Fórum Aula 01 - Discutindo um CASE

Análise do CASE 1

 
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Análise do CASE 1
por Britto Carla Ivane - domingo, 11 fev 2018, 19:05
 

Para que o gestor alcance a produtividade esperada no serviço público e faz necessária uma nova abordagem das relações existentes, considerando a nova realidade que demanda um serviço público eficiente, com servidores públicos preparados para atuar em um ambiente de trabalho complexo e exigente. Para o alcance desse objetivo, se faz necessário ter servidores motivados e engajados. Para tanto, o gestor deve saber o perfil de cada individuo da sua equipe para que possa planejar, mediante a análise da competência, habilidade, conhecimento e das motivações de cada uma para conseguir a adequação de cada servidor ao posto de trabalho. Alinhado a isso, a mentalidade de um serviço público eficiente, contrapondo-se à ótica tradicional que rotula o serviço público como sinônimo de ineficiência e de seus servidores como de “boa vida” ou de que não trabalham, precisa ser trabalhada concomitantemente, de forma a atingir de forma positiva a autoestima dos servidores. Ademais, reuniões periódicas de verificação de alcance de metas e busca de soluções conjuntas para seu alcance permite o engajamento de toda equipe em torno dos objetivos.

A publicidade interna e externa das ações e dos resultados da equipe/órgão impacta positivamente nos servidores que são parte da equipe e motiva não apenas o público interno, da equipe considerada em si mesma, mas também o público de servidores que não estão diretamente ligados a equipe, de forma que permaneçam constantemente motivados a alcançarem as metas traçadas e que ajudaram a construir.

O servidor passa a se sentir parte do processo e útil a toda a sociedade. Por sua vez, a sociedade irá desmitificando os “preconceitos” negativos que adotou em relação ao serviço público.

Por fim, quanto ao Princípio Constitucional da Administração Pública, penso que o princípio da moralidade não está adstrito a processos rígidos de controle, mas a processos de trabalho que ocorram dentro da ótica da realidade e que possam colaborar com outro princípio constitucional importantíssimo que é o da eficiência.
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Re: Análise do CASE 1
por Kérima Martins Parreira - quarta, 14 fev 2018, 20:33
 

Excelentes pontuações.

O senso de pertencimento que você sutilmente aborda é essencial.

"O servidor passa a se sentir parte do processo e útil a toda a sociedade. Por sua vez, a sociedade irá desmitificando os “preconceitos” negativos que adotou em relação ao serviço público"