Fórum Aula 01 - Discutindo um CASE

Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01

 
Imagem de Edilberto Abreu
Re: Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01
por Edilberto Abreu - quinta, 25 jan 2018, 13:13
 

1. Quais as competências e habilidades necessárias para que um chefe consiga compatibilizar o interesse/motivação do servidor com a produtividade esperada?

O Gestor Público em primeiro lugar precisa ter uma visão sistêmica e organizacional da organização, o gestor precisa conhecer a complexidade da organização, missão, visão de futuro, valores e a cultura existente na empresa, para que possa implementar um modelo de gestão e governança compartilhada.

O gestor tem que: valorizar o servidor; Ter habilidade na mediação de conflitos; Ser criativo; Ser pró-ativo, entre outra habilidades e competências.

2.   Você acha possível alcançar uma administração pública eficiente em meio a uma crise midiática? Quais os instrumentos são necessários?

Não tenho dúvida que podemos e devemos desenvolver a administração pública com eficiência e eficácia, desde que se tenha um plano de ação consistente, discutido com a sociedade e com transparência em todas as suas ações, sempre avaliando cada meta e etapa buscando desenvolver uma gestão por resultados e com todos os gestores envolvidos e com conhecimento de gestão pública.

3.    Como a opinião pública pode influenciar o sucesso das mudanças organizacionais?

Não basta apenas ter um portal da transparência como uma das ferramentas de estar prestando contas com a sociedade, quando milhões nem sabem o que é portal, muito menos transparência, se faz necessário manter um dialogo permanente com a sociedade, desenvolvendo uma nova cultura com todos os segmentos da importância da participação efetiva e das cobranças que se fizerem necessários.   

4.  Moralizar o Serviço público é apenas implantar sistema de controle ou haveria outros mecanismos para melhorar o debate sobre horários e produtividade dentro da administração pública?

Estamos em pleno século 21 e ainda existem "gestores" que na verdade ainda são chefes que ficam controlando a entrada e saída de servidores, inclusive com perseguições, faltas e advertências que em nada vão contribuir com a gestão de resultados.

Todo trabalhador gosta de ser valorizado e reconhecido, precisa estar motivado para desenvolver toda sua potencialidade.

Moralizar o serviços público é desenvolver uma gestão com foco no resultado, transparente, com prestação de contas para a sociedade, celeridade nos processos, desburocratizando suas ações e desenvolvendo as políticas públicas que atendam as necessidades da população, entre outros.