Programação

  • 1 - O SURGIMENTO DO SOCIALISMO

    Neste vídeo encontra-se uma descrição da história do surgimento do pensamento socialista dentro da evolução da passagem do modo de produção agrário da Idade Média para o sistema manufatureiro, e, em seguida, industrial. No entendimento marxista, as mudanças do sistema produtivo, chamado de infra-estrutura, provocaram as mudanças nas super-estruturas ideológicas e políticas, e, com isso, o surgimento do socialismo.

    bot_dl

    • 2 - 100 ANOS DE SOCIALISMO (1848 – 1940)

      Neste vídeo sobre a história do socialismo aprofunda-se a reflexão sobre os caminhos que podem nos levar ao socialismo, tendo como foco a experiência da revolução na Rússia. Fatos e análises provocam um debate básico para a formação política socialista necessária para enfrentar os desafios na construção de nossos ideais.

      bot_dl

      • 3 - SOCIALISMO NO TERCEIRO MUNDO

        Este vídeo apresenta uma descrição crítica das experiências socialistas da União soviética, da China e de Cuba. A partir dessas histórias desafia os socialistas, a pensar e repensar suas visões e práticas políticas.

        bot_dl

        • 4 - A CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA SOCIALISTA NO MUNDO E NO BRASIL

          Neste vídeo são apresentadas, na primeira parte, experiências e caminhos socialistas e social-democratas mundiais e, na segunda, uma rápida síntese dos caminhos do socialismo no Brasil no século XX até 2007.

          bot_dl

          • 5 - INTERNACIONALISMO SOCIALISTA

            Este vídeo apresenta a história dos Internacionais Socialistas mundiais e da Centrais Sindicais mundiais, e , no final as organizações socialistas que foram articuladas na atual fase histórica depois da queda do socialismo soviético.

            bot_dl

            • 6 - O SOCIALISMO NO MUNDO ATUAL

              Gravado em 2007, antes da atual crise econômica mundial, este vídeo apresenta uma ampla análise do processo mundial de transformação que nos precedeu e que estamos vivendo.

              bot_dl