A autonomia dos municípios quanto à administração de seus recursos hídricos e ambientais é muito importante para a definição de políticas ambientais específicas para cada necessidade característica que cada cidade apresenta, ao mesmo tempo transforma-se em mais uma grande responsabilidade para a gestão municipal que passou a ser a responsável única pelos problemas ambientais que ocorrem em todos os municípios brasileiros tanto das áreas rurais quanto das urbanas.
Os principais problemas são a administração e conservação dos recursos naturais e mananciais e a necessidade do aumento das áreas reflorestadas para proteção de nascentes e mananciais ao mesmo tempo que se promove desenvolvimento, que deveria ser realizado de maneira sustentável.
O papel dos conselhos ambientais é de grande importância na gestão do crescimento e fiscalização do uso dos recursos naturais das cidades e devem ser compostos por pessoas sérias no trato com o meio ambiente que é um bem de todos. Pense globalmente e aja localmente.