1. Determine a meta. O caminho pelo qual se deseja seguir é o ponto de partida do planejamento, e os objetivos de comunicação que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos. Se quiser entender a fundo como estabelecer metas de uma forma que suas chances de atingi-la sejam dez vezes maior, leia esse artigo aqui.
2. Analise a organização. É necessário conhecer bem a empresa, identificando de maneira detalhada quais são os pontos fortes e fracos da corporação.
3. Determine missão, visão e valores da corporação. A definição de missão, valores e visão da empresa devem ser totalmente conhecidas, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas da organização.
4. Identifique seu público. Além da empresa, deve ser analisado, também, o público com o qual se deseja conversar; podendo definir os melhores caminhos para chegar aos principais objetivos.
5. Identifique os objetivos da ação. Demanda de mercado, interesses e políticas de relacionamento com stakeholders devem ser devidamente mapeados e identificados.
6. Dê importância à imprensa. A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação.
7. Defina objetivos, estratégias e metas. É fundamental ter estabelecidos quais são os objetivos que se deseja alcançar, quais são as ferramentas que se possui para isso e em quais prazos isso deve ser realizado.
8. Planeje a ação. Defina os planos que serão capazes de levar a empresa aos seus objetivos de maneira detalhada.
9. Faça a monitoração. Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática.
10. Avalie os resultados. A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.