1. O líder é uma emergência natural do processo do grupo? Ou um produto de um processo planejado, fabricado e racionalmente construído?
A configuração de um líder ao meu ver é o resultado de um processo de desenvolvimento que provem dos conhecimentos racionais e intuitivos que pelo meio de uma análise, síntese e criatividade, transforma, modifica e melhora o ambiente satisfazendo as necessidades e anseios das pessoas.
2. Qual o papel do líder na construção de um ambiente de desenvolvimento em uma comunidade (instituição, cidade, estada ou pais)?
Estudos realizados informam que ser líder é uma habilidade notória e de suma importância para os chefes, gerentes de empresas e gestores no desenvolvimento de suas atividades diárias. Nos últimos anos, o conceito de liderança vem passando por significativas transformações, evoluindo em conjunto com as mudanças tecnológicas por que passam as organizações. As últimas décadas foram caracterizadas pela aplicação da liderança como gestão, como uma liderança para fazer acontecer. A idéia do líder autoritário (chefe) foi deixada de lado, A liderança é intrínseca a cada um, e deve ser aplicada ao longo de sua carreira, evidentemente, cada qual dentro de suas responsabilidades. A liderança para uma vida sustentável deve ser eficaz, organizada e de acordo como o meio social em questão. A liderança como forma de aplicar a experiência prática e o conhecimento administrativo é um fator fundamental e determinante para os lideres obtenham êxito e o consequente sucesso.
3. Quando analisamos a motivação devemos levar em conta: o indivíduo, o ambiente social ou as expectativas individuais. Por que?
A motivação ao meu ver baseia-se em uma interação entre o sujeito e o ambiente, para os pesquisadores da personalidade e do comportamento humano o motivo é o que move o ser humano. Verifica-se, que os motivos podem ter origens diferentes, ou seja, podem ser emocionais, cognitivos e biológicos. A motivação, portanto, resulta em um comportamento que deve ser avaliado como um comportamento motivado ou não.
4. Você já se perguntou como anda seu CHA: Conhecimento, Habilidade, Atitude?
Todos nós temos características que nos diferem uns dos outros, somos o resultado de influências recebidas ao longo de nossa existência. Somos seres capazes de criar, produzir e assimilar idéias. Temos qualidades, natas e adquiridas, que nos dão o poder de sobressairmos aquém daqueles que não as desenvolveram.
É certo que o conhecimento e a habilidade são fatores muito importantes, mas temos que tomar atitudes muitas vezes radicais para que possamos conseguir tudo aquilo que almejamos.