Fórum Aula 5 - O PAPEL DO MUNICÍPIO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO, URBANO E AMBIENTAL

Assistência Social como Direito

 
Imagem de Paulo Bracarense
Assistência Social como Direito
por Paulo Bracarense - quinta, 5 out 2017, 20:26
 
Conheci mais apropriadamente a área de Assistência Social quando fui representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social em Curitiba em 2007. Até então eu enxergava a "assistência" como algo um pouco nefasto, principalmente com a sua má utilização pelos políticos. Filantropia, assistencialismo e clientelismo andavam muito próximos. As esposas dos executivos, em nível nacional, estadual e municipal eram as responsáveis pela área. Mesmo a Dona Ruth Cardoso, melhorando um pouco a prática, não era propriamente da área, uma vez que sua área era mais acadêmica e ligada à antropologia, até onde eu sei.


Mas entendi o papel central da Assistência Social como direito a partir do momento em que me envolvi com o tema representando a Fundação na minha universidade no Conselho Municipal. A LOAS e a organização do SUAS mostraram para que realmente serve a ação na área e creio que um governo socialista deve abdicar de forma definitiva de fazer a Assistência Social instrumento de clientelismo.

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: Assistência Social como Direito
por Kérima Martins Parreira - sábado, 14 out 2017, 21:02
 

Paulo,

É verdade, O papel da  Assistência Social tem sido ao longo dos anos reduzido à uma Política Assistencialista voltado para resultados  de cunho eleitoral. Infelizmente.

Mas seu papel é amplo e profundo e.... NECESSÁRIO para um país que tem ainda uma margem grande de população vivendo na pobreza e sujeito à ampla vulnerabilidade.

O cidadão vive no município, Mora no município.   È nele que a vida acontece.

Precisa-se sim, dar a ASSISTÊNCIA SOCIAL o valor  e a execução que ela merece,

KÉRIMA MARTINS PARREIRA

TUTORA TURMA I