Fórum Aula 5 - O PAPEL DO MUNICÍPIO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO, URBANO E AMBIENTAL

PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 
Imagem de Deusilene Leão
PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Deusilene Leão - segunda, 25 set 2017, 20:15
 

A gestão da Política de Assistência Social pode ser para os Municípios um instrumento fundamental ao atendimento das demandas sociais da população. Mas a Assistência social é um grande desafio por ser uma política que atende a demandas multisetoriais.

Comente à respeito.


Imagem de Fredson Cosme Andrade De Souza Andrade De Souza
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Fredson Cosme Andrade De Souza Andrade De Souza - sábado, 30 set 2017, 13:52
 

Através dos exemplos mencionados, encontramos forças para agir no âmbito social mesmo diante de tantos desafios...

Imagem de Eliane Silva de Oliveira
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Eliane Silva de Oliveira - domingo, 8 out 2017, 18:46
 

Assistência Social não é ASSISTENCIALISMO!!

Diante do texto disponibilizado acrescento

6.1.2 MARCO LEGAL - RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015; onde caracteriza os usuários , seus direitos e sua participação na Política Pública de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, e revoga a Resolução nº 24, de 16 de fevereiro de 2006.

Uma grande conquista dos Movimentos Sociais e da Classe Trabalhadora!!


Imagem de Odmar Péricles Nascimento
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Odmar Péricles Nascimento - sexta, 13 out 2017, 11:06
 

A complexa atenção às demandas sociais. Nessa mistura das doutrinas capitalista X socialista, cabe ao mercado e por meio de trocas pecuniárias e individuais, produzir e fornecer os bens para consumo e satisfação das necessidades e desejos.

E cabe ao setor público, em troca da receita tributária e coletiva, assistir, acompanhar e levar a superação toda sorte das agruras sociais.

Na esteira das obrigações constitucionais, desde 1988, os municípios devem oferecer serviços de acolhimento social. E num país com desiquilíbrios sociais abissais e cidades com extensas periferias abrigando contingentes desassistidos; é o serviço público municipal principal, senão único, acesso a assistência.

A questão envolve capacidade, quantidade e qualidade de atendimento, assim como resolutividade para as demandas. E tendo (tendo que ter) noutra ponta, financiamento e sustentabilidade par ofertar os serviços.

    

Imagem de Rogéria  Silva  Ferreira Ferreira
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Rogéria Silva Ferreira Ferreira - segunda, 2 out 2017, 14:13
 

Se o município tem papel de promover assistência social, porque muitos não cumpri seu papel e precisa das manifestações do movimentos sociais? 


Imagem de Carla Monteiro
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Carla Monteiro - quinta, 5 out 2017, 22:14
 

Rogéria Ferreira, boa noite. 

Se eu entendi, você questiona a permissividade do gestor municipal em permitir o esgarçamento das relações entre a instituição pública e a sociedade, promovido pela pressão do movimento social, para efetivamente garantir direitos cidadãos à população. 

É importante salientar que os movimentos sociais são a expressão de como os interesses e os valores da cidadania se organizam, para defender e promover, no âmbito das relações de classes, tanto a mudança como a manutenção da ordem vigente. 

Por outro lado, a grande maioria dos gestores públicos não entendem a promoção social como um direito cidadão, mas uma ferramente de tutela da cidadania, que gera o assistencialismo. Alem desses limites, o investimento no social é entendido como um gasto e não uma aplicação na melhoria da vida de pessoas. 

Os governos socialistas têm foco no social. A partir dessa estrutura se é organizado o governo. A grande maioria dos governos, porém, tem foco no capital. São os chamados governos financistas ou desenvolvimentistas. O social só se torna pauta ou política pública em se tendo mobilização dos movimentos sociais. 

Espero ter auxiliado o debate. 

Saudações socialistas. 

Carla Monteiro, tutora da TURMA 5, Equipe Cetur/FJM.

Imagem de Edinaldo Puridade Da Mata
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Edinaldo Puridade Da Mata - terça, 3 out 2017, 16:56
 

A diversidade dos problemas sociais, bem como a forma como nas muitas vezes os altos cargos de gestão das políticas de assistência social são distribuidos, sem levar em consideração a capacidade técnica e até o desconhecimento sobre a própria política deve funcionar.

Sou assistente social por formação, especialista em gestão publica municipal e a assistencia social é a menina dos meus olhos. Ela associada à Educação são as principais políticas responsáveis por corrigir os problemas sociais que vem se arrastando por gerações e preparar um amanha melhor.

Os pequenos municípios precisam profissionalizar as suas gestões, principalmente no que diz respeito as políticas públicas que atendem diretamente a população.

Outro fator importante para o fortalecimento das políticas é o funcionamento autônomo e capacitado dos conselhos de políticas publicas, que devem colaborar no planejamento das ações e fiscaliza a execução dos serviços/atividades.

Imagem de Felipe Gonçalves Da Silva
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Felipe Gonçalves Da Silva - terça, 3 out 2017, 22:56
 

Por isso é necessária a estruturação de uma forte rede de serviços orientada pela gestão municipal. Nesse sentido, a liderança do gestor socialista é fundamental para o bom desenvolvimento social.


Imagem de Jaque Viana De Mesquita
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Jaque Viana De Mesquita - domingo, 8 out 2017, 12:17
 

Acho interessante criar um serviço para informar as mais diversas ações, projetos e programas, disponibilizadas na área sociassistencial, dar todo o suporte técnico para a execução viabilizando cada trabalho com o objetivo de promover o crescimento social e humano da população de forma que Estado e municípios possam trabalhar conjuntamente e superar desafios existentes.

Imagem de Edilberto Abreu
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Edilberto Abreu - segunda, 9 out 2017, 21:00
 

A responsabilidade do gestor público municipal é de desenvolver uma gestão por resultados, formando e capacitando todos os atores que compõe a administração pública, fazendo parcerias com as empresas privadas.

O gestor tem que exercer a governança de tal forma que suas ações sejam sustentáveis.

 Os municípios devem trabalhar a questão da gestão e da proteção social através da implantação de uma Política de Assistência Social.

A gestão da Política de Assistência Social pode ser para os Municípios um instrumento fundamental ao atendimento das demandas sociais da população. Mas a Assistência Social é um grande desafio por ser uma política que atende a demandas multisetoriais.

Imagem de Silvio Pozzer Pozzer
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Silvio Pozzer Pozzer - terça, 10 out 2017, 12:54
 

Compartilho com todos os colegas o artigo "A função socioambiental da propriedade privada como mecanismo de efetivação de cidades sustentáveis" publicado no Seminário Internacional de Direito, Democracia e Sustentabilidade promovido pela Faculdade Meridional de Passo Fundo/RS.

O material contribuirá para o estudo do presente tópico, visto que as deliberações constantes no artigo tratam do Estatuto da Cidade e do cumprimento do princípio da função social da propriedade.


Imagem de Thorstein Ferraz
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Thorstein Ferraz - terça, 10 out 2017, 23:28
 

Boa noite, como o enunciado já traduz a complexidade da multisetorialidade é um dos fatores que mais dificultam um bom planejamento e execução de políticas públicas de assistência social. Porém ao mesmo tempo que é complexo e difícil é que os resulta podem ser maravilhosos, em virtude do diálogo que deve existir no trato da questão. 

Imagem de Itamar De Oliveira Junior
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Itamar De Oliveira Junior - sexta, 13 out 2017, 01:51
 

Por isso defendo que a política deva ser de "Desenvolvimento" e não "Assistência" Social, para que o município de fato crie condições para melhorar a vida das pessoas, porém, as pessoas contempladas com os programas sociais devem ter metas a serem seguidas e cumpridas para que saíam dessa condição de vulnerabilidade social, para que seja uma situação de momento e não de uma vida inteira.

Aluizio São José
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Aluizio Cometki São José - sábado, 14 out 2017, 18:33
 

Assistência social é, sem dúvida, um desafio, pois se trata de uma política que atende a demandas multisetoriais, e compreender sua legislação é fundamental para sua execução.

A gama de serviços e programas ofertados pela assistência social alcança as mais variadas realidades , seja ela a moradia precária, a falta de saneamento básico, pouco acesso a serviços de saúde, baixa renda etc.

Todas demandas relacionadas a outras políticas públicas, mas que podem ser trabalhadas de forma conjunta. O trabalho em rede só se concretiza quando todos os atores conhecem seus instrumentos, campos de atuação e demanda, mas sobretudo quando há força de vontade.

A questão da multisetoriedade na Assistencia Social pauta-se em algumas referências conceituais, quais sejam, 1. As diversas dimensões do ser humano repercutem em várias necessidades e demandas cotidianas, o que quer dizer que nenhuma política, serviço ou órgão por si só atende a diversidade de necessidades do indivíduo e da família; 2. As situações de vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais são multidimensionais, envolvem vários fatores; 3. A integralidade da proteção social da assistência social pressupõe a integração dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais; 4. A proteção integral dos indivíduos e das famílias requer a integração e a articulação da rede SUAS com as demais políticas públicas e órgãos setoriais; Essas referências pressupõem diálogo constante do Serviço com os demais no interior do SUAS e com os órgãos e serviços de outras políticas públicas no território. Esse diálogo pode ser mais fluido e orientado pela pactuação de fluxos, pois eles provocam um movimento constante de informações, ideias e energias.

Destaca-se ainda, a questão da intersetoriadade do serviço da assistencia social, muito importante para o atendimento dos usuários. Ela pressupõe a possibilidade de uma família ou indivíduo ser atendido, em comum, por vários serviços e ações da rede socioassistencial. Trata-se de um desafio comum à proteção dos seus direitos e ao atendimento a suas demandas, na perspectiva da integralidade. Essa lógica intrasetorial precisa repercutir na gestão e na condução dos processos de trabalho do Serviço e no interior das unidades de referência e demais serviços e ações socioassistenciais.]

Daí porque podemos afirmar qual tal politica pública é um grande desafio na gestão publica.

Imagem de Jane Freitas Dos Santos
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Jane Freitas Dos Santos - domingo, 15 out 2017, 20:13
 

Os desafios sempre existiram e irão existir, e como Waldez Ludwig diz: é necessário reinventar, tendo como exemplo o circo convencional e a criação do circo de soleil, e o problema que mais enfrentamos no Brasil, é pegar algo que não está bom e dar uma melhorada, enquanto deveria reinventar ou buscar uma solução real.

Imagem de Alex Da Silva Tolari
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Alex Da Silva Tolari - quarta, 25 out 2017, 19:45
 

A área social, é um setor onde há grande demanda dentro da Administração Municipal. Na minha cidade, o IDH (índice de desenvolvimento humano) está em penúltimo lugar no Estado. Diante dessa realidade, muitas famílias vivem na extrema pobreza. Por isso a Secretaria de Assistência Social é muito acionada. Gostaria que houvesse políticas públicas realmente eficazes, pois essas famílias não precisam apenas de doações. Elas precisam ser encaminhadas e acompanhadas por psicólogos, por profissionais da saúde, da educação, precisam de empregos, para isso precisam de cursos de capacitação e especialização. Então esse assunto é mais amplo do que parece e muito mais complexo. Será que tem algum município onde a Área Social realmente funcione?

Imagem de Irineu Cruzeiro Neto
Re: PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
por Irineu Cruzeiro Neto - domingo, 12 nov 2017, 22:28
 

No caso do município onde vivo, Serra-ES, maior cidade do estado formada por dezenas de bolsões de pobreza e miséria - a área social é a que mais demanda dos serviços públicos e os maiores problemas enfrentados são exatamente a gestão dos serviços e a demanda financeira dos mesmos que pelo alto custo deixam pouco recurso para ser aplicado em obras e outros investimentos. 

O ideal são políticas públicas sociais que se complementem levando a pessoa beneficiada da pobreza e necessidade a uma situação de bem estar financeiro permanente - que pode ser alcançada através de formação educacional e profissional com cursos de qualidade e empregabilidade que garantam pelo menos o salário mínimo. 

Na última conferencia municipal do SUAS que compareci fiquei estarrecido ao saber que de todas as solicitações da conferência anterior (2 anos atrás), nenhuma das solicitações  havia sido atendida.