Fórum oficial da Aula 8

Vamos voltar nos slides anteriores e reescrever as propostas apresentadas

 
Imagem de Rosinalda Simoni
Vamos voltar nos slides anteriores e reescrever as propostas apresentadas
por Rosinalda Simoni - terça, 5 dez 2017, 22:16
 
Vamos voltar nos slides anteriores e reescrever as propostas apresentadas, buscando aperfeiçoar as duas para serem apresentadas via plataforma SICONV.
Imagem de Dinalva Freire Galvão
Re: Vamos voltar nos slides anteriores e reescrever as propostas apresentadas
por Dinalva Freire Galvão - terça, 12 dez 2017, 22:36
 

O SICONV – Sistema de Convênios foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com Estados, Municípios, Distrito Federal e também com as associações sem fins lucrativos.

Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infra estrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.

Para ter acesso a recursos públicos do governo federal, a OSC precisa obrigatoriamente estar cadastrada no SICONV e ter um planejamento estratégico que defina suas necessidades.

É recomendável que a OSC tenha um BANCO DE PROJETOS, para que ao aparecer a oportunidade de captar recursos esteja com o projeto ao menos semi-pronto.

A OSC precisa acompanhar o portal SICONV sistematicamente, para ter acesso as divulgações dos programas/editais e cumprir o prazo para inclusão de suas propostas.


Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: Vamos voltar nos slides anteriores e reescrever as propostas apresentadas
por Odmar Péricles Nascimento - quinta, 14 dez 2017, 10:04
 

O SICONV está prestes a completar dez anos de experiencia que se consolidou na administração pública federal, principalmente pela uniformidade e universalidade do atendimento à diversidade de sua clientela.

Me lembro do impacto causado de quando de sua implantação, tendo prefeituras, secretarias de estado e principalmente as organizações da sociedade civil, que se adequarem a nova modalidade de relacionamento, para inscrição de projetos. 

Transparente e ágil, o sistema opera a partir das informações que disponibiliza antecipadamente, e do processo de assessoramento e acompanhamento das inscrições dos projetos.

E coube aos usuários do sistema, dar saltos para qualificação dos projetos, com mais detalhamento de informações, clareza e objetividade dos meios e fins de seus propósitos. 

Imagem de Daniel Pereira De Araujo
Re: Vamos voltar nos slides anteriores e reescrever as propostas apresentadas
por Daniel Pereira De Araujo - quinta, 14 dez 2017, 16:30
 

O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) é uma ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de Recursos Federais para Orgãos Públicos e Privados sem fins lucrativos.

Para entender melhor, esses repases ocorrem por meio de contratos e convênios indicados à execução de programas, projetos e ações de interesse comum.

Através do Siconv definida pela Portaria Interministerial nº 127/2008 o processo é definido pelas seguintes etapas:

  • Seleção
  • Formalização
  • Execução
  • Acompanhamento e Prestação de Contas dos contratos e convênios

Para consultar informações específicas sobre os processos de seleção, apresentar propostas de trabalho e celebrar esses instrumentos, os estados, municípios e entidades envolvidas devem fazero credenciamento para utilizar o sistema.