Fórum Aula 5 - O PAPEL DO MUNICÍPIO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO, URBANO E AMBIENTAL

PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 
Imagem de Carla Monteiro
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Carla Monteiro - quinta, 5 out 2017, 22:14
 

Rogéria Ferreira, boa noite. 

Se eu entendi, você questiona a permissividade do gestor municipal em permitir o esgarçamento das relações entre a instituição pública e a sociedade, promovido pela pressão do movimento social, para efetivamente garantir direitos cidadãos à população. 

É importante salientar que os movimentos sociais são a expressão de como os interesses e os valores da cidadania se organizam, para defender e promover, no âmbito das relações de classes, tanto a mudança como a manutenção da ordem vigente. 

Por outro lado, a grande maioria dos gestores públicos não entendem a promoção social como um direito cidadão, mas uma ferramente de tutela da cidadania, que gera o assistencialismo. Alem desses limites, o investimento no social é entendido como um gasto e não uma aplicação na melhoria da vida de pessoas. 

Os governos socialistas têm foco no social. A partir dessa estrutura se é organizado o governo. A grande maioria dos governos, porém, tem foco no capital. São os chamados governos financistas ou desenvolvimentistas. O social só se torna pauta ou política pública em se tendo mobilização dos movimentos sociais. 

Espero ter auxiliado o debate. 

Saudações socialistas. 

Carla Monteiro, tutora da TURMA 5, Equipe Cetur/FJM.