas transexuais e travestis. Criou também a Delegacia Especializada do Idoso e da Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios (DCCD) e Homofóbicos. O governo é PSB de Rodrigo Rollemberg, mesmo com muitas dificuldades pela crise deixada pelos governos anteriores e a não menos grave, a crise nacional, ele tem conseguido avançar e várias temáticas importantes e acredito que a tendência seja melhorar muito mais.
Boa noite Jaqueline, pela sua fala seu governo esta no caminho certo para uma gestão realmente socialista criando medidas onde a participação do povo é levada a sério. Penso que dentro da delegacia especializada em crimes discriminatórios e homofôbicos vocês já tenham também uma equipe que se ocupe de cursos de empoderamento nesta área né? Como gestora penso que um gestão de sucesso não apenas combate os crimes seja eles quais for garantindo assim o bem estar do cidadão mas sobre tudo pensa medidas para erradicação desses crimes, e como professora e doutora em questões deste nível acredito que educação é o caminho e curso de curta duração falando de leis e seus desdobramentos nesses aspectos seriam um instrumento a mais para ações tão importantes como as que você citou, abraço fraternos..bem vinda.
Boa noite, Rosinalda, agradeço o seu retorno, também acredito que esse seja o caminho de um governo socialista. Existem sim esses cursos mas são realizados pela coordenação LGBT do governo de Brasília, não posso afirmar que tenham cursos na delegacia, pq realmente não tenho esse conhecimento, mas que provavelmente os servidores passaram pelos cursos da coordenação LGBT, acredito que sim. A pessoa que palestra e realiza esses cursos, essa conscientização, é uma transexual socialista, nossa companheira Paula Bennett, ela sabe fazer isso como ninguém.
Em Vitória, ES, o planejamento é bastante satisfatório. O PSB participa ativamente da administração do prefeito Luciano Resende, do PPS. Nosso partido é muito bem representado pelo vice-prefeito Sérgio Sá, que acumula a Secretaria de Obras e Habitação. Além dele, temos integrantes do PSB em outras pastas da administração. Estamos realizando reuniões em toda a cidade para discutir com as comunidades o PPA para os próximos quatro anos. Paralelamente, estamos elaborando nosso planejamento estratégico com a participação de servidores de vários níveis da administração.
Acredito que o planejamento estratégico do município de Vitória esteja bem estruturado e a prática de uma gestão compartilhada esteja afinada ao modelo de participação popular, levando-se em conta que a Prefeitura de Vitória possui canais de comunicação bem estabelecidos como os diversos conselhos de políticas públicas, o PPA online, a ouvidoria (por meio do sistema 156) e os gabinetes itinerantes em todas as regionais.
É claro que a efetividade do controle social dependerá sempre do envolvimento de todos os atores, pois apesar de ser correto que a gestão pública seja orientada pelas demandas apresentadas por meio dos mecanismos de controle social citados e a partir do monitoramento de indicadores compatíveis com os objetivos e metas por ela traçados, por outro lado a sociedade precisa ser proativa e participativa para que suas necessidades possam ser realmente supridas e priorizadas.
A construção de uma sociedade justa e igualitária em termos de oportunidades depende de cada um de nós.
Apesar de ser o maior município do Espírito Santo, a Serra que tem agenda definida para os próximos 25 anos sofre com o problema da descontinuidade de trabalhos ao trocar administração.
Neste segundo mandato o nosso prefeito - que é conhecido como grande gestor, ainda não abriu as discussões sobre planejamento governamental temendo a geração de novas despesas. Não houveram discussões junto às comunidades e a administração segue seu trabalho com poucos investimentos, procurando mais manter os serviços do que gerar novas iniciativas.
O passivo ambiental da cidade nunca foi debatido com seriedade e, apesar de ser uma administração verde (Rede) nada é feito para estancar tanto esgoto e lixo nos mananciais de lagoas que seguem diretamente para o oceano.
Boa noite Irineu, bem vindo, quanto a falta de continuidade dos trabalhos gerados pela troca de administração o que resta é buscar agilizar a posse real dos novos administradores colocando-os a par dos projetos em andamento. Quanto a questão do pouco recurso e questão ambiental uma saída são cursos de educação ambiental, esses cursos podem ser vinculados as aulas de geografia e podem ser desenvolvidos em forma de projetos por professores e alunos da rede municipal em parceria com a rede estadual, a educação pode ser o primeiro passo para pensar medidas para resolver a questão do esgoto e da poluição dos mananciais. Abraço.
O Planejamento governamental e estratégico na cidade de Vitória/ES, incluiu elaboração de Plano Pluri Anual (PPA), resultado de amplas discussões com a sociedade, corpo técnico da Prefeitura e lideranças políticas. Indica os rumos que a cidade deverá trilhar para alcançar seu desenvolvimento sustentável, por meio da definição da visão de futuro. As bases de atuação foram divididas em quatro diretrizes estratégicas:
Gestão Compartilhada, Transparente e Eficiente;
Desenvolvimento com Sustentabilidade;
Equidade e Justiça Social; e
Ambiente Social de Paz.
Dessa forma entendo que estamos bem avançados no que diz respeito ao planejamento governamental
No município de Santa Cecília do Sul, administrado pela Prefeita Jusene (PSB), os objetivos a serem atingidos pelo governo municipal foram elaborados pela equipe de secretários e secretárias das áreas do governo, onde delimitamos as metas a serem atingidas, a política pública a ser desenvolvida e o resultado esperado.
Após esse processo, o planejamento foi incluído no PPA 2018/2021 que é o instrumento que será utilizado para viabilizar a execução das metas e estratégias do governo.
Dessa forma, o processo torna-se público e transparente, já que o PPA foi apresentado e aprovado em audiência pública.
Olá, sou Rogéria, sou Coordenadora de Área do orçamento Participativo do meu bairro que é a AMO Associação Municipal de Orçamento. Percebo que tem corpo técnico algumas áreas , e ainda tem que acerta vários pontos exemplo turísticos e lazer, sendo que temos um litoral rico e área rural para serem exporados com responsabilidade e sustentabilidade.
Moro em Brasilia e aqui o PSB é governo, mas juntou com outros partidos para fazer a dita governabilidade. Com a escasses de recursos falta envolvimento maior dos gestores e do planejamento em outras areas. A falta de recursos é complexa mais poderiamos elaborar um plano de gestão em outras areas sociais. Com planejamento e alviando os problemas dos nossa sociedade.
Rogéria Ferreira, olá.
Mais uma vez quero parabenizá-la pelo engajamento comunitário.
Como já lhe falei em outras oportunidades, aqui no Fórum, o primeiro passo a se perceber a utilização de ferramentas sociais para promover a comunidade ou apenas intermediar o capital é descobrir se a maior parte da população está ou não sendo beneficiada pela qualificação dos equipamentos públicos.
Superada essa bifurcação, é importante defender um projeto econômico que inclua um maior numero de habitantes do município, direta e indiretamente. Para tanto, é importante saber a vocação econômica local. Você já deu a dica: turismo.
É a partir dessas respostas é que você poderá trabalhar a sua atuação.
Boa noite e continue com esse olhar coletivo.
Carla Monteiro, tutora da TURMA 5, Equipe Cetur/FJM.
Infelizmente, percebo que poucos funcionários públicos conhecem a própria missão e visão de futuro da sua organização, neste caso, como desenvolver ações ou politicas públicas de qualidade para atender a sociedade?
Percebo que algumas secretarias não trabalham planejamento estratégico, em alguns casos os gestores nem conhecem suas competências.
Como delegar, criar e desenvolver projetos se neste caso o gestor nem conhece suas próprias competências ?
Olá,
No município de Macapá/AP, percebo o Planejamento governamental ainda pouco estruturado, visto que apesar de apresentar os instrumentos norteadores obrigatórios, como PPA, LDO e LOA, vejo que falta a integração e monitoramento do resultado desses instrumentos, ou seja, falta o monitoramento das ações, desde a aferição da demanda, sua implementação e avaliação.
Até mais.
Em Campo Grande,MS posso dizer que houve um retrocesso organizacional desde a gestão anterior em todos os setores. Jamais deixei de desmerecer ninguém por seus méritos, e até o presente momento, o melhor administrador da cidade e do estado foi do PMDB, André Puccinelli, por ter conseguido conduzir as diversas prioridades com muito tato e dedicação. Três gestões se passaram na prefeitura e o caos se instaura na saúde, retrocessos na educação, segurança e a falência do comércio. Por vias de fato, sempre tivemos representantes de famílias tradicionais da cidade, a população ainda não consegue discernir a importância de eleger pessoas que sejam boas gestoras, mas sim, aquelas que: "o fulano da família dele fez isso ou aquilo por mim'". Em suma, no momento não sei o que é pior, se é a mentalidade do povo ou gestores despreparados para administrar a cidade.