FÓRUM 02 - Case 2.1 - O Ministério da Sociedade Brasileira: é possível realizar uma gestão estratégica de pessoas em um órgão desestruturado?

Fórum 02 - Case 2.1

 
Imagem de Gilmar Mangueira Da Silva Silva
Fórum 02 - Case 2.1
por Gilmar Mangueira Da Silva Silva - terça, 30 jan 2018, 16:17
 

1- Discuta sobre as dificuldades perante as quais o gestor pode se deparar quando da implantação de ferramentas modernas da gestão de pessoas em um órgão da administração pública.

Resp: O Gestor Público pode encarar as dificuldades na implantação de ferramentas modernas da gestão de pessoas procurando em primeiro lugar verificar o nível de conhecimento dos seus funcionários do setor.

          Todos sabem que às mudanças sejam na iniciativa privada ou no poder público sempre vão haver resistências, em menor grau nos funcionários mais novos de idade e de contratação.

          Esses o gestores pode capacitá-los e oferecer como vantagens o crescimento profissional e na medida do possível salarial, no qual pode contemplá-lo com um  cargo em comissão,  com reservas quanto a sua formação acadêmica e respeitando as limitações que o cargo e a legislação permite.            

          Sei que os gestores terão muitas dificuldades com os funcionários que já estão prestes à se aposentarem, na sua grande maioria não aceitam novos desafios, desvio de função nem pensar e não tem interesse em capacitação.

          Mesmo com esses entraves é preciso convidar à todos participarem das mudanças de todos na implantação das novas ferramenta de modernização que afinal vão mexer com pessoas e suas rotinas diárias.

          Porém os funcionários públicos sejam concursados ou em cargo em comissão tem a consciência  do compromisso de um bom atendimento ao cidadão ou cidadã e as melhoras nos processos e procedimentos internos precisam para bom atendimento dos contribuintes.  


   2. Reflita sobre os inúmeros limites da atuação técnica ocorrem diante de problemas estruturais das empresas públicas, e nesse contexto quais seriam as ferramentas adequadas para implantação da gestão estratégica de pessoas?


Resp: Uma implantação da gestão estratégica de pessoas o gestor precisa valorizar os seus funcionários, incluí-los nas esferas de decisões de acordo com a sua capacidade técnica.

           O prefeito eleito sempre traz contigo sua equipe de primeira linha, mas se faz necessário o conhecimento e a experiência de funcionários qua já atuam nas empresas públicas independente de partidos.

           É possível melhorar atuação dos funcionários e a eficiência das empresas públicas, é preciso demonstrar à todos que objetivo do gestor é gerar resultados que venha atender as finalidades da empresa e dos contribuintes.

           Sabemos que o gestor público não pode exigir dos seus subordinados aquilo que ele não foi capacitado ou contratado e nem recebe  para desenvolver aquela função.


3.        É possível a implantação de uma gestão estratégica de pessoas no âmbito do Ministério da Sociedade Brasileira? (Considere especificamente o cenário do case).

Resp:  É possível sim, mas o gestor precisa em primeiro lugar ter um diálogo franco com todos os funcionários sem nenhuma discriminação.

            O que o gestor precisa saber e ter a sensibilidade de perceber é que nem todos funcionários possuem bandeiras partidárias, foram concursados ou contratados para desenvolver um trabalho em prol da empresa pública ou para o poder executivo independentemente do partido que ganhou as eleições.

             Portanto o gestor precisa ter a capacidade de apresentar o Plano de Governo do seu Partido e propor algumas mudanças que acha necessárias.

             Quem já trabalhou  em empresas privadas e no pode público sabe que sempre existi algumas dificuldades a enfrentar.

              Na iniciativa privada os problemas são resolvidos rapidamente, os funcionários que não aceitam ou boicote a nova direção são dispensados.

              No Governos Estaduais, Prefeituras, Governo Federal e nas Empresas pública não é tão rápido, mas também tem estatuto do funcionalismo público e legislações  que prevê penalidades e dependendo do caso dispensa.

               Saliento que em todos os níveis de governo o gestores público vão encontrar funcionários descontentes com o salário, com o desvio das suas funções para qual foi contratado, porém se necessário demonstrar a necessidade de atender bem os munícipes.

              A palavra de ordem do gestor público é participação, capacitação, motivação dos funcionários em busca de ganhos profissionais e quando possível compensações financeiras para os que faz por merecer.

              Finalizando, o poder público que não tem medo de trabalhar com  a

sociedade organizada erra menos e alcança resultados satisfatórios eficientes para a sociedade.

      

Imagem de Edilberto Abreu
Re: Fórum 02 - Case 2.1
por Edilberto Abreu - terça, 30 jan 2018, 21:50
 

O Gestor Público precisa se emponderar da missão e visão de futuro da instituição, ter conhecimento do planeamento estratégico, os resultados das ações que fazem parte deste planejamento e conhecer o  perfil de cada servidor e seu comprometimento com a organização, com o objetivo de ter em mãos um diagnostico capaz de avaliar a participação e comprometimento de cada servidor com os resultados esperados na organização.

O gestor tem que ter a capacidade de conquistar a confiança do servidor,  fazendo com que o mesmo entenda que é uma peça importante e essencial para o bom andamento da maquina pública, quando o servidor é reconhecido e valorizado, quando o servidor estar no setor onde é capaz de produzir mais e melhor, a gestão atinge seus melhores resultados, portanto é possível sim melhorar a gestão