Qual a sua percepção quanto a falta de formação ou capacitação dos atores sociais envolvidos nos movimentos sociais representativos ?
VENHA PARTICIPAR!
Formação técnica dos atores sociais
Itamar, assim como você acredito na falta de incentivo a educação mais que isso, acredito e seu por experiência própria que as políticas educacionais no Brasil são excludentes. Mas enquanto quilombola e parte de um grupo seleto de 00,4% de mulheres negras que concluíram o doutorado de acordo com portal Geledé e Fundação Palmares lhe afirmo que o problema vai além da falta de incentivo perpassa pela exclusão social e marginalização de uma parcela grande da população que é "incentivada" a se profissionalizar para suprir as lacunas no espaço de trabalho. Garanto-lhe que para uma grande parte da população é muito difícil continuar nas escolas talvez por isto e lhe digo sem demagogias seja tão difícil para alguns acreditar nas minhas formações,, ocupo espaço onde a maioria não conseguiu chegar.
Penso que um dos grandes gargalos da gestão pública é como acomodar apadrinhados políticos dentro da gestão pública, ocupando cargos de gestão como: Diretoria, coordenadoria, gerencia sem nenhum conhecimento de gestão pública.
É preciso entender que não basta apenas ter vontade de comandar, liderar ou defender uma causa ou um segmento é preciso buscar conhecer e buscar ampliar com novos conhecimentos e socializar com os demais do grupo esses conhecimentos e assim formar multiplicadores para que os objetivos daquele grupo seja alcançado com sucesso.
A base do sucesso é o conhecimento
Realmente percebemos no movimento popular muitos representantes que ao falar demonstram pouca ou nenhuma formação escolar, o que me faz questionar o argumento de que a classe média conduz o destino do Brasil. Destaco que, apesar da pouca escolarização e até mesmo de formação, essas lideranças populares sabem muito bem o que as comunidades precisam.
O fato de serem suscetíveis a enganação é compensado pela possibilidade grande de cooptação pelas administrações daqueles que tem formação e mais se destacam.
A falta de formação é um grande problema já que as lideranças não preparadas não sabem dos seus direitos com clareza ou até mesmo como pressionar as autoridades para conseguirem suas demandas. Não sabem como resolver judicialmente os conflitos com a administração. Um exemplo clássico é quando o O.P. é usado pelas autoridades como justificativa para obras não atendidas por não constarem no O.P. Ora, sabemos que o O.P. recebe apenas "parte" da arrecadação direcionada para obras e que há outros recursos para as comunidades.
A formação permanente e continuada dos atores sociais envolvidos nos movimentos sociais representativos é de fundamental importância para a qualificação do trabalho realizados pelos conselhos representativos. Cabe ao poder público, com agente executivo, ofertar e proporcionar espaços formativos para os conselheiros, atendendo as especificidades de cada grupo.