A Serra tem muitos potenciais e vocações. Como potenciais posso citar a possibilidade de retorno e ampliação do turismo nos balneários da cidade e a volta dos grandes eventos esportivos e culturais. Eventos turísticos pela natureza da cidade quase sempre são privados e de alto custo já que requerem segurança como prioridade.
Uma logística que utilizasse o mar através de marinas e um porto de pequeno porte pode atrair navios de turismo, negócios e outros.
A cultura e o folclore da cidade são vocações riquíssimas que podem ser repassadas à população e expostas em museus. Um teatro com um Centro Cultural promoveria a produção artística e pelo seu porte populacional a cidade atrairia grandes espetáculos, grandes nomes da música em shows e peças nacionais e regionais gerando emprego e renda para a população.
Outro potencial é na área dos esportes. O estado clama por um bom time de futebol para acompanhar. Muitos atletas renomados da cidade tem que recorrer aos grandes centros para terem oportunidades e locais para prática e apresentação de esportes. A nossa praia de Jacaraípe por anos foi mostrada nacionalmente na televisão como palco de grandes campeonatos de vôlei e futebol de areia, o que atraia turistas, gerava renda e alegrava a população. A quantidade de jovens no município aumentam a vocação esportiva e cultural, apesar dos altos índices de violência urbana.
Ainda há muito espaço em nosso Centro Industrial para recebimento de indústrias e empresas de grande porte de diversos setores. Temos áreas disponíveis, rodovias, BR 101 e acesso rápido ao complexo portuário do estado.
Apesar das dificuldades políticas enfrentadas a agricultura, que foi a principal atividade econômica da cidade por séculos continua a ser também um potencial de crescimento.
A fartura de mão de obra, a logística e os espaços mencionados acima dão uma vocação progressista muito grande para nossa cidade.