Fórum Aula 5 - O PAPEL DO MUNICÍPIO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO, URBANO E AMBIENTAL

PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

 
Imagem de Deusilene Leão
PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Deusilene Leão - segunda, 25 set 2017, 20:14
 

Dentre as políticas públicas ambientas, destacam-se as ações de prevenção aos impactos ambientais, sendo parte da preocupação de alguns membros da população, que buscam meios para resolvê-los.  Nessa linha, é interessante a

Com a autonomia dada aos municípios possível tornar-se a criação de atos regulatórios intuitivos a resolução de problemas ambientais locais e consequentemente potencializado que muito podem minimizar o problema de degradação do meio ambiente, isso em âmbito nacional, estendendo ao estadual atingindo o municipal.

Comente à respeito.


Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Samuel Jorge Messias - quarta, 27 set 2017, 23:54
 

É essencial nos dias atuais um comprometimento dos gestores públicos com o desenvolvimento ambiental,proporcionando assim o bem-estar da população e a sua qualidade de vida.

Imagem de Kérima Martins Parreira
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Kérima Martins Parreira - sexta, 29 set 2017, 12:44
 

Sem dúvida Samuel.

E o município tem importante papel com a criação de instrumentos e iniciativas, entre elas, a educação ambiental.

Imagem de Jaque Viana De Mesquita
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Jaque Viana De Mesquita - segunda, 9 out 2017, 16:21
 

A CF/1988, Art.82, parágrafo 1º, assim como o Estatuto da Cidade, Art.40, parágrafo 4º, dão autonomia para o Poder Público Municipal criar o Plano Diretor, para garantir o bem- estar de seus habitantes, através de inúmeras ações com a participação popular, acesso a informações e transparência das tomadas de decisões muitas vezes compartilhadas com a população e a criação de atos regulatórios em prol da resolução de problemas ambientais. 

Imagem de Rosinalda Simoni
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Rosinalda Simoni - segunda, 9 out 2017, 20:20
 

Concordo plenamente Jaqueline, mais  sei por experiência própria enquanto arqueóloga que o meio ambiente por vezes é tratado como objeto de troca, não há na maioria das vezes uma preocupação com as áreas verdes que para alguns pode ser visto como atraso comparado a construção de um empreendimento comercial por exemplo.  Abraço

Imagem de Edilberto Abreu
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Edilberto Abreu - segunda, 9 out 2017, 20:35
 

meio ambiente 

é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

O meio ambiente natural é constituído pelo solo, pela água, pelo ar, pela energia, pela fauna e pela flora.

Todo gestor público ao pensar em desenvolver um plano de crescimento e desenvolvimento é de fundamental importância a preservação do meio ambiente.

Imagem de Silvio Pozzer Pozzer
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Silvio Pozzer Pozzer - terça, 10 out 2017, 12:53
 

Compartilho com todos os colegas o artigo "A função socioambiental da propriedade privada como mecanismo de efetivação de cidades sustentáveis" publicado no Seminário Internacional de Direito, Democracia e Sustentabilidade promovido pela Faculdade Meridional de Passo Fundo/RS.

O material contribuirá para o estudo do presente tópico, visto que as deliberações constantes no artigo tratam do Estatuto da Cidade e do cumprimento do princípio da função social da propriedade.


Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Odmar Péricles Nascimento - sexta, 13 out 2017, 13:49
 

Uma série de providencias legais tem buscado resgatar, resguardar e promover as condições ambientais, no intuito de garantir qualidade de vida e sustentabilidade eco econômicas.

No que nos é pertinente, acompanhamos assessorando projeto que propõe "COMPROMISSO AMBIENTAL; produção hídrica e florestal", para as gestões orientadas pelo PSB/FJM no ES, Por esse compromisso, a partir do diagnóstico técnico, o(s) gestor(es) - em qualquer gênero, devem desenvolver políticas com metas de superação dos gargalos, a fim de cooperar para o aumento sustentável da oferta de água e floresta em sua cidade e região.  

Imagem de Thorstein Ferraz
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Thorstein Ferraz - terça, 10 out 2017, 23:33
 

Fundamental o papel dos municípios, como vimos no decorrer do curso como também vemos no dia a dia em nossas cidades! A autonomia dos municípios é uma das ferramentas que promove a democratização na elaboração das políticas públicas sobre o meio ambiente e assim a sua formulação fica mais rica! 

Imagem de Itamar De Oliveira Junior
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Itamar De Oliveira Junior - sexta, 13 out 2017, 01:49
 

Primeiramente o município deve criar sua Agenda 21, depois criar o sistema Municipal de Meio Ambiente para que depois se implante os programas e leis, como: Código Ambiental Municipal, Plano Municipal de Saneamento, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, buscar aumentar a arrecadação com o ICMS Ecológico, implementar programas como: Coleta Seletiva, Usinas de Triagem e Reciclagem, Composteiras, consorciar ou implantar o Aterro Sanitário, criar o departamento de licenciamento e fiscalização para monitorar o correto uso do meio ambiente. 

Aluizio São José
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Aluizio Cometki São José - sábado, 14 out 2017, 17:47
 

Frente a corrida capitalista instalada em todo o território brasileiro, um dos desafios dos Municípios, em relação à proteção ao meio ambiente está ligado a dificuldade que enfrentam em ajustar uma legislação com sanções específicas para quem descumpre normas de cunho ambiental.

Mesmo havendo a necessidade de desenvolvimento econômico, os municípios precisam se equipar com uma legislação adequada, com previsão dos tipos administrativos e das sanções a serem aplicadas em caso de descumprimento das normas de tutela ambiental, ou que, na inexistência dessas, exista no mínimo, convenio específico, procurando por meio de políticas públicas o equilíbrio entre homem e natureza. 

Com a autonomia dada aos municípios possível tornar-se a criação de atos regulatórios intuitivos a resolução de problemas ambientais locais e consequentemente potencializado que muito podem minimizar o problema de degradação do meio ambiente, isso em âmbito nacional, estendendo ao estadual atingindo o municipal.


Imagem de Jucinete De Alencar
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Jucinete De Alencar - terça, 17 out 2017, 00:19
 

Prezados colegas e Tutora,

A Carta Magna, atribui aos municípios também a responsabilidade pela gestão ambiental, objetivando garantir aos cidadãos um meio ambiente ecologicamente equilibrado e oportunizar uma melhor qualidade de vida à sociedade.

Assim,  cabe ao gestor municipal o desafio de adotar boas práticas de gestão ambiental, alicerçada ações regulatórias que implemente uma legislação, com previsão das infringências e penalidades para os casos de descumprimento; e ainda incentivar a participação da sociedade nas questões ambientais por meios de debates e ações informativas.

Complemento, destacando os instrumentos ao alcance municipal, relacionados ao meio ambiente:

  • Código Municipal do Meio Ambiente,
  • Coleta seletiva de resíduos sólidos e compostagem orgânica,
  • Conferência Municipal sobre Meio Ambiente,
  • Licenciamento ambiental municipal,
  • Plano Ambiental Municipal,
  • Projetos Inovadores,
  • Recuperação e preservação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Até mais.

Imagem de Irineu Cruzeiro Neto
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
por Irineu Cruzeiro Neto - domingo, 12 nov 2017, 23:00
 

A autonomia dos municípios quanto à administração de seus recursos hídricos e ambientais é muito importante para a definição de políticas ambientais específicas para cada necessidade característica que cada cidade apresenta, ao mesmo tempo transforma-se em mais uma grande responsabilidade para a gestão municipal que passou a ser a responsável única pelos problemas ambientais que ocorrem em todos os municípios brasileiros tanto das áreas rurais quanto das urbanas.

Os principais problemas são a administração e conservação dos recursos naturais e mananciais e a necessidade do aumento das áreas reflorestadas para proteção de nascentes e mananciais ao mesmo tempo que se promove desenvolvimento, que deveria ser realizado de maneira sustentável.

O papel dos conselhos ambientais é de grande importância na gestão do crescimento e fiscalização do uso dos recursos naturais das cidades e devem ser compostos por pessoas sérias no trato com o meio ambiente que é um bem de todos. Pense globalmente e aja localmente.