FÓRUM 02 - Case 2.1 - O Ministério da Sociedade Brasileira: é possível realizar uma gestão estratégica de pessoas em um órgão desestruturado?

Case2.1 O Ministério da Sociedade Brasileira

 
Imagem de Luiz Afonso Mira Picanço
Case2.1 O Ministério da Sociedade Brasileira
por Luiz Afonso Mira Picanço - quarta, 24 jan 2018, 14:12
 

É possível a implantação de uma gestão estratégica de pessoas no âmbito do Ministério da Sociedade Brasileira?

Diante do contexto apresentado, podemos dizer que há possibilidade de implantação, desde que, haja uma mudança extremamente veloz, visto que atualmente, vive-se a transição da sociedade moderna para a sociedade do conhecimento.

 

– Em caso positivo, de que maneira deverá dar-se essa implantação?         

O Ministério só irá evoluir se implantar um programa bem concebido e estruturado. Que deva refletir a cumplicidade entre a organização e servidores, visando um caminho motivador de crescimento mútuo, onde possa transformar a aprendizagem, por meio da definição de suas competências.

 

– Quais as dificuldades para a implantação, em face das características do quadro de pessoal do Ministério da Sociedade Brasileira? E quanto ao ambiente político?

 

As dificuldades será quanto a validação das novas competências, visto que, a baixa qualificação da maioria dos servidores, e as chefias imediatas bem como o gestor maior da instituição devido ao cunho político, na maioria não compreende o funcionamento da Administração Pública, a Visão, Missão e os objetivos Estratégicos da Instituição.

 

– Que providências devem ser tomadas em nível de planejamento e de estruturação de processos administrativos para sua concretização?

Estratégia e Planejamento Estratégico, Governança Coorporativa, Responsabilidade da Alta Direção, Controle Estratégico e Desempenho, Monitoramento, Construção de Indicadores, Estabelecimento de Metas, Detalhamento de ações e responsáveis.

 

 

– Qual é o papel da CGRH nesse processo? E dos demais atores?

A CGRH, assume uma função diferenciada, ganhando um papel de área estratégica, responsável pela implementação de ações de capacitação e formação para os servidores. Bem como articulação das ações de capacitação com a Gestão, com vistas à reorganização dos processos de trabalho e desenvolvimento institucional. A formação técnica e pedagógica entre os demais atores irá aprimorar a estratégia proposta.  

 

– Quais os pontos fortes e os pontos fracos das sugestões apresentadas por Túlio? Quais outras sugestões são possíveis?

Implantação de uma política de treinamento, desenvolvimento e educação no órgão;

Concurso Público para carreira de nível superior;

Políticas de capacitação não era bem recebidas;

Servidores não queriam assumir novas responsabilidades;

Servidores buscavam realizar tarefas o mais simples possível;

Os gestores não davam atenção a ação entre a avaliação de desempenho e os objetivos estratégicos do órgão;

Os chefes imediatos não cobravam resultados de seus servidores;

Servidores mais qualificados não ocupavam cargos mais elevados, sendo as mesmas reservadas para indicações políticas do partido.