Fórum Aula 5 - O PAPEL DO MUNICÍPIO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO, URBANO E AMBIENTAL

PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

 
Imagem de Deusilene Leão
PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Deusilene Leão - segunda, 25 set 2017, 20:15
 

Os municípios são os responsáveis pelo desenvolvimento local e representam, na esfera pública, importante papel para a promoção do desenvolvimento em uma nação.

Comente à respeito.


Imagem de Samuel Jorge Messias
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Samuel Jorge Messias - quinta, 28 set 2017, 00:02
 

Os gestores públicos precisam assumir o compromisso perante a comunidade para o desenvolvimento econômico alicerçado no desenvolvimento humano-sustenta´vel e com resultados efetivos !

Imagem de Rogéria  Silva  Ferreira Ferreira
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Rogéria Silva Ferreira Ferreira - quinta, 28 set 2017, 16:32
 

E como fazer que gestor cumpra esse compromisso?

Imagem de Carla Monteiro
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Carla Monteiro - quinta, 28 set 2017, 23:00
 

Boa noite, senhora Rogéria Ferreira. 

Tudo na vida é uma questão de postura e opção pelo coletivo, entendendo que tudo que ocorre no público de um modo ou de outro irá afetar o enredo desenvolvido na sala de estar particular. 

Ou seja, inicialmente,  é imprescindível que cada cidadão cumpra seus deveres e exercite o justo direito. Em meio a esse exercício da cidadania, faz-se necessário acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos, por meio dos canais facultados pelo arcabouço jurídico e administrativo. 

Não existe realização sem fiscalização. E a sociedade civil organizada precisa ser informada, ensinada e estimulada a supervisionar. 

Espero que tenha colaborado. 

Saudações fraternas. 

Carla Monteiro, tutora TURMA 5, Cetur/FJM.


Imagem de Rômulo Da Silva Baía Da Silva Baía
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Rômulo Da Silva Baía Da Silva Baía - terça, 3 out 2017, 15:20
 

Muitas gestões irresponsáveis acabam por deixar algumas cidades fincadas no atraso. É papel dos gestores públicos municipais buscarem afinação e parcerias junto aos poderes estadual e federal, a fim de promover o desenvolvimento local. A gestão pública deve pensar na coletividade, no crescimento e organização do município. A velha política, aquela dos "grupos e partidos aliados" às vezes acaba sendo a causa de isolamento político e desarticulação em prol de muitos municípios, impedindo o desenvolvimento como um todo.

Imagem de Jaque Viana De Mesquita
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Jaque Viana De Mesquita - segunda, 9 out 2017, 15:58
 

Os municípios acima de vinte mil habitantes são responsáveis pela elaboração, aprovação, gestão e monitoramento do Plano diretor e prestam papel fundamental a população. 

Imagem de Rosinalda Simoni
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Rosinalda Simoni - segunda, 9 out 2017, 20:16
 

Cara Jaqueline, não vejo o que acrescentar, então grata pela partilha.

Imagem de Edilberto Abreu
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Edilberto Abreu - segunda, 9 out 2017, 20:41
 

O Gestor Público municipal tem a missão de melhorar a auto estimas de seu povo, de gerar renda e oportunidades, emprego, combater as desigualdades, combater a discriminação, melhorar a qualidade de vida da sua gente, promover o aproveitamento sustentável dos recursos naturais, reduzir a pobreza e o analfabetismo e melhorar a saúde de seu povo



Imagem de Silvio Pozzer Pozzer
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Silvio Pozzer Pozzer - terça, 10 out 2017, 12:52
 

Compartilho com todos os colegas o artigo "A função socioambiental da propriedade privada como mecanismo de efetivação de cidades sustentáveis" publicado no Seminário Internacional de Direito, Democracia e Sustentabilidade promovido pela Faculdade Meridional de Passo Fundo/RS.

O material contribuirá para o estudo do presente tópico, visto que as deliberações constantes no artigo tratam do Estatuto da Cidade e do cumprimento do princípio da função social da propriedade.


Imagem de Thorstein Ferraz
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Thorstein Ferraz - terça, 10 out 2017, 23:37
 

O Brasil é o único país no mundo organizado de maneira que possuímos poder legislativo municipal, importante papel assentado em nossa Constituição Federal, por óbvio que os representantes do povo na Constituinte da década de 80 realizaram desta maneira a organização administrativa para que nossa democracia fosse reforçada em cada localidade e os cidadãos pudessem participar da organização de suas demandas e soluções para as demandas. 

Imagem de Itamar De Oliveira Junior
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Itamar De Oliveira Junior - sexta, 13 out 2017, 01:45
 

Município tem que buscar parcerias, criar distritos industriais, explorar o potencial que a região possui, para assim fomentar o desenvolvimento econômico, criar nichos como: turismo, cultura, indústria, etc. Buscar parcerias com Sebrae, Sistema S para capacitação, com agências de Fomento como em Goiás o Banco do Povo e a Goiás Fomento, além do FCO no Banco do Brasil para que os empresários possam investir na melhoria do negócio e assim gerar emprego e renda na região.

Aluizio São José
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Aluizio Cometki São José - sábado, 14 out 2017, 18:56
 

Dentre as atividades da Gestão Municipal, uma delas é tentar promover o desenvolvimento local, talvez a mais difícil para a grande parte dos prefeitos e prefeitas desse país.Mas penso que desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social não o é! Daí o maior entrave. É certo que fomentar a criação de pequenas e medias empresas é importante, mas mais importante ainda é ter condições plenas de ditar o desenvolvimento local com condições para tanto, e fazendo ele refletir sobre todas a sociedade de forma positiva, e pra isso acontecer, a revisão do modelo federativo é questão que se impõe! reforma do pacto federativo já!

Imagem de José Carlos Da Silva
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por José Carlos Da Silva - domingo, 15 out 2017, 16:18
 

Os municípios são a base local para o desenvolvimento econômico. A definição, estruturação, viabilidade e acompanhamento das políticas públicas municipais são fundamentais para o efetivo resultado econômico e seus impactos nas demais políticas públicas municipais, assim como na sobrevivência e melhoria na qualidade de vida dos habitantes locais. Estimular a economia é necessário para possibilitar mais empregos, melhoria nas rendas, reduzir o índice de pobreza, agindo de modo que valorize e respeite os recursos naturais, a sustentabilidade e a redução das desigualdades sociais.

Imagem de Jane Freitas Dos Santos
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
por Jane Freitas Dos Santos - domingo, 15 out 2017, 20:09
 

Levar em consideração o papel do gestor e da produção local são princípios básicos, assim como estabelecer metas e estratégias para expansão econômica, social, urbana, rural e ambiental da cidade.