FÓRUM 8 - Ética e choque cultural na empresa

FÓRUM 8 - Ética e Choque Cultural na Empresa

 
Imagem de Gilmar Mangueira Da Silva Silva
FÓRUM 8 - Ética e Choque Cultural na Empresa
por Gilmar Mangueira Da Silva Silva - quarta, 21 fev 2018, 23:21
 

1. A ética é muito consistente dentro de um determinado contexto, mas pode variar entre culturas ou época, Opine.

Resp: Sem dúvida nenhuma, e na minha ótica não pode ser diferente. Até pode variar entre culturas ou época, porém a essência não muda.    

2. " A atitude ética vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus serviços: clientes internos e externos entre outros membros da comunidade em geral".

a) - Como desenvolver ou aperfeiçoar as atitudes éticas no trabalho?.

Resp: As atitudes éticas em empresas multinacionais não tem muito o que aperfeiçoar, até porque o comando pertence a suas matrizes e as suas direções são rígidas. Nas suas filiais brasileiras existem mudanças, mas questões ética são mantidas para o bom desempenho no trabalho de grupos e equipes.  

b) - Como a ética pode ser determinante na imagem que a instituição terá perante a sociedade?

Resp: A ética é determinante na imagem que a instituição terá perante a sociedade que tem evoluído de uma forma geral. Oxalá que os Partidos Políticos cumpri-se o que determina no seus Estatutos,Regimentos e decisões dos seus Congressos ou convenções Partidárias que são instâncias superiores.   

3. O campo ético é , portanto, um campo polêmico, pois, ainda que todos concordem com os princípios que orientam a democracia e os diretos dos cidadãos e das cidadãs, na prática estamos longe deles e há situações em que é difícil saber como efetivá-los. Comente à respeito.

Resp: "O campo ético é, portanto, um campo polêmico" Somente é assim quando à direção violam os seus instrumentos legais e decide politicamente para contemplar certos grupos, chefes ou diretores que de alguma maneira precisa ser mantido na empresa ou no partido.

           Nem todos concordam com certos princípios que a "democracia" acolhe e os direitos dos cidadãos (ãs) são difíceis de ser cumpridos.

            Fiz um comparativo entre Empresas e Partidos, devido ter acompanhado votos contrários as decisões tomadas por Executivas de  Partidos nas questões das reformas  Trabalhistas entre outras votações.

            Em relação as Empresas também tivemos posições de Instituições que não condizia com a decisão de consenso.