FÓRUM 7 - Intraempreendedorismo

FÓRUM 7 - Intraempreendedorsmo na Embrapa

 
Imagem de Gilmar Mangueira Da Silva Silva
FÓRUM 7 - Intraempreendedorsmo na Embrapa
por Gilmar Mangueira Da Silva Silva - quarta, 21 fev 2018, 18:32
 

1. Qual o papel da liderança como indutor na criação de ambientes propícios à criatividade e inovação nos respectivos ambientes de trabalho?

Resp: O papel da liderança é estar sempre motivando,  valorizando profissionalmente, financeiramente e dando condições para os funcionários desenvolva novas tecnologias inovadoras com suas criatividades.

     Um dos projetos que foi desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa, foi a Soja, Milho transgênicos, porém a empresa Monsanto foi quem ganhou à fama. Perdemos muitos Pesquisadores para outros países por não valorizarmos os nossos profissionais.

2. O Infraeprendedorismo é visto hoje como a capacidade de inovar através da recriação e reinvenção dos processos e técnicas que a permitem encontrar novas soluções. Opine sobre as possibilidades e limitações dessa prática nas empresas pública.

Resp: Os recursos do Ministério e Tecnologia sempre foram muito utilizados de forma irregular para projetos de poucos regiões.

           Para as empresas públicas terem sucesso é preciso ter gestores que disponham a se capacitarem e ter equipe técnicas para produzir bons projetos que tenham alcance social para o seu Estado, Município e para própria União.

           Quando não se tem técnicos nas repartições públicas uma saída prática e de custos baixo é usar convênio com as Universidades,  Escolas Técnicas ou fazendo com Entidades do Segmento da Sociedade Civil para dar respostas das necessidades do poder público.

3. A excelência da gestão pública deve passar também pela excelência comunicacional. Como estabelecer uma comunicação estratégica e integrada levando se em conta as limitações da sua realidade?

Resp: Primeiramente se faz necessário ter Plano, Planejamento, Gestores com conhecimento nas respectiva área, recursos financeiros, equipe criativa participativa com liberdade de atuação.

          É importante ter pelo menos uma vez por ano um Programa de Capacitação dos Servidores, afim de ampliar seus conhecimentos e habilidades em aulas de aperfeiçoamento em tecnologia da informação, Competência de Relacionamento Interpessoal. Vai ajudar em muito a Administração como um todo no Desenvolvimento Gerencial e Especialização em Gestão Pública.