Os municípios são os responsáveis pelo desenvolvimento local e representam, na esfera pública, importante papel para a promoção do desenvolvimento em uma nação.
Comente à respeito.
Os municípios são os responsáveis pelo desenvolvimento local e representam, na esfera pública, importante papel para a promoção do desenvolvimento em uma nação.
Comente à respeito.
Os gestores públicos precisam assumir o compromisso perante a comunidade para o desenvolvimento econômico alicerçado no desenvolvimento humano-sustenta´vel e com resultados efetivos !
Boa noite, senhora Rogéria Ferreira.
Tudo na vida é uma questão de postura e opção pelo coletivo, entendendo que tudo que ocorre no público de um modo ou de outro irá afetar o enredo desenvolvido na sala de estar particular.
Ou seja, inicialmente, é imprescindível que cada cidadão cumpra seus deveres e exercite o justo direito. Em meio a esse exercício da cidadania, faz-se necessário acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos, por meio dos canais facultados pelo arcabouço jurídico e administrativo.
Não existe realização sem fiscalização. E a sociedade civil organizada precisa ser informada, ensinada e estimulada a supervisionar.
Espero que tenha colaborado.
Saudações fraternas.
Carla Monteiro, tutora TURMA 5, Cetur/FJM.
Muitas gestões irresponsáveis acabam por deixar algumas cidades fincadas no atraso. É papel dos gestores públicos municipais buscarem afinação e parcerias junto aos poderes estadual e federal, a fim de promover o desenvolvimento local. A gestão pública deve pensar na coletividade, no crescimento e organização do município. A velha política, aquela dos "grupos e partidos aliados" às vezes acaba sendo a causa de isolamento político e desarticulação em prol de muitos municípios, impedindo o desenvolvimento como um todo.
Os municípios acima de vinte mil habitantes são responsáveis pela elaboração, aprovação, gestão e monitoramento do Plano diretor e prestam papel fundamental a população.
O Gestor Público municipal tem a missão de melhorar a auto estimas de seu povo, de gerar renda e oportunidades, emprego, combater as desigualdades, combater a discriminação, melhorar a qualidade de vida da sua gente, promover o aproveitamento sustentável dos recursos naturais, reduzir a pobreza e o analfabetismo e melhorar a saúde de seu povo
Compartilho com todos os colegas o artigo "A função socioambiental da propriedade privada como mecanismo de efetivação de cidades sustentáveis" publicado no Seminário Internacional de Direito, Democracia e Sustentabilidade promovido pela Faculdade Meridional de Passo Fundo/RS.
O material contribuirá para o estudo do presente tópico, visto que as deliberações constantes no artigo tratam do Estatuto da Cidade e do cumprimento do princípio da função social da propriedade.
O Brasil é o único país no mundo organizado de maneira que possuímos poder legislativo municipal, importante papel assentado em nossa Constituição Federal, por óbvio que os representantes do povo na Constituinte da década de 80 realizaram desta maneira a organização administrativa para que nossa democracia fosse reforçada em cada localidade e os cidadãos pudessem participar da organização de suas demandas e soluções para as demandas.
Município tem que buscar parcerias, criar distritos industriais, explorar o potencial que a região possui, para assim fomentar o desenvolvimento econômico, criar nichos como: turismo, cultura, indústria, etc. Buscar parcerias com Sebrae, Sistema S para capacitação, com agências de Fomento como em Goiás o Banco do Povo e a Goiás Fomento, além do FCO no Banco do Brasil para que os empresários possam investir na melhoria do negócio e assim gerar emprego e renda na região.
Dentre as atividades da Gestão Municipal, uma delas é tentar promover o desenvolvimento local, talvez a mais difícil para a grande parte dos prefeitos e prefeitas desse país.Mas penso que desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social não o é! Daí o maior entrave. É certo que fomentar a criação de pequenas e medias empresas é importante, mas mais importante ainda é ter condições plenas de ditar o desenvolvimento local com condições para tanto, e fazendo ele refletir sobre todas a sociedade de forma positiva, e pra isso acontecer, a revisão do modelo federativo é questão que se impõe! reforma do pacto federativo já!
Os municípios são a base local para o desenvolvimento econômico. A definição, estruturação, viabilidade e acompanhamento das políticas públicas municipais são fundamentais para o efetivo resultado econômico e seus impactos nas demais políticas públicas municipais, assim como na sobrevivência e melhoria na qualidade de vida dos habitantes locais. Estimular a economia é necessário para possibilitar mais empregos, melhoria nas rendas, reduzir o índice de pobreza, agindo de modo que valorize e respeite os recursos naturais, a sustentabilidade e a redução das desigualdades sociais.