Mensagem enviada por Audizia Godinho

 

Devido ao seu processo histórico, a atual administração pública brasileira ainda convive com traços dos modelos patrimonialista e burocrático. Um ambiente de inovação exige não somente criatividade mas outras condições organizacionais, como, por exemplo, processos gerenciais mais amplos, responsabilidades bem definidas, controles menos rígidos, comunicação mais livre, e oportunidades aos servidores de influenciar as decisões importantes sobre o próprio trabalho. Ou seja, não somente a criatividade por si só, mas práticas de comportamento e atitudes que facilitem a expressão da criatividade e o seu aproveitamento nas inovações.

Toda a instituição pública deve estar conectada com o propósito de servir as pessoas, sempre. Mesmo em atividades meio, que atendam somente clientes internos, toda e qualquer inovação deve olhar para entrega final de serviços.  O distanciamento do propósito de servir pode destruir o significado da inovação, pois os benefícios reais das iniciativas acabam sendo individualizados, para progressão de carreira, ego ou projetos de pesquisa que não atendem as necessidades dos cidadãos e estão distantes de solucionar problemas reais

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 Os ambientes significativos para que a inovação aconteça são fundamentais, mas devem ser criados com cautela:
Todo inovador público almeja um espaço diferente para trabalhar. O gatilho natural é criar um ambiente próprio, mais conhecido como: laboratório de inovação. Porém, antes de construir um Maracanã, aprender a tocar a bola é fundamental. A inovação deve acontecer mesmo sem um laboratório, a instituição deve incorporar em suas rotinas a mentalidade de experimentação que florescem nesse espaços. .

O processo de inovação envolve criação, mas também ruptura com culturas já enraizadas em uma instituição. No setor público, devido a coexistência dos modelos patrimonialista e do burocrático com o gerencial, essa transição pode ser turbulenta e gerar ônus para a organização. Podem surgir práticas organizacionais que visam inibir essa criatividade vista como turbulenta e desorganizada.

 



 

Muitas pessoas estão insatisfeitas com a maneira como as organizações publicas e privadas  lidam com as expectativas da sociedade. O método mais fácil para implementar esta mudança de cultura é a transparência em torno dos   processos, implementação de políticas sobre ética, direitos humanos e meio ambiente e o desenvolvimento de atores sociais como as organizações não-governamentais e outros interessado. Isso resolve conflitos constantes dentro das organizações, o que os administradores acham que deveriam fazer e o que de fato fazem.

 Se por um lado isso passa a ser um desafio, também traz consequências positivas para a Organização crescer e se diferenciar. É importante para administrar estas mudanças que o Gestor esteja por dentro das atividades realizadas dia a dia, bem como estar ciente dos problemas e descontentamento dos colaboradores e do público em geral. Todas as ações devem estar “linkadas”, desde a fase de planejamento até a fase de divulgação.

 Ajudar a inserir estratégias , a visão e a prática, identificar oportunidades e indicadores de sustentabilidade como instrumentos de geração de valor, buscar sinergia entre contabilidade socioambiental e a criação de valores. O desafio é mostrar a sociedade que a Organização merece crédito de opinião pública, apoio dos usuários e aval da sociedade para , inovar e crescer, e assim tornar a organização um modelo para as demais.

Quando os funcionários estão por dentro destas mudanças, nova cultura, novos valores, eles se sentem mais satisfeitos em trabalhar nesta entidade, se sentem parte dela, e muito mais valorizados e importantes , isso reflete nas atitudes do colaborador e consequentemente na otimização dos resultados do seu trabalho

 



 

Uma das competencias do Lider é Influenciar Resultados


 
Sim e entendo que uma das Competencias que o (a) Lider Gestor(a), neste caso da área Pública,deve desenvolver é a capacidade de através das boas praticas, mobilizar as pessoas, para a atuação coletiva. 

A população nao deve ser , tao somente, beneficiária ou expectadora das melhorias e sim participar destas  iniciativas. Para isso deve se desenvolver mecanismos , para que as pessoas se tornem protagonistas tambem. 

Nosso pais está passando no momento  por uma fase de carencia de mobilizaçao .