Para que um indivíduo possa ser considerado um verdadeiro líder precisará primeiramente se conhecer e saber liderar sua própria vida (autoliderança). Este é um processo que deve ser contínuo e profundo.
A pessoa deve ter clareza sobre suas fortalezas, pontos a desenvolver, gerenciar sua vida por valores e ter conhecimento de sua missão na vida e visão de futuro. Analisar se seus valores são alinhados com os da organização em que trabalha e se a missão e visão desta empresa são compatíveis com sua própria.
Também deve ser capaz de protagonizar sua vida, ou seja, tomar decisões, responsabilizar-se pelo sucesso e insucesso de suas ações. Em suma, a autoliderança é a busca da maturidade, independente da idade cronológica que se tenha.
A melhor forma de Liderar equipes é buscar o conhecimento para analisar e compreender os sistemas humanos. Mergulhar nas questões de conhecer melhor o ser humano, motivar e engajar. Aprender a identificar os talentos individuais em todos os seus colaboradores, ser capaz de montar um time em que cada um dá o seu melhor, nas posições mais adequadas para eles. Deve ser capaz de criar relações de confiança com seus colaboradores e incentivá-los a fazerem com seus colegas.
Como um bom maestro, este líder deve aprender a conduzir a equipe para a harmonia, com clareza e segurança, incentivando seus liderados para que alcancem os objetivos e metas individuais e de equipes, contribuindo para que a visão organizacional seja alcançada através do empenho de todos.