Fórum Geral Oficial da Aula 8

CIDADANIA - Na verdade a cidadania é algo que precisamos conquistar.

 
Imagem de Elizete Lanzoni Lanzoni Alves
Re: CIDADANIA - Na verdade a cidadania é algo que precisamos conquistar.
por Elizete Lanzoni Lanzoni Alves - terça, 28 nov 2017, 07:54
 

Bom dia Deuselene!


A cidadania, na minha opinião, não é uma "conquista", é um exercício. Minha afirmação tem fundamento no fato de que, atualmente, os brasileiros dispõem de instrumentos jurídicos para tal exercício. A Constituição Federal de 1988, apelidada de "Constituição Cidadã" estabelece uma série de direitos e garantias para a plenitude da cidadania. Todavia, há um elemento essencial nesse contexto que é a "educação política" (estou escrevendo sobre isso para publicação em 2018...).

Quando a política faz parte da vida da pessoa (e aqui não estou me referindo à política partidária, mas, a política aristotélica que evoluiu para a democracia participativa...), há naturalmente, o desenvolvimento para a cidadania.

É o conhecimento, desde a mais tenra idade, dos direitos, deveres, dentre eles a ética, a transparência, a tolerância, a compreensão da importância da participação, a ideia de interesse social como elemento que deve superar os interesses pessoais, dentre outros elementos importantes... Aí teremos o exercício diário da cidadania.


Abraços!