-Sim,faz-se necessário uma reeducação contínua das pessoas envolvidas no servir público,fazendo a sensibilização de todas as pessoas envolvidas no sistema nos três níveis:estratégico-tático e operacional,e assim horizontalizando a gestão .
FÓRUM 02 - Case 2.1 - O Ministério da Sociedade Brasileira: é possível realizar uma gestão estratégica de pessoas em um órgão desestruturado?
Fórum 02 - questão 3
Tenho percebido em vários órgãos públicos, instituições que funcionam com casulos e setores que não se comunicam entre si, criando uma imensa dificuldade no fluxo dos processos, sem falar que a grande maioria dos servidores não conhecem as 8 ferramentas da gestão e poucos sabem qual a missão da organização e sua visão de futuro.´
Penso que o maior desafio do gestor público e extrair o máximo potencial dos servidores que tem, internalizar uma visão sistémica e participativa dos envolvidos, evitando o engessamento das ações e a burocratização dos processos
Tenho percebido em vários órgãos públicos, instituições que funcionam com casulos e setores que não se comunicam entre si, criando uma imensa dificuldade no fluxo dos processos, sem falar que a grande maioria dos servidores não conhecem as 8 ferramentas da gestão e poucos sabem qual a missão da organização e sua visão de futuro.´
Penso que o maior desafio do gestor público e extrair o máximo potencial dos servidores que tem, internalizar uma visão sistémica e participativa dos envolvidos, evitando o engessamento das ações e a burocratização dos processos
É possível sim, a gestão por Competência torna-se fundamental nas empresas e no serviço público, onde mudanças ocorrem constantemente e profissionais buscam conhecimentos, habilidades e experiências para se adaptar em um ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar metas e atingir uma forma de administrar e construir uma organização eficaz. A Gestão por Competência requer inovações, tanto tecnológica como aperfeiçoamento pessoal. Um ambiente de trabalho bem organizado faz com que o funcionário sinta-se motivado, mostrando sua capacidade de desenvolver novas tarefas. O profissional que trabalha em equipe tem uma comunicação clara, evita o conflito e ainda respeita as diferenças individuais de cada membro dentro da empresa. É fundamental também o profissional saber qual é a sua missão dentro da empresa, seus valores e quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar. Com o aumento da competitividade no trabalho e o avanço da tecnologia, os funcionários devem cada vez mais buscar se atualizar e se aperfeiçoar, através de cursos, estágios e treinamento para alcançar seus objetivos.