A situação no âmbito do Ministério da Sociedade Brasileira está bem difícil, mas imaginei algumas sugestões para que não haja mais evasão e para que os servidores sintam-se valorizados e que essas ações fomentem o fator motivacional intrínseco de cada um para que busquem atingir suas metas e resultados.
Algumas sugestões a serem avaliadas para conseguir reter os servidores de carreiras até que o MPOG aprove a solicitação para carreiras de nível superior, quais sejam:
- Redução da carga horária de 40 para 30 semanais – 6 horas/dia, aos 80 por cento dos servidores de ensino médio com formação superior em nível de graduação, com aproveitamento e realocamento de acordo com suas habilidades.
- Convênios com universidades federais: mestrado e doutorado para os servidores de formação superior
- Convênios com instituições de ensino superior e de cursos tecnólogos, com bolsas de estudo que podem ser utilizadas pelos servidores com formação de ensino médio e extensivos aos filhos.
- Ambiente de trabalho ergonomicamente planejado
- Palestras, campanhas e serviços dentro do serviço público focados na saúde mental, emocional e física do servidor. Palestras sobre saúde, assédios sexual, assédio moral, sobre tabagismo, alcoolismo, entorpecentes e etc.