Fórum da Aula 2

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – APLICAÇÃO E EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

 
Imagem de Geralda Lopes De Resende
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – APLICAÇÃO E EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
por Geralda Lopes De Resende - segunda, 23 out 2017, 15:12
 

Boa tarde, cursistas.

Gostaria de discutir o princípio da Igualdade, fundamentando na Constituição Brasileira, pois se trata de um princípio muito importante para as causas socialistas, podendo garantir a nós mulheres o direito a participar de todos os âmbitos da política e com direito de igualdade. 

Como também para promover a nossa participação nas decisões do partido em todos os âmbitos,nos governos por nós eleitos, assegurando que nossos direitos sejam respeitados sem preconceito de origem, raça, gênero, cor, idade, sem quaisquer discriminações.

No âmbitos das Administrações a CF prevê ainda, de forma programática, a redução das desigualdades sociais e regionais (artigo 3°, III), repulsa com a discriminação (artigo 3°, IV), dentre outros (SILVA, 2006, p. 211/212). Assim, os governos socialistas devem ter como premissa os princípios do Socialismos e Liberdade, que se pauta na redução das desigualdades sociais. Aqui em Brasília, fica muito nítida as desigualdades sociais, que advém desde a construção de Brasília, como capital. 

Aqui no Plano Piloto, as condições sócio-econômicas da população são muito exacerbadas, pois se trata das residências oficiais dos três poderes, por outro lado, temos as Regiões Administrativas muito carentes, como a cidade Estrutural, que está localizada próxima ao Plano Piloto, mas as pessoas têm condições econômicas muito precárias.

Como temos um governo socialista eleito, a nossa função enquanto membros do partido é lutar para que haja esta redução das desigualdades sociais e regionais, nesse sentido o nosso governador tem se dedicado a esta árdua tarefa de levar as políticas públicas para as pessoas das regiões menos favorecidas, tais como a Região do Sol Nascente, localizada na periferia da Ceilândia.

É um desafio muito grande para um governo, que recebeu uma administração endividada e com tantos problemas sociais, principalmente na questão da saúde, um gargalo que vem do governo federal, afunilando nas nossas regiões administrativas mais carentes.


Imagem de Wilma M. Costa
Re: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – APLICAÇÃO E EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
por Wilma M. Costa - sábado, 28 out 2017, 22:33
 

Geralda,

As desigualdades sociais e regionais no Brasil ainda é um grave problema e um desafio para a Gestão Pública.

Vai na contramão dos preceitos da Carta Magna de 1988.

Quando exemplifica com um recorte territorial, no caso Brasília tem uma atitude de pintor ou de autor ,retrata uma faceta, que infelizmente não é privilégio de uma capital ou uma cidade brasileira.  Neste sentido a regra é geral.

Sem dúvida trouxe um bom exemplo, As cidades mais próximas da capital federal Brasília sofrem como cidade dormitório. Tem o ônus da conta e não fica com os recursos da comercialização, do emprego e da renda.  O dinheiro circula na capital e os problemas se exacerbam na circunvizinhança.

Falta de política pública integrada de mobilidade urbana, aumento de violência e criminalidade, aumento da vulnerabilidade, entre elas a drogadição.

Seus exemplos são mesmo um retrato desta disparidade e desigualdade.

"Aqui em Brasília, fica muito nítida as desigualdades sociais, que advém desde a construção de Brasília, como capital. 

Aqui no Plano Piloto, as condições sócio-econômicas da população são muito exacerbadas, pois se trata das residências oficiais dos três poderes, por outro lado, temos as Regiões Administrativas muito carentes, como a cidade Estrutural, que está localizada próxima ao Plano Piloto, mas as pessoas têm condições econômicas muito precárias. "

Wilma Costa

Tutora Turma 6