Fórum Aula 01 - Discutindo um CASE

Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01

 
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Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01
por Faísca Fernandes Gomes Carlos Alberto - sexta, 19 jan 2018, 13:28
 

1 - Quais as competências e habilidades necessárias para que um chefe consiga compatibilizar o interesse/motivação do servidor com a produtividade esperada? 

Para além de se ter muito claro, na nossa mente, quais são as metas que se pretende atingir, é preciso flexibilidade e saber ouvir as pessoas. Por vezes ainda persiste a ideia de uma hierarquia rígida, onde se pensa que a "técnica do chicote" funciona eficazmente com nossos subordinados ("técnica de chicote" é aqui uma metáfora que representa um tipo de liderança onde o superior hierárquico pensa que ser líder é dar ordens e impor o seu cumprimento, se necessário, através de sanções disciplinares ou de qualquer outro tipo). Na verdade, não é isso o que ocorre no dia a dia, sendo que este estilo de gestão autoritário gera revolta, a qual é impossível de controlar a partir de um certo ponto crítico. Em geral, tal sistema de liderança gera baixa produtividade, apatia e revolta dos subordinados, revolta esta que leva em geral, como resposta do líder à mesma, ao aplicar de sanções e de outros tipos de penalizações, as quais contribuem para um crescimento do mal estar sentido, da improdutividade e da revolta por parte dos seus subordinados. Em geral, tal modelo de liderança acaba na incapacidade de o departamento ou órgão, público ou privado, responder aos seus objetivos e metas, gerando uma letargia e apatia visível, não raras vezes, no serviço público e privado.

Por isso, uma das capacidades essenciais no líder é a de persuasão, aprendendo a ouvir os seus subordinados naquilo que os mesmos têm a dizer, tendo sempre muito claro as metas e objetivos a atingir, mas com respeito por estes naquilo que os mesmos de legítimo lhe tenham a apresentar.

Neste aspeto, na psicanálise há um ramo interessante que nos ajuda na análise das relações interpessoais chamado de Análise Transacional, por vezes utilizado na formação de gestores e colaboradores. A Análise Transacional pressupõe três estados de ego (Pai, Adulto e Criança), os quais são indutores uns dos outros. Desta forma, um Pai Crítico -- personagem que encarna a metáfora do líder que prossegue uma "técnica de chicote" -- gera do outro lado, i.e., do lado dos seus subordinados, uma atitude de Criança Adaptada ou de Criança Rebelde -- estes dois estados de ego se tornam instáveis entre si, podendo a qualquer momento a adaptação dar lugar à rebeldia e vice-versa --, o que dificultará, e muito, o atingir das metas e objetivos pretendidos pela liderança em causa.

Na verdade, a melhor atitude a adotar por parte do líder é a que corresponde ao estado de ego de Adulto, indutor na relação interpessoal do referido estado de ego de Adulto no seu interlocutor -- mesmo que este inicialmente seja de Pai ou de Criança --, o qual pressupõe o saber ouvir e respeitar o outro, numa relação mútua de partilha de responsabilidades e objetivos na persecução das metas a atingir. Para mim, e na minha experiência pessoal, esta será a relação ideal de liderança, a qual não deixa de pôr de lado também o saber punir quando necessário, mas sempre com o reconhecimento de justiça na sua ação disciplinar por parte de seus subordinados. É uma posição de maturidade e de equilíbrio, com a flexibilidade necessária para se saber ouvir e atender ao que de pertinente nos é colocado.


2 - Você acha possível alcançar uma  administração pública eficiente em meio a uma crise midiática? Quais instrumentos são necessários? 

Apesar da óbvia dificuldade, é sempre possível tentar atingir esse objetivo, isto pelo menos se a atitude da mídia for objetiva e informativa, o que por vezes não é o caso. A regra é sempre transparência e objetividade na mensagem transmitida pelo gestor público. Contudo, há que reconhecer que não raras vezes a mídia se torna num instrumento da luta política, distorcendo as questões, inclusive com patente desonestidade intelectual. Aqui seria necessário a existência de uma opinião pública madura, assertiva e, sobretudo, bem consciente e informada, algo que no Brasil não se vê ainda em abundância. Na verdade, vindo de fora se observa no Brasil uma atitude em geral naife, alvo de uma fácil manipulação num grau que hoje na Europa, por exemplo -- esse é um caso que eu bem conheço por razões de vida pessoal --, é difícil de se ver. E, para isso, nada ajuda o mito ainda hoje muito presente na mente de muito brasileiro de que lá fora tudo é melhor, só no Brasil é que há corrupção -- ou esta é maior por Terras de Vera Cruz do que por lá fora --, etc., o que em nada corresponde à verdade -- a corrupção na Europa, por exemplo, consegue por vezes ser bem maior e generalizada do que a que se observa no Brasil, e os serviços públicos funcionam por lá pior do que por aqui, realidade que bem conheço e da qual posso dar extensos e documentados exemplos. Por isso, a ideia de que "só no Brasil" não é mais do que um mito que em nada corresponde à realidade e que só denota preconceito e ignorância face ao que realmente se passa lá fora. 

Assim, penso que para se conseguir uma administração pública eficiente em meio a uma crise mediática se torna necessário transparência e muita objetividade na informação transmitida ao cidadão, sendo contudo fatores dificultadores desse mesmo objetivo a falta de sentido crítico objetivo e informado e, sobretudo, a manipulação efetuada pela mídia em virtude de interesses políticos inconfessos, muitas vezes propagado pelos próprios donos dessa mesma mídia. Não será por acaso que hoje se fala muito em "fake news" (notícias falsas) por esse mundo fora -- não falo só na realidade brasileira --, sendo que muitas dessas notícias falsas são na verdade propagadas por grandes órgãos de mídia, como por exemplo, e para não usar o caso brasileiro, a CNN, o New York Times, entre outros, isto só para citar um exemplo hoje fortemente vivido nos Estados Unidos e na luta política movida contra Donald Trump, cuja vitória eleitoral foi sobretudo produto de uma profunda incompetência política de seus adversários.


3 - Como a opinião pública pode influenciar o sucesso das mudanças organizacionais?

Sendo a mesma crítica da realidade vivida, auditando os gestores públicos. No meio anglófono há um vocábulo que descreve esta mesma necessidade (accountability), a qual corresponde à ideia de que todo o gestor público deve prestar contas de toda sua atividade enquanto tal. Contudo, para que isso seja verdadeiramente funcional, é preciso honestidade intelectual nos questionamentos efetuados, não procurando usar como arma política o ofuscamento de questões que são intencionalmente distorcidas com intuito de as usar numa luta política desleal. Penso pois que as ideias chave aqui são: prestação de contas, honestidade intelectual nos questionamentos efetuados, e sobretudo lealdade na oposição política efetuada, não usando falsas questões e inverdades para tentar influenciar o eleitor na normal luta politica existente em toda a democracia digna desse mesmo nome.


4 - Moralizar o serviço público é apenas implantar sistemas de controle ou haveria outros mecanismos para melhorar o debate sobre horários e produtividade dentro da administração pública?

Obviamente que deve existir flexibilidade na condição de as metas propostas serem atingidas. Há hoje diversos recursos, como o home office, que podem e devem ser usados, estando hoje também em voga por esse mundo fora os bancos de horas, os quais permitem uma gestão mais eficiente e barata da mão-de-obra. Mas sobretudo são precisas regras claras e que as mesmas sejam efetivamente cumpridas. Mais do que uma rigidez horária controlada através de mecanismos que na prática se podem tornar também ineficazes, é preciso clareza de regras objetivas efetivamente cumpridas.

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Re: Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01
por Luiz Afonso Mira Picanço - segunda, 22 jan 2018, 14:23
 

 

1 - Quais as competências e habilidades necessárias para que um chefe consiga compatibilizar o interesse/motivação do servidor com a produtividade esperada? 

Estabelecer um prazo de implantação e inovação na busca de resultados, através  do seu Plano de Trabalho apresentado, e estabelecer avaliação de indicadores individuais de desempenho aos servidores que tenha influência no salário de cada servidor.

2 - Você acha possível alcançar uma administração pública eficiente em meio a uma crise midiática? Quais instrumentos são necessários?

 É possível sim, desde que tenha Confiança, uma boa reputação e os principais instrumentos são em estabelecer um planejamento e definir metas, estabelecer indicadores de gestão, investir na qualificação dos processos de gestão (inovação) e colocar a crise na sua devida dimensão.

3 - Como a opinião pública pode influenciar o sucesso das mudanças organizacionais?

Através de pesquisas qualitativa e quantitativa em contexto de transformação.

4 - Moralizar o serviço público é apenas implantar sistemas de controle ou haveria outros mecanismos para melhorar o debate sobre horários e produtividade dentro da administração pública?

O serviço público precisa passar por mudanças radicais que melhorem a qualidade do atendimento e otimizar o retorno, na forma de serviço, dos impostos pagos pela população, precisa aumentar a capacitação e elevar a produtividade dos servidores.

 


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Re: Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01
por Gilmar Mangueira Da Silva Silva - terça, 23 jan 2018, 17:35
 

1. Quais as competências e habilidades necessárias para que um chefe consiga compatibilizar o interesse/motivação do servidor com a produtividade esperada?

R:  No poder público tem duas situações distintas, a primeira é quando o chefe é concursado e de carreira e a outra é quando ele vem trabalhar na administração juntamente com o Prefeito eleito e assumi uma chefia de algum departamento. 

     Primeiramente você traz contigo o plano de governo e quer implantá-lo, você só  conseguirá ter sucesso caso consiga conquistar os seus subordinados que muitas vezes não são partidários.

     A minha experiência vivida foi conhecer cada funcionário do departamento de forma individual e depois coletiva demonstrando total interesse em solucionar os problemas existentes, porém, seria fundamental a participação de cada um no processo.

    Como já tinha obtido informações de cada funcionário fiz uma classificação de prioridades das proposta eram consensuais e que se enquadravam em nosso plano de governo e foi apresentado ao senhor prefeito que algumas foram adotadas rapidamente.

     Entre os assuntos tratados estavam Plano de Cargo e Salários, Estatuto da Guarda Municipal, Capacitação, modernização de equipamentos eletrônicos (computadores) entre outros itens.

      Com o diálogo franco e com a participação de todos conseguimos que os funcionários tivessem interesse em nos ajudar e com a motivação adquirida por parte dos servidores obtivemos a produtividade mais que esperada.

       Ressalto que a média de tempo de casa dos funcionários eram acima dos dez anos de trabalho, e que muitos não tiveram uma recepção por parte das chefias e a participação nos projetos era zero, os equipamentos eram todos obsoletos e muitos traziam os seus notebook de casa.


2.   Você acha possível alcançar uma administração pública eficiente em meio a uma crise midiática? Quais os instrumentos são necessários?

R:   Acredito que é possível sim, pois a nossa população está mais escolada e sabem suas prioridades.

       Não existe mais espaço para o gestor público que não trabalhe sem planejamento e sem a participação popular.

        Assessorei um gestor público que adotou o orçamento participativo, dividimos o município em 27 regiões e fizemos os debates com a população, os resultados foram bons,  administração foi eficiente em adotar os instrumentos de necessários de diálogos com todos os segmentos que acompanharam todas implantações.

        Aprovamos o Plano Diretor, Saneamento, Drenagem com toda a crise existente conseguimos implantar no Município uma rede na área da saúde com UBS, UPAS e Hospital de Clinicas especializadas entre outros equipamentos com o aval da população.


3.    Como a opinião pública pode influenciar o sucesso das mudanças organizacionais?

R: O gestor público não pode ter medo da participação da população, os munícipes sabem as necessidades da sua rua, bairro e do seu município.

     A nossa CF - Constituição Federal o Estatuto das Cidades abrem espaço para participação popular nas esferas de decisões.

     Os gestores públicos são mais eficazes e  erram menos quando a participação da população e dos funcionários públicos que conhecem a máquina.

     A discussão de um projeto de interesse da administração não pode ser de forma isolada, é preciso que as Secretárias envolvidas participem não só com Secretários mas incluam na discussão os seus técnicos, as mudanças organizacionais se faz necessária de acordo com crescimento da população local e mudanças legislativas.


4.  Moralizar o Serviço público é apenas implantar sistema de controle ou haveria outros mecanismos para melhorar o debate sobre horários e produtividade dentro da administração pública?

R:  O controle de horário funciona melhor na iniciativa privada, mesmo assim acontecem falhas. Como experiência vivida posso dizer que o sistema de cartões eram frágeis e só teve resultado satisfatório quando foi implantado o cartão eletrônico.

      Já no poder público a folha de ponto para controle dos funcionários é totalmente inadequado, falho e ultrapassado.

      A minha experiência no poder público posso afirmar que o horário de trabalho não é respeitado, primeiramente pelas diretorias, chefias e funcionários concursados que aproveitam essa falha e muitos fazem o seu próprio horário.

      Diante deste fato para moralizar adotamos o crachá eletrônico onde constava o nome do funcionário, matricula,  cargo / função, departamento e tarja eletrônica que ao passar na catraca deixava registrada as entradas e saídas do funcionário.

       Posso afirmar que mesmo assim não é 100% correta, até porque, quem tem a caneta na mão é quem manda.

        Outro sistema de controle adotado foi sobre a tramitação dos processos, que antes eram por caderno de controle e foi adotado o sistema eletrônico, aqui podemos sentir que a produtividade aumentou,  


     

     

  

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Re: Tentativa de respostas às quatro questões colocadas neste fórum e relativas à aula 01
por Edilberto Abreu - quinta, 25 jan 2018, 13:13
 

1. Quais as competências e habilidades necessárias para que um chefe consiga compatibilizar o interesse/motivação do servidor com a produtividade esperada?

O Gestor Público em primeiro lugar precisa ter uma visão sistêmica e organizacional da organização, o gestor precisa conhecer a complexidade da organização, missão, visão de futuro, valores e a cultura existente na empresa, para que possa implementar um modelo de gestão e governança compartilhada.

O gestor tem que: valorizar o servidor; Ter habilidade na mediação de conflitos; Ser criativo; Ser pró-ativo, entre outra habilidades e competências.

2.   Você acha possível alcançar uma administração pública eficiente em meio a uma crise midiática? Quais os instrumentos são necessários?

Não tenho dúvida que podemos e devemos desenvolver a administração pública com eficiência e eficácia, desde que se tenha um plano de ação consistente, discutido com a sociedade e com transparência em todas as suas ações, sempre avaliando cada meta e etapa buscando desenvolver uma gestão por resultados e com todos os gestores envolvidos e com conhecimento de gestão pública.

3.    Como a opinião pública pode influenciar o sucesso das mudanças organizacionais?

Não basta apenas ter um portal da transparência como uma das ferramentas de estar prestando contas com a sociedade, quando milhões nem sabem o que é portal, muito menos transparência, se faz necessário manter um dialogo permanente com a sociedade, desenvolvendo uma nova cultura com todos os segmentos da importância da participação efetiva e das cobranças que se fizerem necessários.   

4.  Moralizar o Serviço público é apenas implantar sistema de controle ou haveria outros mecanismos para melhorar o debate sobre horários e produtividade dentro da administração pública?

Estamos em pleno século 21 e ainda existem "gestores" que na verdade ainda são chefes que ficam controlando a entrada e saída de servidores, inclusive com perseguições, faltas e advertências que em nada vão contribuir com a gestão de resultados.

Todo trabalhador gosta de ser valorizado e reconhecido, precisa estar motivado para desenvolver toda sua potencialidade.

Moralizar o serviços público é desenvolver uma gestão com foco no resultado, transparente, com prestação de contas para a sociedade, celeridade nos processos, desburocratizando suas ações e desenvolvendo as políticas públicas que atendam as necessidades da população, entre outros.