Programação

  • 1 - A identidade Nacional

    Neste vídeo, por meio de uma síntese de quatro autores fundamentais – Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr. – que analisaram a formação antropológica, econômica, política e cultural do Brasil, pode-se aprofundar o conhecimento de nossa identidades, ou nossas identidades.

    bot_dl

    • 2 – O Estado e suas Instituições

      As contínuas e constante reformas do Estado, no  mundo inteiro e no Brasil, correspondem às necessidades das mudanças econômicos, políticas e culturais de nossa época. Este estudo coloca, do ponto de vista histórico, o passado, o presente e os desafios das reformas políticas do Estado.

      bot_dl

      • 3 – Ética e História do Brasil

        O vídeo reconstrói a história do Brasil procurando evidenciar os valores que prevaleceram em suas diferentes fases, a partir de sua colonização. Houve uma evolução, acompanhando a evolução do mundo em geral, chegando a construir uma REPÚBLICA, a partir de 1889, sistema político no qual convivemos hoje. É esta história que desafia a entender os processos que estamos vivenciando para conquistar mudanças de valores éticos.

        bot_dl

        • 4– Desenvolvimento capitalista no Brasil

          Esta reconstrução histórica da evolução econômica do Brasil analisa as várias fases: a colonização, a fase da cafeicultura e o início da industrialização,  a era Vargas e de Juscelino Kubitchek, a ditadura militar e as duas últimas décadas do século XX. Desta forma abre a reflexão sobre qual o projeto econômico do Brasil hoje e para o futuro.

          bot_dl

          • 5 – Os desafios do desenvolvimento brasileiro

            Este vídeo apresenta, por meio do histórico do processo de desenvolvimento brasileiro do último século, até 2007, elementos fundamentais para discutir um projeto nacional de um outro desenvolvimento possível.

            bot_dl

            • 6- Colonialismo e Neocolonialismo

              A história do colonialismo no Brasil que se perpetua nos nossos dias.

              bot_dl

              • 7 - A Crise Econômica Internacional e a Economia do Brasil

                A crise econômica mundial de 2008 e suas repercussões no Brasil

                bot_dl

                • 08 - Políticas desenvolvimentistas

                  Um novo conceito de desenvolvimento, um desafio para o Brasil.

                  bot_dl